Livro: "Constelação Sistêmica Familiar" por Emilia Santana

Título: Constelação Sistêmica Familiar - as leis do amor

Autora: Emilia Santana

ISBN: 978.85.98307.55-8
Ano: 2018
Editora: Alfabeto

Gênero: Psicologia, Crescimento Pessoal, Psicoterapia, Relações Humanas, Reconciliações
Informações adicionais:
Número de páginas: 160
Tipo de diagramação: abres de capítulos com a imagem da capa, diagramação distribuída em tópicos com perguntas e respostas
Cor das páginas: amareladas
Fonte: serifada, agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Capa: brochura de cor fosca com orelhas laterais


Sinopse: 
Dificuldade de relacionamentos; sentimentos e comportamentos negativos que impedem a convivência em harmonia; doenças emocionais, como a depressão, são temas que dizem respeito a quase todos nós.
Neste livro, em forma de perguntas e respostas, Emilia Santana nos traz sua experiência como Coach e Facilitadora no método da Constelação Sistêmica Familiar, desenvolvido por Bert Hellinger, que evidencia os comprometimentos nas relações que impedem a conquista da felicidade e da harmonia individual ou em grupo, e na ajuda a clientes na superação dos conflitos.
A Constelação conversa com a alma das pessoas, o leitor poderá certamente compreender de forma clara as questões do dia a dia e a realização de seus objetivos, e se colocar a serviço da vida!
 Nota:



Diagramação:

As páginas internas são naquela cor levemente amarelada (acho que diz pólen), com fontes serifas e em tamanho padrão. Os recuos do texto e as entre linhas são em tamanho muito bom, que não fazem se perder em meio a leitura. Os abres possuem essa imagem de capa e o título do capítulo, com perguntas em negrito e respostas em fonte normal, debatidas de forma simples e de fácil compreensão. 

Aliás, esse forma todo livre faz com que a leitura não seja algo preso, você pode procurar no sumário o que mais tem curiosidade e começar a leitura por aquele ponto, retomando-o depois. Embora eu prefira seguir a sequência lógica, é um daqueles livros tão bem explicadinhos que a sequência lógica de leitura pode ser seguramente deixada de lado.

O sumário, aliás, foi muito bem pensado, já que a distribuição dos capítulos foi feita de forma a aprofundar-se em vários temas específicos para cada momento de crescimento pessoal, seja para superar problemas do passado particular (capítulo dois), do cotidiano (capítulo 4) ou empresariais (capítulo 5), além de outros conhecimentos mais aprofundados.

Quanto a capa da obra, ela é em cores mais foscas e possui orelhas laterais, a primeira (da capa) falando um pouco mais sobre a obra e a segunda (contra capa) sobre a autora, Coach e palestrante Emilia Santana. Eu sou daquelas pessoas que não tem coragem de usar as orelhas da capa como marcador, mas sei que isso é algo bem a mão e que costuma agradar aos leitores. Afinal, deixe-me confessar, até eu acabo usando eles as vezes para marcar algo que preciso reler de tão bom que achei se não estiver com meus marcadores adesivos a mão.


Resenha:

Confesso que não conhecia a autora Emilia Santana, mas depois de ler o livro achei até mesmo o perfil dela no Linkedin, pois a forma no qual ela explica e escreve no livro sobre um tema que teria tudo para ser pesado e denso é de uma leveza que você quase não sente as páginas passarem e o capítulo acabar.

O livro trata das relações humanas como um todo, descrevendo que o que aconteceu conosco tem um reflexo em nossas vidas mais para frente, mesmo que tenha sido em uma idade tenra e que não "lembremos". De certa forma, aquela "energia" criada por tal situação ainda está conosco e a Emilia Santana trata de como colocar esses males para fora e tronar mais fácil a convivência (até com nós mesmos).

Mas não é algo apenas aplicado no âmbito familiar, ela se estende sobre outros pontos como a relação entre amigos, colegas de trabalho e o local de trabalho em si. Tal qual uma terapia, certos momentos precisam e podem ser "revisitados" e "colocados para fora", pois só a aceitação e a visão de que aquilo aconteceu, mas que somos maiores do que aquilo e a sensação de nos perdoarmos e sentir que as pessoas que fizeram parte de tal acontecimento nos perdoam também é algo libertador.

Existem alguns pontos no qual eu discordo do livro? Sim, existem. Como a forma no qual ela diz que constelou uma situação de homossexualidade e atribuiu o fato da orientação sexual do rapaz a uma gestação anterior da mãe, que era uma menina e morreu já em estágio avançado de gestação. Porém, se trabalhar a constelação o deu uma melhor qualidade de vida, certamente que eu concordo que é o que vale: o viver melhor e feliz.

No entanto, o livro possuí muitos prós que superam os contras e os ensinamentos que ele podem dar a quem o lê são um ótimo ponto de partida para que o leitor se interesse mais sobre relações humanas e possa aprofundar-se ainda mais no tema.

Comentários