Autora: Zibia Gasparetto, pelo espírito Lucius
ISBN: 978.85.7722.558-3
Ano: 2018
Editora: Vida e Consciência
Gênero: Romance
Disponível para compra:
Informações adicionais:
Número de páginas: 352
Tipo de diagramação: abres centralizados com fonte em negrito, texto sem serifas, espaçamento satisfatório
Cor das páginas: brancas
Fonte: sem serifa, agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Capa: brochura brilhante, com orelhas laterais
Sinopse:
Ambientado na sociedade contemporânea, na qual a ambição parece ser um dos sentimentos dominantes, o romance traz a história de Mirtes, moça pobre e ambiciosa, que busca fama e riqueza a qualquer preço. Cega pelas ilusões do mundo, ela terá de trilhar um longo caminho até entender que a verdadeira felicidade reside nos valores nobres do espírito.
O progresso do mundo moderno oferece-nos facilidade de conforto e prazer, de luxo e beleza, motivando-nos à conquista do sucesso. A natureza é riqueza e sabedoria em abundância e mostra-nos que Deus nos criou para usufruirmos de todas as coisas boas da vida. Todo progresso só é positivo quando inclui em suas metas o sucesso do seu meio social. Infelizes são aqueles que, na ânsia de prosperar, atropelam os direitos dos outros, violando a Lei da Integridade Universal. Eles acabam percebendo que o egoísmo e a ganância não são funcionais para manter o fluxo da abundância divina a seu favor, pois a natureza responde com violência corretiva, ensinando-os que só o verdadeiro bem é capaz de proporcionar a prosperidade completa.O caminho da verdadeira vitória é sempre árduo e cheio de surpresas desafiadoras e determinam o desenvolvimento de nossos potenciais inatos, garantindo a evolução do nosso espírito eterno.A cada novo minuto, você tem a liberdade e a responsabilidade de escolher para onde quer seguir, mas é bom lembrar que na vida 'Tudo tem seu preço'.
Nota:
Resenha:
Como alguns outros livros antigos da autora já relançados nos últimos anos, "Tudo Tem o Seu Preço" ganhou está nova versão, lançada agora no começo de Maio. Como já comentado em outras resenhas aqui no blog, livros da autora que ganham na capa o escrito "Nova Edição" são livros que tiveram algumas palavras modificadas para termos mais atuais, porém o conteúdo total da obra segue o mesmo. Ao lado você pode conferir uma capa de uma das versões anteriores, que na minha opinião era até mais bonita que a atual.
Sobre esta versão, com a nova capa, a diagramação interna é bem simples. Não há nenhum abre de capítulos elaborado ou fotos internas, como aconteciam em algumas das obras relançadas nos anos anteriores. Particularmente acho uma pena, pois na capa anterior a diagramação interna e os abres de capítulo eram muito bonitos.
A trama, trata-se de muitos protagonistas em histórias que se cruzam em determinados momentos e eu terei que explicar um pouco sobre cada uma destas pessoas para poder revelar quem é a pessoa da capa, então, paciência, segure aí sua curiosidade uns minutinhos, ok?
Marcelo é um moço tímido, de família de classe média muito pacato. Para ele é quase impossível dizer não ou guardar rancor de alguma pessoa, mesmo que posteriormente ele saiba que foi enganado. Isso, infelizmente, faz com que muitas pessoas aproveitem-se de sua boa vontade e o façam de "bobo". Sejam colegas de trabalho que lhe pedem dinheiro "emprestado" (que nunca mais pretendem devolver) ou sua namorada que o trai e depois se diz arrependida. Marcelo acaba sempre perdoando, mesmo que isso lhe custe sua própria felicidade e seu orgulho.
A namorada dele, Mirtes, é de família pobre, porém muito ambiciosa (teoricamente ela é a moça da capa - embora seja descrita como loira em determinado capítulo mais adiante do livro, mas o homem não é Marcelo). O sonho dela é ser rica e gastar sem pensar, para que isso se concretize, ela está sempre atrás de algum homem rico para casar, mas quando as coisas não dão certo, sempre volta para Marcelo para não ter que ficar sozinha. Sua irmã, Alzira, não gosta do que ela faz com o moço, mas sua repreenda não adianta de nada para ela.
O homem no qual Mirtes está interessada no momento é Valdo, filho de um rico empresário e que já teve diversas namoradas. Ela consegue ir com ele ao cinema, Marcelo é avisado sobre isso por um amigo e chega a vê-los saindo de lá, mas a moça o ignora e dias depois, quando Valdo não lhe dá sinal de vida, volta pedindo-lhe perdão.
Valdo, aliás, tem uma irmã, Laura, menina retraída e recatada, ela não consegue se enturmar com ninguém, nem mesmo relacionar-se amorosamente. Mesmo rica, ela não gosta da forma fútil no qual as mulheres da sociedade se vestem e agem, principalmente Mildred, a ex namorada de seu irmão de criação, Émerson, que está sempre em volta da família para saber quando ele voltará, cheia de esperanças de que ao retornar do exterior eles acabem por casar.
Émerson perdeu os pais novo, e graças aos pais de Valdo, foi bem cuidado até atingir uma idade que lhe permitiu viajar o mundo em busca de si mesmo e do que lhe agradava. Oito anos depois, ao retornar, ele é outra pessoa, mais zen e equilibrado, pronto para montar um Instituto que tem como função ensinar as pessoas a serem mais cuidadosas com suas energias, com seu espírito e a crerem mais em si próprias.
Essa mudança de Émerson acaba sendo o que lhe aproxima de Laura, mas também o que faz com que Mildred sinta-se muito irritada ao ver que ele não mais lhe quer. A ex ciumenta acaba juntando forças com Mirtes, que não está disposta a desistir de conquistar Valdo, para juntas conseguirem seus interesses amorosos, e uma delas está disposta a mexer até mesmo com magia para tentar conquistar sua "presa".
Com tantos personagens e tantas tramas paralelas, até mesmo com personagens que eu só poderia citar se contasse muito mais sobre o desenrolar da história, o livro tem um ar de "novela". Pois cada uma das vidas dos personagens acabam se encontrando em determinados pontos e é comum a união e amizade dos afins, enquanto outros não se conformam em ficar em outro plano.
A ambição é um dos motivos chaves da trama, seja para Mirtes e Mildred conquistarem os homens que acham ter direito, ou para o lado positivo, como Émerson e Valdo tentando crescer no campo em que atuam.
O livro um pouco sobre budismo, embora não o trate exatamente com esse nome, e tem uma visão meio fantasiosa do umbanda (onde todos são maus e fazem trabalhos a troco de dinheiro, o que não condiz com a realidade, mas creio ser a visão equivocada da época em que a obra inicialmente foi lançada), além de falar um pouco sobre catolicismo e espiritismo também. Embora, no geral, não se trate de um livro sobre religião, apenas aponta que os caminhos que alguns personagens adotam são voltados a Deus ou para o lado "inverso".
Comentários
Postar um comentário