Livro: "(The X Files Origens) Advogado do Diabo" por Jonathan Maberry

Título: (The X Files Origens) Advogado do Diabo
Título Original: The X Files Origins: Devil's Advocate
Autor: Jonathan Maberry
Tradutor: André Gordirro

Editora: Harper Collins Brasil
Ano de publicação: 2017
ISBN: 978.85.9508.041-6
Gênero: Ficção

Informações adicionais:Número de páginas: 320
Tipo de diagramação: simples, letras com serifa, títulos em caixa alta e fonte maior e negrita
Cor das páginas: amareladas
Fonte: agradável para a leitura


Sinopse:
Baseado na série clássica Arquivo X, os dois livros THE X-FILES: Agent of Chaos e THE X-FILES: Devil's Advocate contam a adolescência dos personagens inesquecíveis Fox Mulder e Dana Scully, abordando como os personagens começaram a se interessar por temas como teorias da conspiração, OVNIS e o oculto.


Nota:

Curiosidade:

Então, sabe essa sinopse aí? Ela é a oficial do livro, mas não faz jus a trama. É tão genérica e sem graça/sentido que é realmente complicado alguém querer ler um livro com ela. Eu mesma só comprei este e o outro livro da coleção por se tratar de uma releitura de uma série que eu amava assistir, pois se fosse pela sinopse não teria me interessado não.

A propósito, a personagem Dana Katherine Scully que estamos acostumados a ver com seu uniforme do FBI e seu cabelinho ruivo super bem arrumado, foi mostrada como criança e como adolescente ao longo da série. Apenas depois de terminar o livro que fui atrás de fotos dela nesses momentos, pois me lembrava muito vagamente de em quais momentos a vi assim.

Na trama deste livro, aliás, está com 15 anos, que eu creio ser alguns aninhos depois dessa fase  no qual ela aparece na série (pois eu não lembro a idade dela nessa aparição). Então, para ajudar na visualização deixo a foto dela adolescente no episódio "The Breath" que foi o 8° da 2ª temporada. Não é a coisinha mais fofa ela com esse cabelinho vermelho e olhos azuis?


Resenha:

Antes de se tornar uma médica, legista e agente de campo do FBI para analisar os casos dos Arquivos X de "forma mais pé no chão", Dana Scully foi uma adolescente como todos nós. Ela passou pela fase de ser a "excluída", do primeiro namoradinho e das briguinhas com os irmãos, tal qual todos nós passamos na vida.

Neste livro, o autor Jonathan Maberry (que particularmente eu não me lembro de ter lido anteriormente, mas posso ter lido e não estar recordando, pois li muitos livros da série) brinca um pouco com essa fase da vida da personagem.

Ele soube aproveitar os elementos que conhecemos da série, os irmãos (o mais velho - Bill Jr - que se torna militar como o pai, a irmã mais velha e cabeça de vento - Melissa e o caçula que vive em seu próprio mundinho - Charles); o pai militar severo e que esconde muitos segredos da família; a mãe que praticamente é submissa as vontades do marido e uma avó com problemas de cabeça (que eu particularmente não lembro de ter visto na série para ser franca, mas faz muitos anos que assisti inteira pela última vez).

O pai de Dana foi transferido para uma nova cidade, Craiger, por conta do serviço militar e a família precisa se mudar junto. Embora a cidade fique no mesmo estado de Annapolis, Maryland, a mudança parece ter afetado muito Dana. Já que ela se vê tendo terríveis pesadelos a noite com um anjo pavoroso e pessoas sendo mortas. A coisa toda piora ainda mais quando os sonhos de Dana começam a virar realidade e adolescentes da escola em que ela e a irmã estudam, bem como da outra escola da cidade, começam a "morrer" em acidentes de carro deverás suspeitos.

Tudo leva a crer que um monte de adolescentes descabeçados está envolvido com drogas e que seja esse o motivo das mortes. Mas os sonhos de Dana a revelam que as coisas não são bem o que parece, já que ela vê o espírito de uma garota morta no vestiário da escola ganhando as chagas de Jesus Cristo durante a crucificação e sai desesperada em busca de ajuda. Apenas para levar a todos a um banheiro sem ninguém e virar a pária da escola, a esquisitinha que anda vendo coisas onde não há, mas com medo e ao mesmo tempo convicta de que precisa fazer algo para parar com aquelas mortes.

O interessante é que o livro trabalha bastante também o relacionamento familiar da futura agente Scully, que raramente liga para algum parente ou menciona um deles ao colega de empreitada na série de televisão. Aqui Melissa e Dana são realmente bem próximas e dá para sentir o leve ciúmes da irmã com o fato do pai ser mais afeiçoado a caçula das meninas. Charles permanece meio uma incógnita, já que ele parece ser muito novo ainda e pouco interage com os demais. Enquanto o mais velho, Willian Jr, mas chamado carinhosamente de Bill, parece já estar tramalhando como militar e não ter sido "transferido" junto com o pai.

Aliás, falando sobre o trabalho do pai, parece que há muito mais mistérios escondidos sobre o que ele faz da vida e as dívidas que foram contraídas por conta disso. É assustador saber que Dana está sendo perseguida por um monte de caras de terno e que podem dar um tiro na cabeça da garota o momento em que quiserem, sabe? Chega a gelar a espinha!

Mas, é claro, o livro também tem umas partes mais leves, com Dana e Melissa frequentando uma loja meio hippie em busca de meditação, chás e relaxamento. Além de Ethan, um rapazinho que se apaixona por Dana e que faz parte do Clube de Ciências e a acaba incluindo no grupo a fim de estudarem a percepção extrassensorial e seus efeitos.

No geral, é um livro bem bacana, a escrita do autor é envolvente e ele não é parado em nenhum momento. Porém eu tive um pouco de dificuldade em visualizar as cenas de ação que ele descreve, o que me deixou levemente decepcionada. Outros pontos que me fizeram não dar a nota máxima são: que achei as letras pequenas (ou talvez eu deva ter que usar óculos, O.o!) em relação aos outros livros que venho lendo (até mesmo os da mesma editora); e em segundo ponto, mas não menos importante, foi o fato de não traduzirem X Files para Arquivo X na capa (embora traduzam no rodapé da capa), uma vez que a série foi um grande sucesso com o nome traduzido por aqui.

Ainda lerei o outro da coleção e farei uma resenha, já que quero ver também como será retratado Fox Mulder e quais serão o drama do garoto que por si só já era bem complexado na fase adulta. Porém, não vou dar uma data certa para o termino da leitura (pois estou com umas pendências, desculpe), então não me abandonem, ok? E quando menos esperarem a resenha estará pintando por aqui também.

Comentários