Livro: "Quando A Vida Escolhe (Nova Edição)" por Zibia Gasparetto, ditado pelo espírito Lucius

Título: Quando a Vida Escolhe

Autora: Zibia Gasparetto, pelo espírito Lucius

ISBN: 9788577222612
Ano: 2015
Editora: Vida e Consciência

Gênero: Romance

Disponível para compra:

Informações adicionais:
Número de páginas: 504
Tipo de diagramação: abres de página com detalhes em arabescos diferenciados a cada capítulo
Cor das páginas: brancas
Fonte: sem serifa, agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Capa: brochura brilhante, com orelhas laterais


Sinopse: 
Lançado originalmente em 1992, "Quando a Vida Escolhe" é um dos livros mais queridos pelos leitores de Zibia Gasparetto. E, para celebrar a marca de meio milhão de exemplares vendidos, a obra ganhou, em 2015, uma nova edição, com capa e projeto gráfico inéditos.
Na juventude, José Luiz trocou o amor que sentia por Suzane para se casar com Maria Helena, que possuía uma boa situação financeira. Anos depois, arrependido de sua escolha, José Luiz resolve procurar Suzane e descobre que ela faleceu.
Ao visitar seu túmulo, conhece uma jovem chamada Luciana, que diz ser filha de Suzane. Numa breve conversa, José Luiz descobre que é pai de Luciana e decide dar a ela tudo que não pôde, compensando todos esses anos longe da filha.
José Luiz vive um casamento infeliz e sofre com a distância e indiferença dos seus filhos José Henrique e Maria Lúcia. José Henrique é um jovem inteligente, carismático e muito apegado à mãe, mas completamente arredio com o pai, com quem troca poucas palavras. Já Maria Lúcia é o contrário: tímida, depressiva, vive fechada em seu quarto, sem ânimo de viver.
Comovida com a situação de Maria Lúcia, Luciana propõe a José Luiz que ela se aproxime da irmã para ajudá-la a sair da depressão. Com receio de que Maria Helena não aceite o passado do marido, José Luiz e Luciana concordam em manter segredo.
A pretexto de dar aulas de piano para Maria Lúcia, Luciana passa a conhecer a família de seu pai. O que ela não imagina é que, ao tentar ajudar sua irmã, poderá também mudar a vida de todos naquela casa.



 Nota:



Resenha:

capa original de 1992
Lançado em 1992, o livro ganhou uma nova edição revista e com nova diagramação e capa em 2015. Agora há imagens internas coloridas com os mesmos atores da capa nova e uma diagramação muito bem trabalhada.

José Luiz é um rapaz de uma família de classe média alta, que é apaixonado por Suzane, uma jovem adotada por um casal inglês, cujo pai trabalha para a ferroviária, com boa formação educacional, mas sem grandes posses.

Mas ele tem como meta de vida tornar-se rico, conhecido, influente e bem aceito nos melhores círculos sociais o quanto antes. E, para concretizar esse plano, sabe que nada melhor do que fazer com casamento com alguém rica e influente.

Assim, ainda enquanto estudante em outra cidade, acaba por conhecer Maria Helena, de poderosa e abastada família, que cai de encantos por ele e crê estar sendo amada tanto quanto o ama.

Decidido a ter poder, dinheiro e amor, José Luiz diz a Suzane que não poderá casar com ela ao terminar a faculdade por ter firmado compromisso com outra moça, no entanto garante que ama apenas ela e tenta propor um relacionamento extraconjugal.

Suzane, mesmo arrasada com a revelação do casamento, diz que se ele se casar não haverá mais nada entre eles e nunca mais ele a encontrará. José Luiz não acredita, pois sabe que ela também o ama, e acha que alguns meses depois era irá voltar atrás e eles vão poder ficar juntos novamente.

No entanto, Suzane desaparece do mapa e ninguém consegue localiza-la mais. Somente agora, anos depois, ele a encontra, enterrada e chora de tristeza e arrependimento em frente a seu túmulo.

A vida que José Luiz sonhava, por fim, é bem diferente da que possui. Conseguiu sim riqueza, casou-se com uma mulher que o ama e que lhe deu dois filhos, mas chora por um amor que nunca conseguirá ter de volta.

É nesse momento que Luciana chega ao túmulo de sua mãe e decide conversar com o homem ali, chorando, em frente a ele. Ela, que agora mora apenas com a avó e passam muita necessidade, nunca soube quem era seu pai e também não conhecia nenhum amigo de sua mãe.

É conversando e falando sobre a própria vida que José Luiz chega a conclusão de que Suzane estava gravida quando ele covardemente a deixou para se casar com Maria Helena. Agora ele compreende as palavras dela e, depois, quando a mãe de Suzane acaba por confirmar as suspeitas tudo se encaixa. Vendo que ele casaria, ela não quis interferir em sua felicidade.

Mesmo sem poder conviver com a mulher que ama, ele logo se apega a filha, que o ouve e se mostra bem intencionada, querendo ajudá-lo a entender-se com a esposa e com seus filhos, já que José Henrique não da nenhuma abertura ao pai e Maria Lúcia semostra depressiva e reclusa, praticamente sendo ainda mais entristecida pela forma como é tratada por todos.

Luciana se compadece dos problemas dos irmãos e da madrasta e formula um plano para ajudá-los. José Luiz, no entanto, instala Luciana e sua avó em uma bonita e confortável casa, tentando consertar um pouco da tristeza e do sofrimento que ambas viveram, além das privações, antes que ele soubesse da existência desta filha.

Eu achei muito bonito esse livro e a forma leve e afetuosa no qual Luciana trata a todos. Ela teria todos os motivos para ser alguém triste, no entanto ela age de forma oposta, sendo uma luz na vida de quem cruza seu caminho.

A única coisa que não gostei é que me pareceu, com esse final, que o rapaz que faz mau a Luciana e Maria Lúcia acaba saindo impune, no final das contas.

Comentários