Livro: "Espinhos do Tempo (Nova Edição)" por Zibia Gasparetto

Título: Espinhos do Tempo (Nova Edição)

Autora: Zibia Gasparetto, ditado pelo espírito Lucius

ISBN: 978.85.7722.219-3
Ano: 2019
Editora: Vida e Consciência

Gênero: Romance
Número de páginas: 416
Tipo de diagramação: abres simples com numeração escrita dos capítulos em fonte diferente
Cor das páginas: brancas
Fonte: sem serifa, agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Capa: brochura brilhante, com orelhas laterais


Sinopse: 
Espinhos do tempo" traz a comovente história de Maria José, que, ainda muito jovem, se casou com um rico proprietário de terras do interior de São Paulo, com quem teve três filhos. Subitamente, o marido da moça adoece, e ela se vê na iminência de assumir as rédeas dos negócios da fazenda. Para essa empreitada, Maria José conta com a ajuda do cunhado Menelau, um brilhante advogado que tem com ela uma ligação de muitas vidas.
Tendo como cenário o conturbado período de transição da Monarquia para a República no Brasil, uma sucessão de fatos concorrerá para o desenrolar da trama, e apenas o tempo será capaz de remover os espinhos cravados no destino de cada personagem. Uma história de aceitação e resignação, que demonstra que o amor sempre vence.




 Nota:




Resenha:

capa da edição pocket da Avon
Fico muito feliz em ver que mesmo após o falecimento da autora a editora segue relançando seus livros em versões mais atualizadas e com capas primorosas (afinal, é assim que estou conseguindo comprar e fazer as coleções dos livros dela, pois os antigos são super difíceis de achar).

Este aqui já teve, inclusive, uma edição pocket com capa diferenciada que saiu alguns anos atrás e era bem bonitinha também. Edição esta que é exclusiva para quem adquirir o livro pelos catálogos da Avon.

Particularmente eu não gostei muito deste livro, a trama é interessante, confesso, mas a história se passa no final da monarquia, então é carregado de racismo por parte dos "senhores e sinhás" e mesmo após a abolição a grande maioria ainda trata os negros como inferiores, então bateu aquele asco básico até de protagonistas, sabe?

Na trama, Demerval é casado com Maria José e juntos tem vários filhos. Ele é um homem muito controlador e é ele quem decide o que cada pessoa deve fazer em qual hora. A esposa ou as crianças não tem direito a opinião e são forçados a seguir a risca os mandos e desmandos dele com horários cronometrados.

Um dia Maria José surta de revolta com tantas regras, afinal, ele a obriga a ler os livros que ele quer em francês e não a permite escolha ou a ter um hobbie que goste, como o bordado que ama. Vendo a infelicidade de "sua Sinhá", a escrava da casa, Zefa, que "foi dada ainda criança pra cuidar da sinházinha" decide procurar um outro negro para ajudá-la a fazer Demerval parar de entristecer sua sinhá.

Bentinho, que é famoso por "fazer trabalho" entre os negros consegue com os espíritos que Demerval caia doente, a situação só piora e por meses o patrão não sai da cama. Isso força Maria José a pedir ajuda ao cunhado, Menelau, pois não sabe como tocar os negócios da fazenda.

primeira capa
Enquanto está na casa, Menelau acaba se afeiçoando muito aos sobrinhos e a cunhada, chegando a declarar-se um ao outro. Mas, ele é casado com Maria Antônia, moça de gênio difícil e cheia de caprichos que não quer que ele perca tempo "ajudando o irmão".

Depois de uma certa parte do livro todo o drama volta-se para a situação de Menelau e a esposa, então da metade para a frente praticamente parece "um outro livro", até que as coisas se encaixem novamente.

A história é boa, e Lucius sempre ditou liros incríveis a Zibia, mas ver falas como "eles são ignorantes", "não tem alma", "ele pagou caro por ele e agora recebe essa ingratidão", "são uns ingratos que voltaram-se contra quem lhes deu moradia e sustento", doem fundo na alma, sabe? Então, eu particularmente não recomendo para qualquer pessoa. Afinal, o ensinamento final é muito bonito e tal, mas nem todo mundo consegue ler essas frases e continuar a leitura do livro sem se abalar (poxa, eu mesma fiquei abalada e deixava de lado por dias em alguns pontos, então, fique a dica para quem é mais sensível).



Comentários