Ebook: "Dia de Folga - Um Conto de Natal" por John Boyne

Título: Dia de Folga - Um Conto de Natal

Autor: John Boyne

Tradutor: André Czarnobai

ASIN: B00HFEAQ7Q

Ano: 2013

Editora: Companhia das Letras

Disponível para compra: https://www.amazon.com.br/product/dp/B00HFEAQ7Q/

Informações adicionais:

Número de páginas: 20



Sinopse:
Neste conto breve e melancólico, John Boyne (autor do best-seller O menino do pijama listrado) acompanha o dia de folga de um jovem soldado inglês e seus companheiros, que passam a véspera de Natal em uma das trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Enquanto relembra os natais da infância e o conforto do seu lar, ele vê e ouve as bombas alemãs caindo a sua volta. Em meio a um dos piores conflitos do século XX, o jovem irá vivenciar um espírito natalino muito diferente do que estava acostumado. Em janeiro: lançamento de dois romances inéditos de John Boyne, O tormento (Seguinte) e O ladrão do tempo (Companhia das Letras).


Nota:

Resenha:

John Boyne é um autor que ficou conhecido por conta da adaptação cinematográfica de um de seus livros, chamado "O Menino do Pijama Listrado", filme no qual você certamente já ouviu falar, mesmo que não tenha assistido.

Neste conto, John também utiliza a guerra como pano de fundo, porém, desta vez, é a Primeira Guerra Mundial. Hawke é um rapaz que foi enviado pela Força Expedicionária Britânica (estranhamente se a gente transformar isso em siglas vai cair justo na que foi adotada por nosso país para seus homens, né? Hahahahah) para uma trincheira.

O rapaz não tem vivido uma vida nada fácil. Faltam alimentos, remédios e até uma pessoa na qual possa conversar. Sua mãe ainda lhe envia cartas esporádicas lhe dizendo o como a vida segue em seu país e como estão sendo feitos os parcos preparativos para o Natal daquele ano,que será "de vacas bem magras".

Ele se pega em pensamentos sobre o como era sua própria vida, sobre o que tinha de "feliz e não sabia", mas sua vida foi mesmo meio estranha. Ele sofreu assedio de uma empregada, chacota uma criança no parque e todas as lembranças que circundam sua mente são bem estranhas, sabe?

Particularmente não achei o conto muito interessante, sabe? Na verdade, se não fosse pela data, eu acho que não o leria tao cedo. Ele possui muita linguagem chula desnecessária, já que eles estão sim no campo de batalha, mas não em uma luta naquele momento. Não sei, para mim, não funcionou bem, mas pode ser que você goste.


Comentários