Livro: "Agatha Christie - Mistérios dos Anos 30" de Agatha Christie (Parte 3 de 4): "Por Que Não Pediram a Evans?"

Título: Agatha Christie - Mistérios dos Anos 30
 - O mistério de Sittaford/O mistério Sittaford
 - Por que não pediram a Evans?
 - É Fácil Matar
Título Original: Agatha Christie - 1930s Omnibus
- Sittaford Mistery
- Why didn't they ask Evans?
- And then there were none
- Murder is easy

Autora: Agatha Christie
Tradutores: Carlos André Moreira (O mistério Sittaford) e Rodrigo Breunig ("Por que não pediram a Evans?" e "É fácil matar")

Editora: L&PM Editores
Ano de publicação: 2015
ISBN: 978.85.254.3231-5
Gênero: Investigação, Crime, Romance Policial, Ficção

Informações adicionais:
Número de páginas: 552
Tipo de diagramação: simples, letras com serifas, títulos de capítulos em detalhes simples. Capítulos seguintes começam na mesma página em que o outro termina, salvo espaços muito pequenos.
Cor das páginas: brancas
Fonte: agradável para a leitura e tamanho satisfatório


AVISO:

Antes de começar, deixe-me avisar que essa resenha será parcelada em 4 partes (e provavelmente o restante dos livros desta coleção também vão ser assim).

A primeira parte é destinada a curiosidades sobre a coleção e o livro em si, enquanto as demais usarei para mostrar as resenhas de cada um dos romances policiais presentes na obra. Certinho?

Esta é a terceira parte e será destinada à primeira estória: "Por Que Não Pediram a Evans?". Se quiser ver informações sobre a diagramação deste livro ou curiosidades relativas a ele, clique aqui, se quiser ler sobre "O Mistério Sittaford" clique aqui.


Por Que Não Pediram A Evans?:


Nota:


Resenha:

Bobby Jones é um dos filhos do vigário de Marchbolt. Ele é um bom rapaz, mas a sorte não costuma sorrir para ele. Atualmente desempregado, ele tem que fazer as vontades do pai e ouvir calado suas repreensões.

No começo da trama, Bobby está jogando golfe com um senhor, o médico da cidade, quando ouve o grito de alguém e após um tempo, em busca da bola perdida de Bobby, eles encontram um homem em um trecho perigoso do penhasco.

Ao descer até ele, percebem pela forma estranha que o corpo do rapaz faz que ele provavelmente deve ter caído, visto que na parte de cima uma névoa costuma levantar e atrapalhar a visão, aliás, o trecho é notavelmente conhecido como perigoso.

Após examinar o homem, o doutor conclui que o pobre coitado está nas últimas e embora esteja desmaiado, dificilmente voltará a consciência. Mesmo assim, enquanto médico vai atrás de socorro para retirar o futuro corpo dali, Bobby fica fazendo companhia ao moribundo.

E contrariando a tudo e a todos, não é que o rapaz acorda? A única coisa que ele diz é o nome desta estória e depois entra de vez no mundo dos mortos.

E embora a situação seja urgente, Bobby sabe que seu pai não perdoaria se ele não chegasse a igreja o quanto antes para tocar órgão, então, logo que surge um outro rapaz em cena e se prontifica ao ficar ao lado do morto até que o resgate chegue, Bobby foge dali.

Eu tenho que dizer que para um vigário o pai do Bobby é bem insensível quanto a morte, viu? A amiga do rapaz, Lady Fraces, embora curiosa e um pouco maluquete, age de mais boa forma a menções do morto. Mesmo que ela tenha uma tendência a dramatizar a coisa e fazer com que tudo vire uma conspiração.

Aliás, quando tentar matar Bobby um tempo atrás, aí sim temos que dar razão a Frances e perceber que a conspiração realmente é bem real.

Gostei muito desta estória, ela é toda cheia de detalhes e tem reviravoltas muito boas. O final deve ter criado um clichê dos tempos atuais, mas aposto que na época que saiu ele era bem inovador.

Aliás, me deixe comemorar, nesta há dois culpados e um deles eu acertei! Iuuuuupi! O outro era bem complicado mesmo, mas se você conseguir acertar a ambos comente aqui, ok? :D


Agora, isso vai ser um spoiler, então se não quiser saber não leia as linhas a seguir:
















A única coisa que não me faz dar nota máxima para esse conto é o fato de que levaram um tempão para descobrir quem dá nome a ele e após descobrirem não chegam a falar com a pessoa. Tudo bem, eu entendo que ela não teria nada a adicionar ao caso depois de tudo resolvido, mas me bateu uma decepção, sabe?



Outros links desta obra:
Livro: "Agatha Christie - Mistérios dos Anos 30" de Agatha Christie (Parte 1 de 4)
- Livro: "Agatha Christie - Mistérios dos Anos 30" de Agatha Christie (Parte 2 de 4): "O Mistério Sittaford"
Livro: "Agatha Christie - Mistérios dos Anos 30" de Agatha Christie (Parte 3 de 4): "Por Que Não Pediram a Evans?"
Livro: "Agatha Christie - Mistérios dos Anos 30" de Agatha Christie (Parte 4 de 4): "É Fácil Matar"


Comentários