Livro: "Creepy Pasta" organizado por Glau Kemp (Parte 4)

Título: Creepy Pastas - lendas da internet
Organizadora: Glau Kemp
Autores: Alfredo Alvarenga, Ana S. Varella, André Simões, Bruno Godoi, Cacau Correa, Cláudia Lemes, Dante Saboia, Douglas Lobo, Gabriel Mayer, Glau Kemp, Graciele Ruiz, Gustavo Lopes, Igor Chacon, J. M. Menez, Karol Melo, Kelly Amorim, L. A. Tecau, Leonardo Duprates, Letícia P. S., Mário Bentes, Maron Damasceno, Parícia Vahl, Pedro Riguetti, P. H. Ludwing, Pris Magalhães, Rafael Becker, Raquel Pagno, Renata Maggessi, Rodrigo Ortiz Vinholo e Tyanne Maia


Editora: Lendari
Ano de publicação: 2018
ISBN: 978.85.69243.18-2
Gênero: Contos, Terror, Horror

Informações adicionais:
Número de páginas: 222
Tipo de diagramação: abres de cada conto com uma imagem ao fundo que remete a capa, possui orelhas laterais e a borda lateral do livro é em vermelho
Cor das páginas: amareladas
Fonte: agradável, com um bom tamanho e serifada


Sinopse:
Os fóruns web estão repletos de histórias sobre casos misteriosos, investigações policiais não resolvidas, fotos sem explicação, descrições de rituais e manifestações demoníacas, versões bizarras e não oficiais de jogos eletrônicos, relatos de episódios macabros de desenhos infantis.
São narrativas virais e anônimas espalhadas nos recônditos mais obscuros da internet, sem que se possa rastrear seus verdadeiros autores. Ou sua veracidade. Acabaram conhecidas como creepypastas - algo como um copypaste (de copiar e colar) de situações assustadoras.
Mas e se as lendas mais famosas da Internet não forem boatos? Nesta antologia, reunimos escritores para darem suas próprias e originais versões das creepypastas mais perturbadoras de todos os tempos. Do submundo do Reddit diretamente para sua leitura de cabeceira.

Nota:


Esse livro possuí muitos autores e para poder falar de cada um deles e não ter problemas para colocá-los nas tags do blog (pois ele limita o uso delas) vou ter que dividir a resenha em partes, ok?

Mas, calma, prometo que vou falar de cada um dos 33 contos escritos por cada um dos 31 escritores. Sim, meus amigos, há entre eles uma autora com mais de um conto, então eu não escrevi bobeira.

A temática é: lendas que se tornaram conhecidas na internet. Mas cada autor criou seu próprio conto com base em lendas e notícias reais, sim, meus caros, entre eles há notícias reais e eu vou comentar quando elas chegarem.

Esta é a parte quatro, mas se você perdeu as anteriores os links estão rodapé desta página.


Diagramação:

Embora o livro não possua abre o texto na contra capa serve muito bem a função, já que introduz ao leitor a temática da obra e dá uma boa ideia do que poderá ser encontrado. Também há uma "dedicatória" que deixa esse gostinho de mistério, então a ausência de texto introdutório passa despercebida.

O livro é muito bonito fisicamente, tanto por dentro quanto por fora, o que mostra o cuidado que a editora Lendari teve com a criação da obra. A capa e fosca com detalhes em papel brilhante para os olhos e o título. Há orelhas laterais (para quem tem coragem de usá-las) com os nomes de todos os autores e a borda do livro é vermelha, não apenas as páginas, mas a própria capa tem as bordas vermelhas e isso deu um visual muito bacana para a obra.

Por dentro, os textos seguem ordem alfabética pelo nome de seus autores, o que acho algo muito bom, pois não dá a ideia de que X ou Y foi privilegiado ou deixado para trás. Além disso, a seleção de obras foi muito bem feita e, mesmo quando há uma similaridade de assuntos, todos foram abordados de forma tão diversa que a obra toda complementa-se em si.

A página inicial de cada conto possui uma imagem que remete a capa e o início do conto, bem como o título dele em caixa alta com fonte diferenciada e o nome do autor em fonte serifada após. Nesta página inicial o texto é em branco, já que ela é escura, e o restante ele é preto, sempre com fonte serifada e bons recuos visuais.


Resenha:

25 - "1989" por P. H. Ludwig:

Nota 5

Primeiro conto que leio do autor e ele remete a um caso muito corriqueiro na internet: a descoberta de diários escritos por alguma pessoa que se envolveu em uma história macabra, sumiu de forma misteriosa e nada do que há ali pode ser provado, devido ao longo tempo que ele ficou "desaparecido".

Aqui é a transcrição de um diário encontrado muitos anos após ter sido escrito. Um homem foi até uma propriedade rural, provavelmente próxima ao lugar onde o diário acaba sendo encontrado, para avaliar para seu cliente comprar para um ciente. Porém, este homem nunca mais voltou e o conto é a descrição do que lhe ocorreu ao chegar a tal local até ele desaparecer. Coisas estranhas acontecem, mas ele não consegue deixar o local, apenas pode escrever seu triste fim.

26 - "O Presente" por Pris Magalhães:

Nota 5

Primeiro conto que leio da autora e gostei do início aparentemente inocente que ela deu, além da forma gradativa de tensão que o conto vai nos dado ao longo da leitura.

Uma garotinha está fazendo seu aniversário de 8 anos e sua mãe decide convidar os vizinhos, que são bem reclusos desde que perderam uma filha muito nova. A vizinha lhe da um casinha de bonecas que pertenceu a sua falecida filha e a menina se encanta. Mas algo não tão ruim veio junto. Isso me lembra aquelas histórias macabras da boneca da Xuxa, sabe?

27 - "O Homem-PáSSAR01765" por Rafael Becker:

Nota 4

Autor que eu também ainda não conhecia, mas que a escrita é bem bacana e envolvente. Faz, inclusive, você acabar ficar indignada com um dos personagens no decorrer da trama.

Dois amigos dividem um pequeno apartamento. Um deles, Paulo, acaba descobrindo links na deep web que supostamente podem ajudá-lo a ficar milionário e decide arriscar. Thomas, o outro rapaz, não aprova, mas quando após o amigo rolar uma roleta e seu nome aparecer como a próxima vítima o medo lhe toma conta.

28 - "#SaveLorraineHellen" por Raquel Pagno:

Nota 5

Há três contos da autora Raquel Pagno, a qual eu também não conhecia. Eles estão na sequência e possuem temas bem diferenciados entre si. No entanto,o terror psicológico de cada um deles é bem interessante.

Baseado no caso da youtuber britânica Marina Joyce, que causou uma histeria coletiva nas redes sociais quando pessoas começaram a ver supostas mensagens de socorro e cárcere privado em seus vídeos.

Aqui, a garota é Lorraine e a trama é contada através do twitter, com mensagem dos fãs teorizando e a própria pessoa que não desmente o assunto. Até mesmo o tal do encontro realmente foi marcado, mas o fim do conto é diferente da realidade.


29 - "Highway To Hell" por Raquel Pagno:

Nota 5

O título nos lembra uma música muito famosa do rock, praticamente tida como um hino. No conto um detetive é contratado por una mulher para encontrar seu marido que desapareceu em uma estrada. Ela acredita que a polícia não irá seguir com as buscas e ela têm e pela vida dele. Refazendo o percurso, esse detetive vai passar por situações extremas.

30 - "Setealém" por Raquel Pagno:

Nota 5

Um turista compra uma câmera estranha e volta ao hotel para tentar acessar seu conteúdo. O que vê nela o choca, inclusive a mensagem do antigo dono. Ele precisa avisar as autoridades, pois parece que um crime foi cometido. Mas algo pode impedi-lo disso.

31 - "Parabéns Para Mim" por Renata Maggessi:

Nota 5

Eu li apenas um outro conto da autora e era uma temática totalmente diferente, pois era quase um conto de amor (link aqui). E, confesso, gostei bem mais deste de terror dela do que do anterior. Ela pareceu sair-se bem melhor nesse gênero, na minha opinião.

Dois casais de jovens vão para uma casa de aluguel na cidade de Santos comemorar o aniversário de uma das meninas. Tudo estava planejado e comprado para ser feito um churrasco de comemoração, mas uma história que um deles ouviu sobre um cachorro e contou aos outros deixou-os de cabelo em pé. Agora, em plena chuva, eles ouvem um cachorro e o vêem, tal qual na história horripilante.

32 - "A Voz da Floresta" por Rodrigo Ortiz Vinholo:

Nota 5

Esse conto me fez lembrar um pouco a lenda do "slender man". Um personagem que ficou conhecido na internet, uma figura grande, alta e com os membros alongados, que supostamente sequestra pessoas e se passa por árvores da floresta. (Mas que se você pesquisar descobre que foi só um truque de câmera que um rapaz usou para concorrer em um concurso de fotos supostamente retiradas da deep web).

Um homem ouvia as vozes da floresta, mas não queria morar lá e preferia ouvira aos homens, porém, com o tempo, ele acaba por ceder a floresta e a fazer p ela o q ela fez com ele.


33 - "Chiara" por Tyanne Maia:

Nota 4

Primeiro conto que leio da autora e gostei bastante da forma como ela tratou a temática: boneca assassina/possuída. É um conto que definitivamente fechou o livro muito bem, mas nos deixa com aquela vontade de que não tivesse acabado.

Uma garotinha ganha uma boneca japonesa de sua avó q a comprou em uma viagem. Ela se toram inseparáveis e um dia a menina diz q a boneca pegou o material de pintura q estava trancando para ela, essa foi a primeira coisa estranha, mas logo outras acontecem.










Leia também:

Comentários