Livro: "Quando O Amor Vai Embora" por Rubens Toledo

Título: Quando o Amor Vai Embora

Autor: Rubens Toledo

ISBN: 978.85.9544.052-4
Ano: 2018
Editora: EME

Gênero: Romance

Informações adicionais:
Número de páginas: 176
Tipo de diagramação: abres centralizados com fonte em negrito e em caixa alta, texto com serifas, espaçamento ótimo
Cor das páginas: amareladas
Fonte: com serifa, agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Capa: brochura fosco, com orelhas laterais


Sinopse: 
Quando o amor vai embora, romance espírita de Rubens Toledo, conta a história de Larissa, uma jovem senhora, que apesar de seus quarenta e cinco anos, tem uma visão romântica da vida e sonha com um relacionamento perfeito. Em sua ânsia de ser feliz, ela não se intimida, mesmo que para isso vá machucando pessoas ao longo do caminho. Porém, chegará um dia em que a vida, através de seu movimento e da inexorável lei de retorno, mostrará a ela que não se pode brincar com os sentimentos daqueles que conosco convivem, e toda mágoa provocada em alguém por nossos atos deverá ser reparada, mais cedo ou mais tarde. Será que Larissa conseguirá alcançar a felicidade almejada, ou simplesmente se comprometerá cada vez mais?


 Nota:


Resenha:

Esse livro na verdade foi um presente, no dia das mães eu ganhei para minha mãe a promoção de "Dia das Mães" e isso fez com que ela recebesse por três meses os livros do clube do livro da editora EME (aliás, falamos deste clube aqui).

Ela ganhou um o mês passado (que ainda não li) e este neste mês (que peguei para ler enquanto ela finaliza o anterior).

Aliás, queria pontuar que achei a imagem da contra capa bem mais bonita que a da capa, creio que seria melhor terem invertido, sabe? Pois a imagem de capa encaixava bem melhor como um fecha de livro do que a da contra capa, mas enfim. Vejam só:



Particularmente eu não gostei deste livro. A diagramação dele é ótima, o papel é daqueles que dá gosto segurar já que é leve e ao mesmo tempo não se vê atrás, mas a trama não me agradou. Pareceu em muitos momentos que o autor tinha uma ideia e no segundo seguinte mudou tudo, não dava a impressão de algo continuo, sabe? Além disso, a obra toda passa a ideia em alguns momentos que a protagonista é uma promiscua cruel, para finalizar ela quase sendo um anjo de candura. Além disso eu não conseguia imaginar a protagonista com a idade que deveria ter, já que a capa e as atitudes dela dão a impressão de ser alguém muito mais nova e sem vivência.

Larissa começa o livro tentando se matar ao dirigir seu carro em alta velocidade pela estrada, mas ela sobrevive e é socorrida por um casal que passava em sentido contrário no local e avisou o serviço de resgate. Ela não fica com nenhuma sequela da batida e depois é que vamos descobrir os motivos que a levaram a tal loucura.

Ela é bancária, mãe de três filhos adultos e juntada com um homem faz 25 anos. Mas, ele nunca quis se casar no papel com ela e isso a fez correr atrás de um amante. O acidente de carro acontece justamente por causa do amante, eles romperam e ela quer se matar por achar que não há mais motivos para viver. Porém, meus amigos, ela esquece isso rapidinho e logo vai atrás de arrumar outro para substituir o amante anterior.

Aliás, ela estava noiva de um rapaz quando conheceu seu atual "marido", que era um homem muito mais velho que ela (mas não falam quanto) e uma semana antes de se casar acabou desistindo de Daniel para ficar com ele. Seu filho mais velho, aliás, é filho do antigo noivo que morreu em um acidente após a rejeição (como esse povo gosta de uma morte dramática, não?).

Acontece que com Marcos ela vive sim uma vida tranquila, mas ele nunca intencionou levá-la ao altar e mesmo com três filhos grandes e uma união sólida, ela tem na cabeça que ser feliz é se casar com papel passado e sai por aí arrumando amantes.

Ela acaba se envolvendo com outros dois caras, um que acaba desenvolvendo um transtorno de personalidade e outro que não era em nada boa gente. Aliás, a última união é um tanto quanto curiosa, pois ele tem como amante a chefe de Larissa e não havia motivos para se casar com ela do que com a chefe, foi um "golpe" nada pensado...

Particularmente, não gostei da obra. Pois após todas essas traições o autor ainda vem com a ideia de chamar homossexualidade de "transtorno de gênero", como se fosse uma doença, e coloca toda a culpa dos abortos nas mulheres. Faltou muita pesquisa para o autor e também tanto para tratar de assuntos tão complexos. Também faltou uma melhor elaboração da trama e da protagonista.


Comentários