Livro: "Tudo Tem Um Porquê" por Marcelo Cezar, inspirado por Marco Aurélio

Título: Tudo Tem Um Porquê

Autor: Marcelo Cezar, inspirado pelo espírito Marco Aurélio

ISBN: 978.85.7722.497-5
Ano: 2016
Editora: Vida e Consciência

Gênero: Romance

Disponível para compra:
Informações adicionais:
Número de páginas: 416
Tipo de diagramação: abres centralizados com fonte em negrito, texto com serifas, espaçamento bomCor das páginas: brancas
Fonte: com serifa, agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Capa: brochura brilhante, com orelhas laterais


Sinopse: 
"Berenice é uma mulher frustrada. Casada há cinco anos com Durval, percebe que seu casamento está naufragando. Durval já deu sinais de que vai pedir a separação e, mesmo se quisesse segurar o casamento com uma criança, por exemplo, Berenice não conseguiria, pois é estéril. Desiludida, vai pedir ajuda em um centro espírita e, orientada por uma atendente que também enfrenta problemas no casamento (Ondina), é convidada a permanecer firme no relacionamento e estimulada a não se separar.
Berenice bem que tenta, mas chega um momento em que não suporta mais as idas do marido ao bar, todas as noites. Durval prefere beber com os amigos a ficar em casa, na companhia dela. Instigada por uma vizinha que gosta de Durval (Inês), Berenice, tomada pela impulsividade, numa noite vai tirar satisfações com o marido no bar. Nervosa, durante o bate-boca perde o equilíbrio, escorrega na calçada e morre. No astral, é convidada, como meio de acelerar seu processo de recuperação, a ser “mentora” de Ondina, a mulher do centro, por algum tempo. Ficando ao lado de Ondina e inspirando-lhe bons pensamentos, Berenice irá aprender a ter valor, resgatar a sua autoestima. Afinal, Ondina servirá de espelho para a moça, pois ambas têm um jeito muito parecido de enfrentar a vida."
"O romance "Tudo tem um porquê" revela que, embora nada aconteça por acaso, todos nós fomos criados para o sucesso. Quando sofremos, é sinal de que nos desviamos do rumo adequado e nos perdemos nas ilusões. Contudo, logo recebemos ajuda da vida para mudarmos e retornarmos às coisas importantes almejadas por nossa alma, como a felicidade, que apenas é possível quando valorizamos a vida."




 Nota:





Resenha:

Primeiro livro que li do autor Marcelo Cezar e gostei bastante dele. Há um montão de personagens e histórias que se encontram, se cruzar e de certa forma se complementam e ele soube levar muito bem cada uma delas.

O livro já começa com a moça da sinopse, Berenice, morrendo no primeiro capítulo! Sim, a gente nem cria simpatia pela pobre e ela já se vai.... Porém, no decorrer da trama, vamos entender mais o que aconteceu para levá-la a estar naquela situação de sua morte.

Berenice era casada com Durval já fazia um tempo. Esposa dedicada, ela descobriu que não poderia ter filhos após o casamento e Durval, mesmo querendo ser pai e dizendo que eles teriam a opção de adotar, aceitou quando ela disse que não queria fazê-lo. Porém, com o tempo, Berenice e Durval acabaram desentendendo-se e ele chega a pedir-lhe o divórcio, primeiramente temos a impressão de que ele só fez isso para ver se ela deixava de ser tão possessiva, mas com o tempo vamos vendo que ele começou a cogitar sim tal atitude.

Junto com eles mora Toninha, irmã de Berenice, que tenta por diversas vezes fazer a irmã ver que ela realmente precisa mudar que tanta desconfiança com o marido pode acabar levando a situação justamente para o caminho que ela não quer. Ainda mais que Inês, uma jovem de apenas 19 anos, dando em cima de Durval na cara dura e provocando Berenice a todo momento.

Mas Berenice acaba dando ouvidos a Ondina, uma mulher do centro espírita que está em uma situação abusiva em seu relacionamento, mas que não consegue desprender-se dos dogmas de sua antiga religião. Ela acaba dando o concelho errado para Berenice, pois assim acredita estar fazendo o certo por manter-se em uma relação tóxica já que cresceu acreditando que o casamento era indissolúvel. Embora, com o tempo, ela vá descobrir que ninguém separa mesmo quem Deus uniu, mas que casamentos do tipo que ela vive não são realmente aprovados por Ele, já que Ele não quer nenhum de seus filhos sofrendo.

Há também a família de Elisa, uma mulher rica e de caráter duvidoso, que conseguiu casar-se com Humberto ao mentir sobre sua gravidez, mas que nunca foi feliz em sua vida e tenta a todo custo prejudicar a vida de seus próprios filhos para não ter que arcar com a promessa do marido de que ele a deixará assim que os filhos não mais dele precisarem. Aliás Humberto teve que abrir mão do amor de outra pessoa e o livro nos deixa pasmos ao descobrir os motivos que os levaram a aceitar tal casamento, já que Elisa não disse que o filho era dele, mas de outro alguém muito importante na trama.

Eu gostei bastante desse livro. Nele o "núcleo dos espíritos" na verdade são Incas e não espíritas e eles mantém seu próprio conhecimento mesmo após a vida. É interessante ver que, ainda assim, eles evoluíram muito espiritualmente e tentam ajudar a todos os amigos que estão encarnados da melhor forma possível.

Comentários