Livro: "Os Mistérios de Enola Holmes (Livro 6): O Caso do Adeus Cigano" por Nancy Springer

Título: Os Mistérios de Enola Holmes (Livro 6): O Caso do Adeus Cigano

Título Original: The Case Of Gypsy Goodbye: an Enola Holmes Mystery


Autora: Nancy Springer

Tradução: Paulo Ferro Jr.

ISBN: 978.85.7679.500-1

Ano: 2012

Editora: Novo Século

Gênero: Aventura, Ficção, Policial ou Investigação


Informações adicionais:
Número de páginas: 176
Tipo de diagramação: simples, os abres dos capítulos possuem arabescos trabalhados
Cor das páginas: amareladas
Fonte: agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Capa: dura, brilhante, sem orelhas laterais, com parte interna em azul escuro


Sinopse: 
Enola descobre que a Duquesa Blanchefleur desapareceu. Durante sua ininterrupta procura, se depara com uma cigana que possui um colar muito conhecido. Enquanto isso, Sherlock é chamado até a mansão para averiguar um pacote misterioso. E Mycroft zela pela integridade moral da família Holmes. Em encontros e desencontros Sherlock e Enola e até mesmo Mycroft continuam se trombando em Londres buscando as mesmas informações: o paradeiro de Eudoria Holmes, a mãe desaparecida há um ano. Enola terá desafios: desvencilhar-se de seu destino; esconder-se de seus irmãos inteligentes; encontrar a Duquesa e lidar com sentimentos desafiadores.

Curiosidades e informações:


A autora Nancy Springer baseia sua obra no detetive criado por Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes, e usa de personagens criados pelo autor para dar vida a sua própria personagem nesta coleção de 6 livros.

Eu gostei bastante da coleção, mesmo que não tenha reconhecido no Mycroft dela o que eu tive em mente ao ler os contos originais onde ele apareceu. Porém, convenhamos, não há muito o que se usar de factual nas atitudes do "mais inteligente dos irmãos Holmes" e coube mesmo um improviso por parte dela.

Os livros, mesmo sendo infanto juvenis, são tão envolventes que você passa pela leitura de todos sem perceber. Aliás, quando se acaba um, obrigatoriamente somos levados a ler o seguinte, algo maravilhoso e empolgante quando se trata de sagas de livros. (Eu eu só explico que demorei tanto para fazer a resenha desses últimos porque os emprestei assim que terminei a leitura para uma amiga de outra cidade, então estou fazendo esta resenha agora, mas ainda estou sem ele em mãos, então perdoem se faltar algum detalhe a mais, ok?)

Sem contar que os livros trazem curiosidades pontuais interessantes e que são verídicas, o que ajuda a aprender um pouco mais ao ler. Por exemplo, as explicações dos significados das flores, o que, para as mulheres é bacana, mas para os homens é bem útil para não dar aquela flor com significado errado pra paquera ou pra mãe, sabe? E você vai aprender isso em um livro de mistério, então nem tem como ser "zoado" pelos amigos.

Porém, uma coisa triste eu tenho que contar, faltou um certo cuidado da editora na hora de trabalhar a obra, já que os 3 primeiros livros só saíram em capa simples e os 3 últimos apenas em capa dura, o que visualmente não é bacana para quem quer fazer a coleção, não acham?


Outro ponto que me deixou chateada foi a falta de revisão no texto, já que o tradutor era um moço e constantemente Enola responde como um rapaz ("obrigado", "agradecido" e por aí vai), o que não é bacana para a faixa de idade no qual ele é destinado, afinal faz com que as meninas em fase de vestibular acabem naturalizando um erro que tira muitos pontos na hora da redação.


Nota:


Diagramação:

Como os dois anteriores, mas diferente dos três primeiros, este aqui possui capa dura, mas no momento eu vou ficar devendo as fotos por eles estarem emprestados (desculpe). Os capítulos tem uma marca mais elaborada nos abres, o que ajuda bastante na localização. Internamente, ele tem a diagramação igual aos livros anteriores, que já comentei anteriormente e fotografei aqui, mas na capa mesmo há a diferença para a capa dura.

Salvo os errinhos de digitação ou de concordância, a coleção é fabulosa e acho uma pena só ter descoberto ela tanto tempo após o lançamento. Porém recomendo a leitura para presentear crianças ou jovem adolescentes, que não gostam muito de ler, pois certamente vão acabar fisgados pela trama e ão perceber o como é legal sim a leitura.

Todos livros começam no ápice da história, tendo o primeiro capítulo sempre voltado ao acontecimento mais marcante dele e posteriormente recuando no tempo para explicar como Enola foi parar ali. Um recurso narrativo bem bacana e que ajuda ainda mais a criar aquela curiosidade.


Resenhas:

E chegamos ao livro final desta coleção. Mas vou começar com o meu momento confissão: embora eu quisesse muito saber o que aconteceu com a senhora Holmes, eu não queria que a série acabasse. Esse livro é maravilhoso, fecha a série com chave de ouro, mas deixa uma saudade tão grande depois....

Enola deixou a senhora Tupper aos cuidados da antiga Dama da Lamparina. Ela sabia que o melhor para aquela senhora, tão sozinha e vivendo com tão pouco e sem mais ninguém no mundo, seria mesmo viver com aquela mulher que lhe era tão grata. Havia uma certa cumplicidade entre ambas, já que foi por conta da ex enfermeira que a senhora Tupper passou por maus lençóis no número anterior.

Mas viver longe daquela senhorinha não era bem a coisa mais fácil para Enola. Já que ela se acostumou tanto a mulher e a tinha como uma figura "materna" na ausência tão sentida que ela sofre de sua própria mãe. Então, convenhamos, quando o sentimento fala mais alto, não é difícil esquecer um pouquinho da razão e acabar sempre visitando-a, certo?

Sherlock, aliás, nesse número tenta contato com Enola, inclusive encontrando-a em um de seus disfarces e chamando-a de "irmã" sem saber que ela não era apenas uma freira, mas a própria carne de sua carne. Quem diria, não?

Aliás, a insistência em ver a caçula prevalece, já que Sherlock tem mesmo que falar com ela, após ser avisado pelo casal de funcionários da fazenda de que um estranho pacote foi entregue a eles. Ao chegar em sua antiga casa de infância, as características externas do pacote lhe chamam muito a atenção, claro, mas ele não se vê no direito de abrir algo endereçado a sua irmã, então precisa mesmo vê-la de todas as formas.

Esse pacote, aliás, é o portador do destino da senhora Holmes. Em seu interior há uma carta escrita por ela própria, contando a filha o que ela fez de sua vida longe dela e os motivos que a levaram a tomar tal atitude. Vemos aqui o que já imaginávamos, após a morte do senhor Holmes, a casa passou a ser administrada por Mycroft, mesmo a distância. Ela não possuía autonomia em sua própria casa, já que neste século a mulher era vista como incapaz e com necessidade de ser tutelada. Mas ela não queria isso para sua vida e armou todo um plano que a permitiu sua fuga para viver, mesmo que apenas um ano, em liberdade.

É bem tocante a forma como vemos os relacionamentos se desenvolverem aqui. Digamos que os homens da família acabam levando um belo tapa em luva de pelica sobre o como suas atitudes prejudicaram a própria mãe. Aliás, vemos durante a coleção o como eles parecem irritados com ela, nem mesmo parecem se importar com o sumiço e sim com a "imagem da família". Com essa carta, nós vemos que a percepção sobre o como eles tem agido vai mudar e pesar bastante em suas consciências.

Enfim pega pelos irmãos após solucionar mais um caso, será que Enola conseguiu mostrar a eles o que realmente quer? Ou o desejo deles vai passar a ser soberano, mesmo após perceberem que de certa forma destruíram a vida da mãe deles calando-a por tano tempo e negando-a sua liberdade.



Outros livros da coleção:
Livro 1: O Caso do Marquês Desaparecido
Livro 2: O Caso da Senhorita Canhota
Livro 3: O Caso dos Buquês Bizarros
Livro 4: O Caso do Estranho Leque Rosa
Livro 5: O Caso da Crinolina Misteriosa
- Livro 6: O Caso do Adeus Cigano



Comentários