Livro: "Batgirl na Super Hero High "(DC Super Hero Girls 3) por Lisa Yee

Título: Batgirl na Super Hero High (DC Super Hero Girls #3)

Título original: "DC Super Heroes Girls - Batgirl at Super Hero High"

Autora: Lisa Yee

Tradutora: Raquel Zampil

ISBN: 978.85.7980.371-0

Ano: 2017

Editora: Rocco

Gênero: Aventura


Informações adicionais:
Número de páginas: 256
Tipo de diagramação: diagramação bem simpática, com abres bem marcados em tonalidade vermelha (a cor da capa da icônica personagem) o que dá uma visão bem bacana do livro, mesmo fechado
Cor das páginas: levemente amareladas, com enfeites roxos em formato de "bolinhas" e "estouro"
Fonte: agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Capa: fosca, mas com o título e alguns detalhes do cabelo da protagonista em prateado brilhante, orelhas e o interior da capa é em tom amarelo


Sinopse: 
No terceiro livro da série DC Super Hero Girls, parte de um bem-sucedido projeto multiplataforma que apresenta personagens clássicos da DC Comics para as novas gerações, Barbara Gordon é uma garota muito inteligente, gênio da tecnologia e ótima detetive. Embora não tenha superpoderes, esses talentos a levam a conseguir uma vaga na Super Hero High, e ela não desiste até convencer o pai, o Comissário Gordon, a deixá-la frequentar a famosa escola de super-heróis, ao lado de Supergirl, sua melhor amiga, e de outras super-heroínas. Lá, ela rapidamente se torna uma das alunas preferidas do professor de Robótica e Ciência da Computação, e vai precisar ganhar uma batalha de computadores para salvar a Terra. Mas será que sua inteligência e domínio da tecnologia serão suficientes? Barbara Gordon sempre teve o coração de uma heroína. Transformada em Batgirl, ela deverá provar que pode ser uma.

Nota:


Resenha:

Baseada no desenho animado "DC Super Hero Girls", a coleção chega ao número 3 com uma das personagens mais queridas entre as adolescentes leitoras de quadrinho no exterior. Batgirl é tão, ou até mais, famosa que Harley Quinn na hora de venda de quadrinhos para garotas. Porém, diferente da palhaça, ela tem sua trama sempre voltada exatamente para o público alvo dela, mostrando que garotas podem seguir a carreira do conhecimento, da pesquisa de campo e da informática se assim desejarem. Deixando a poderosa mensagem de que carreiras e sonhos não são delimitadas para um único sexo e todos tem o direito de trabalhar no que gostam.

Nas edições anteriores Barbara Gordon, a filha inteligente do professor Gordon, aparecia apenas como a garota da TI. Ela estudava na Gotham High, mas tinha um serviço de meio período na Super Hero High (o que soa até meio estranho, já que parece que a garota está sempre nesta escola e não onde dizem que ela estuda), graças a sua inteligência e versatilidade.

Sabemos que ela se tornou muito próxima da Supergirl graças ao livro anterior da coleção, e é justamente essa proximidade que a leva a participar de um ato de grande heroísmo e a chamar a atenção de Amanda Waller. Isso culminou no convite para que ela ingressasse na escola agora como aluna, não mais como funcionária.

Porém, diferente dos demais alunos, Barbara não tem poderes sobrenaturais, mágicos ou que a tornam alguém super humano. Ela é apenas uma garota comum, inteligente, amorosa, amiga e sincera, mas ainda assim tão normal como você e eu. E esse é o ponto de partida para a coisa toda, já que o Gordon não está nenhum pouco seguro em permitir que sua filha corra riscos em aula ou em atos de heroísmo pela cidade, tudo o que ele quer para ela é uma vida pacata e tranquila, sugerindo outras opções pelo medo de perdê-la.

O ponto principal deste livro é que se você o ler como uma criança vai achar que Gordon é o cara malvado que está tentando impedi-la de realizar seus sonhos, mas como adulto a coisa muda de figura, afinal tudo o que ele quer é um mundo onde sua filha esteja segura, pois para quem já perdeu outros membros da família a possibilidade de colocar sua única filha em risco é algo assustador. Particularmente, este é um daqueles livros que deveria ser lido por mãe, pai, filhos e filhas, pois ajudaria muito a todos fazer um debate entre todos e a praticar a empatia. Ás vezes aquilo que parece um "castigo", nada mais é que uma verdadeira demonstração de afeto, mas uma criança ainda não em tanta bagagem vivencial para entender isso e situações como essa abrem o campo para o diálogo.

E, sim, ela acaba entrando para a escola e precisa aprender a conviver com seu potencial e entender que é a  diferença entre ela e os outros alunos o seu ponto forte, não sua fraqueza, como ela pensa a princípio. É um livro sobre a auto descoberta, o poder da amizade e a confiança em si mesmo. Afinal, mesmo não sendo "super", ela acaba mostrando o quanto é inteligente e chama a atenção de um programa de televisão sobre seus feitos, dando-lhe uma chance de seguir uma carreira "mais segura" no futuro e, ao mesmo tempo, sem abrir mão do que realmente deseja ser.

Os próximos dois livros da coleção, que inclusive já foram lançados lá fora, são Katanna (edição 4) e Harley Quinn (edição 5). A seguir as capas de ambos só para aguçar a curiosidade de todos nós. Bumblebee já foi anunciada como a edição de número 6, mas sua capa só deve ser divulgada na metade do ano, quando o lançamento (Julho) estiver mais próximo.
















Leia também:

Comentários