Livro: "Agatha Christie - Mistérios dos Anos 30" de Agatha Christie (Parte 2 de 4): "O Mistério Sittaford"

Título: Agatha Christie - Mistérios dos Anos 30
 - O mistério de Sittaford/O mistério Sittaford
 - Por que não pediram a Evans?
 - É Fácil Matar
Título Original: Agatha Christie - 1930s Omnibus
- Sittaford Mistery
- Why didn't they ask Evans?
- And then there were none
- Murder is easy

Autora: Agatha Christie
Tradutores: Carlos André Moreira (O mistério Sittaford) e Rodrigo Breunig ("Por que não pediram a Evans?" e "É fácil matar")

Editora: L&PM Editores
Ano de publicação: 2015
ISBN: 978.85.254.3231-5
Gênero: Investigação, Crime, Romance Policial, Ficção

Informações adicionais:
Número de páginas: 552
Tipo de diagramação: simples, letras com serifas, títulos de capítulos em detalhes simples. Capítulos seguintes começam na mesma página em que o outro termina, salvo espaços muito pequenos.
Cor das páginas: brancas
Fonte: agradável para a leitura e tamanho satisfatório


AVISO:

Antes de começar, deixe-me avisar que essa resenha será parcelada em 4 partes (e provavelmente o restante dos livros desta coleção também vão ser assim).

A primeira parte é destinada a curiosidades sobre a coleção e o livro em si, enquanto as demais usarei para mostrar as resenhas de cada um dos romances policiais presentes na obra. Certinho?

Esta é a segunda parte e será destinada à primeira estória: "O Mistério Sittaford". Se quiser ver informações sobre a diagramação deste livro ou curiosidades relativas a ele, clique aqui.


O Mistério Sittaford:


Nota:


Resenha:

O capitão Joseph Trevelyan não queria morar na cidade, é por isso que ele criou seu próprio recanto há alguns quilômetros de Exhampton (em alguns momentos dizem 10 e em outros 8, mas vamos deixar isso de lado) e deu a ele o nome de Sittaford.

A mansão de Sittaford é a maior construção do local, mas ele construiu chalés menores que vendeu a algumas pessoas ao longo dos anos. Alguns amigos, outros não tão conhecidos, mas todos eles acabam de alguma forma mantendo um contato com o capitão.

Avarento, Trevelyan recebe a proposta de uma imobiliária para alugar sua casa no inverno. Como a proposta soou tentadora, o capitão alugou-a e mudou para a cidade de Exhampton provisoriamente. mas embora tenha deixado a mansão mobilhada para as inquilinas, ele fez questão de levar tudo o que considerasse de valor (seus troféus, por exemplo).

As novas moradoras da casa fazem de tudo para se enturmar e frequentemente fazem chás e convidam aos vizinhos para acompanhá-las. É em uma dessas ocasiões em que os mais jovens acabam sugerindo que "um jogo" seja feito o das mesas girantes (o que vem a ser uma coisa que surgiu com o espiritismo naquela época, mas hoje a própria religião abomina).

E eis que "o fantasma" a se comunicar avisa que o capitão Trevelyan está morto, para um mau estar geral. E embora a maioria deles tente deixar esse assunto de lado e fingir normalidade, mas um deles decide descer a cidade para tirar a história a limpo.

E assim ficamos sabendo que realmente Trevelyan morreu e todas as pistas levam a crer que um sobrinho dele, James Pearson, um rapaz com grandes problemas financeiros está envolvido. Mas, ele não é o único, já que Evans, o mordomo,pode ser o culpado, ou mesmo os outros parentes do capitão que se beneficiariam com seu testamento (e todos já chegaram a lhe pedir dinheiro emprestado e isso os foi negado em algum momento).

Mas, falando em "fantasmas", será que as pessoas que estavam na casa não armaram tudo? Será que há algo não esclarecido no ar e esse jogo "inocente" não foi uma baboseira premeditada e totalmente armada?

Mesmo que o inspetor Narracott tenha prendido James, o próprio não tem certeza de que o rapaz seja mesmo o culpado. Ainda mais com a noiva de James, Emily Trefusi investigando tudo por aí com a ajuda do jornalista Charles Enderby (um rapaz brilhante e com uma sorte para tropeçar em notícias que chega a ser até suspeito, sabe?).


Outros links desta obra:
Livro: "Agatha Christie - Mistérios dos Anos 30" de Agatha Christie (Parte 1 de 4)
- Livro: "Agatha Christie - Mistérios dos Anos 30" de Agatha Christie (Parte 2 de 4): "O Mistério Sittaford"
Livro: "Agatha Christie - Mistérios dos Anos 30" de Agatha Christie (Parte 3 de 4): "Por Que Não Pediram a Evans?"
Livro: "Agatha Christie - Mistérios dos Anos 30" de Agatha Christie (Parte 4 de 4): "É Fácil Matar"


Comentários