Livro: "Jurema das Matas" por Mônica de Castro, pelo espírito Leonel

Título: Jurema das Matas

Autora: Mônica de Castro, pelo espírito Leonel

ISBN: 978.85.7722.183-7
Ano: 2019
Editora: Vida e Consciência

Gênero: Romance, reencarnação, Umbanda
Número de páginas: 368
Tipo de diagramação: abres com um desenho que remete a determinadas encarnações com numeração escrita dos capítulos
Cor das páginas: brancas
Fonte: sem serifa, agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Capa: brochura fosco, com orelhas laterais


Sinopse: 
A escritora espiritualista Mônica de Castro, autora de inúmeros best-sellers, lança agora seu 15º romance pela Editora vida & Consciência, em que resgata a história de uma das mais importantes entidades da Umbanda, a cabocla Jurema, responsável por transmitir coragem e energia a quem necessita. Em 'Jurema das Matas', Mônica de Castro narra as quatro encarnações que a precedem, mostrando o quanto a simplicidade e a franqueza são fundamentais para que as pessoas não se iludam com falsos valores de conquista e de poder. Da trajetória sangrenta e sofrida, surge uma criatura dócil e infinitamente sábia, disposta a compensar seus desequilíbrios com o auxílio desinteressado aos irmãos de caminhada que formam a família humana.



 Nota:




Resenha:

Livro da autora Mônica de Castro, pelo espírito Leonel, é o segundo livro de leio da parceria psicográfica. Confesso que não gostei muito do primeiro, mas que deste aqui sim.É uma daquelas obras que você pega e fica muito curiosa para ver onde vai dar, já que a proposta são 4 encarnações de um certo grupo de pessoas e de que forma se dá a evolução espiritual de cada um deles.

Aliás, uma das coisas mais legais é que uma determinada personagem nasce como homem em uma encarnação e posteriormente apenas como mulher nas demais e no pós vida ainda continua a ser um espírito com aparência astral feminina, sem nenhum problema e totalmente a vontade consigo mesma.

A trama começa da Espanha antes de 1500, onde Alejandro, um homem ambicioso e que decide se juntar aos exploradores das "novas Terras" em busca de riquezas e escravos onde viria a ser conhecida como Cuba nos dias atuais casa-se com Rosa, em um casamento arranjado pelo pai da moça com "qualquer um" para impedir que ela fique com um homem pobre que ama de fato.

Ele pede a seu amigo, Lúcio, que tome conta de sua mulher enquanto estiver "atrás de seu ouro e seus escravos no Novo Mundo" e este lhe pede que "cuide de seu sobrinho" que irá acompanhá-lo. Porém, durante esta viagem muita coisa acontece e situações se mostram bem diferentes do que pareciam no começo.

Na segunda encarnação, Aráceli é uma cabocla que foi criada por Padre Gastão após o falecimento de seus pais. Embora ele "soubesse" que seria bom que a menina vivesse com os índios, eles não conseguia se separar dela e a criou como filha, tendo por ela um enorme carinho de pai.

É quando um homem muito rico chega na região após comprar uma grande porção de terras que a situação sai dos eixos na vidada cabloca. Ele quer alguém para cuidar de seu filho, tipo uma "ama seca", mas acaba se encantando com a moça e embora o padre não aprove, ele consegue fazer com que ela vá trabalhar para si. Encantada com a possibilidade de poder trabalhar, ela não consegue ver o perigo ao qual aceita se submeter voluntariamente.

Na terceira vida, entre os negros escravizados em uma fazenda, vemos o como Maria, uma menina negra de bom coração e que não consegue assistir sua sinhá se enforcar sem fazer nada, é julgada pela esposa de Sebastião, negro que estava vendo a situação acontecer, não se moveu e queria esperar a sinhá morrer e por isso acaba sendo castigado. Revoltada com cruel fim de seu marido, a mulher revolta-se com a pessoa errada e de tamanha forma que acaba espalhando o mal e mentiras a toda parte.

Na última vida, que acontece por volta de 1909, vemos o como essas almas se reencontram para tentar arrumar suas pendências trabalhando agora para a religião de Umbanda, que nesse momento, estava nascendo através da figura de Zélio Fernandino de Moraes.

O legal do livro é que há fatos históricos reais e pessoas reais que encontram os personagens em determinados momentos e toda a trama foi trabalhada de forma a acontecimentos de vidas anteriores refletirem nas atuais, mas ainda assim eles poderem mudar seu caminho através de atitudes e aceitações de seus erros.

Comentários