Livro: "História do CEC - O Início do Espiritismo em Barra Bonita" por Luiz Pizzo

Título: História do CEC - O Início do Espiritismo em Barra Bonita

Autor: Luiz Pizzo

Ano: 2017

Editora: Texgraf

Gênero: Espiritismo, Estudo


Informações adicionais:
Número de páginas: 74*
Tipo de diagramação: fonte serifada, separação de capítulos demarcada com números em negrito e título deste
Cor das páginas: branca
Fonte: fontes bem grandes
Capa: brochura brilhante, não possui orelhas laterais


Sinopse: 
A história dos primeiros acontecimentos espíritas na cidade de Barra Bonita, interior paulista, e o surgimento da casa de amparo e velhice o centro espírita.


Nota:


Resenha:

Fazia um bom tempo que eu não ia ao Centro Espírita em Barra Bonita, embora toda a minha infância eu tenha frequentado ele e parte da adolescência. Acontece que, enquanto eu morava em Mineiros do Tietê (cidade super pertinho da Barra Bonita), era mais fácil dar um pulinho na cidade vizinha e a estrada não era tão ruim. Quando mudei para Jaú, continuamos a ir lá, mas com cada vez menos frequência, já que a estrada que liga Jaú e Barra Bonita é pista simples e sempre acontecem muitos acidentes com caminhão. Afinal, Barra Bonita tem uma grande Usina de Açúcar e Etanol, então o transito costuma ser intenso e a pista é cheia de morros, o que acaba sendo bem perigoso. Mas, voltamos ao assunto!

Estive no Centro Espírita Cristão semana passada e, claro, visitei a lojinha de livros que eles tem lá. Entre as muitas obras de autores espíritas para a venda ou locação (sim, eles emprestam livros, mesmo que a venda seja o que mais auxilie o centro a custear suas atividades) havia um modesto livro, de apenas R$2, sendo vendido.

Com tiragem de 500 unidades, qualquer um pode adquiri-lo no centro barra bonitense, que fica na rua: Prudente de Moraes, 1.744, ou ligar para o telefone (14) 3641-0377 para mais informações. Eu, particularmente, não sei dizer se eles enviam pelo correio, mas caso interesse para alguém podem falar comigo que tentarei dar um pulinho lá e adquirir um para você, ok?

Ele tem uma diagramação bem simples, foi feita pelo próprio autor, e tem até mesmo um probleminha na numeração das páginas, mas tudo o que está escrito nele transmite tanto carinho que relevamos isso num piscar de olhos.

Luiz conta desde os primeiros acontecimentos relatados em Barra Bonita envolvendo espíritos, a visita da irmã de um comerciante promissor da cidade e o estranho fato de ela conversar com o nada e os objetos se moverem sem força humana alguma. Tantos acontecimentos intrigantes o levaram a estudar o que estava acontecendo em sua própria casa, mesmo que após ela ter ido embora tudo tenha cessado. Aliás, é triste ver o como as pessoas deixaram de ir ao seu comércio por acharem que sua casa era mal assombrada e o como todos se deixaram envolver com isso e se afastaram aos poucos.

Mas esse senhor não desistiu, ele e sua família enfrentaram todos os obstáculos sempre com muita fé em Deus, Jesus e na prática da caridade. Mesmo quando passavam por dificuldades, eles não deixaram de olhar pelos mais pobres que eles próprios e lhes estender as mãos. Acabaram por ser pioneiros na assistência social, quando isso nem mesmo existia ou tinha um nome. Graças ao grande empenho que tiveram e das pessoas que vieram após ele fundaram o Centro Espírita e o Lar de Amparo a Velhice de Barra Bonita, sem dízimo e sem ajuda de governantes, apenas contando com trabalho próprio e a bondade de quem lhes doava.

O livro é bem pequenininho, mas achei muito bonitinho. Uma pena não ter um ISBN, mas creio que o intuito era mesmo o de vender apenas para quem frequenta o local ou quer conhecer como tudo começou, já que trata-se de um dos centros espíritas mais antigos do país.



Comentários