Livro: "A Força da Vida" de Zibia Gasparetto, pelo espírito Lucius

Título: A Força da Vida

Autora: Zibia Gasparetto, pelo espírito Lucius

ISBN: 978.85.7722.651-1
Ano: 2019
Editora: Vida e Consciência

Gênero: Romance, mistério

Disponível para compra:

Informações adicionais:
Número de páginas: 320
Tipo de diagramação: abres cada um com um arabesco diferenciado e com numeração escrita dos capítulos
Cor das páginas: amareladas (acho que é pólen que chama o papel, é aquele super leve e gostoso de carregar)
Fonte: sem serifa, agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Capa: brochura fosco, com orelhas laterais


Sinopse: 
As sábias leis da vida sempre nos colocam diante da verdade, forçando-nos a enxergar nossas fraquezas para que aprendamos, assim, a trabalhar em favor do nosso progresso. Assim aconteceu com Marlene, uma linda jovem da alta sociedade carioca, que, acostumada a ter todos os seus caprichos atendidos, se deixou levar pela vaidade, atraindo para si situações mal resolvidas do passado e causando dor e arrependimento em todos que a cercavam. Sempre utilizando o livre-arbítrio, a moça enfrentou os desafios que se interpuseram em seu caminho e aprendeu que cada escolha envolve uma consequência. Auxiliada pela espiritualidade, Marlene terá de buscar as verdadeiras aspirações do seu espírito para encontrar em si a força da vida.



 Nota:




Resenha:

Um dos últimos livros escrito pela autora em vida, talvez sua última psicografia (só o tempo dirá, pois não sabemos se a editora tem mais livros deixados por ela para lançamentos futuros), pode deixar os fãs de outras obras da autora um pouco decepcionados, mas certamente agradará aos novos. Explico.

O livro segue bem até certo ponto, mas depois tudo passa a ser quase que um "resumo dos acontecimentos", é visível para os leitores contumazes da autora o quanto ela estava cansada no processo e o como tentou da melhor forma possível o máximo que seu corpo aguentava levar o livro até o final. Aliás, é interessante notar que o livro me fez pensar se os anteriores eram bem mais inspirações do que psicografia ou se Lucius mudou a forma neste por conta do final da jornada carnal de Zibia se aproxima, já que o resumão de acontecimentos poderiam ter sido melhor trabalhados e dado mais fluidez ao livro, como costumavam ser os outros romances da autora.

Há tantos acontecimentos, de forma tão rápida, que muitas coisas não acabam ganhando uma importância emocional na vida das personagens para o leitor como seriam se de fato fossem bem trabalhadas ou vivêssemos. Mas, vamos lá falar sobre a obra.

Uma fato que me chamou a atenção é que a sinopse cita Marlene, mas até a página 100 e pouco quem é a moça "protagonista" é Renata e não há nenhuma menção a tal Marlene. Juro que cheguei a me perguntar se não haviam mudado o nome da moça no processo de edição do livro e esqueceram de avisar o resenhista ou capista disso.

Renata é de uma família rica e a trama começa as vésperas de uma festa de anos de casados de seus pais. Inicialmente ela parece ser uma pessoa decidida e de forte opinião (mas quando se muda o foco de narração a trama dela praticamente fica esquecida, uma pena), muito a frente do tempo em que vive. Espiritualizada, ela parece que a qualquer momento vai começar a trabalhar em um centro espírita, já que consegue conversar constante mente com sua mentora espiritual e fazer viagens astrais.

O irmão de Renata, Paulo José, por outro lado, é o típico playboy irresponsável (mas no outro ponto de vista muda tudo...), cheio de amigos perturbados e que gostam de difamar a vida alheia e viver entre festas, bebidas e mulheres, mas não assumem compromisso com ninguém. Após a festa de casamento dos pais o rapaz é baleado no quintal da casa deles e quase morre.

Dionísio, o pai deles e juiz, coloca a polícia e investigador para cuidar do caso do filho, temendo que quem tentou matá-lo na verdade queria se vingar de alguma sentença que ele deva ter julgado ou de alguém que ele tenha condenado. Porém, fica bem claro que o rapaz na verdade sabe quem foi e parece estar encobrindo-o.

Entre as pessoas que estão investigando o ocorrido está Marcos, formado jornalista porém trabalhando na polícia e que se infiltra no grupo de Paulo José como se fosse alguém famoso no exterior para tentar desvendar o mistério. O interessante é que ao mesmo tempo ele, como ele mesmo, começa a namorar Renata e em nenhum momento é pelo na mentira por Paulo ou questionado posteriormente por este ao pedir a moça em casamento (sim, fica esquecido toda essa loucura e nem o casamento em si se torna uma acontecimento, já que no resumão hora eles aparecem quase separando o namoro e hora casados já e com filhos, mas no final do ponto de vista da moça eles estavam "pra casar logo" e no outro passam-se anos e o "logo" nunca chega).

Quando começamos o ponto de vista por Marlene, a moça foi resgatada de um cárcere privado, quase morreu e está grávida do mandante. Aliás, o mandante morre em um acidente de carro, mas era amigo íntimo de Paulo José, dá-se a entender que era o mesmo que atirou no rapaz, mas nada fica confirmado (ou foi esquecido no resumão).

Até uma parte da trama pela ótica da moça tudo parece estar andando bem. Porém num dia ela está ajudando um amigo homossexual e apoiando ele viver a vida dele em Portugal com o noivo, mas no dia seguinte quer que ele fique cuidando da empresa porquê ela quer ser sócia de outro lugar. Ficou meio estranho isso, pq pareceu um apoio de boca pra fora e a vida do rapaz também fica maio jogada de lado na trama e não há um desenvolvimento.

Ou seja, o livro é sim bacana, a trama é legal, mas a impressão que dá e que para a Zibia foi custoso escrever. Há dois momentos também que são citados dois nomes de mulheres aleatórios na trama (um lá pro começo e outro lá pro final) como se remetessem a alguém que faz parte da história, mas que não aparecem, o que ficou bem estranho.


Comentários