Ebook: "O Computador-Escritor" por Patrícia Baikal

Título: O Computador-Escritor

Autora: Patrícia Baikal

ASIN: B011HI0NVY

Ano: 2015

Editora: publicação independente

Disponível para compra: https://www.amazon.com.br/product/dp/B011HI0NVY/

Informações adicionais:

Número de páginas: 7



Sinopse:
A invenção de um computador que cria histórias pode acabar com o destino de todos os escritores, especialmente com o de Franco, um frustrado escritor. O avanço da tecnologia faz a sociedade se questionar: Quais os limites entre a máquina e o homem?


Nota:

Resenha:

Primeiro conto que leio da autora Patrícia Baikal e ele é bem profundo, sabe? Já começa te fazendo prender o fôlego pelo fato de o protagonista ser um autor sem sucesso, com vários livros publicados e que esta pensando em suicidar-se. Em tempos onde pessoas dizem que vão se matar em Facebook e se matam, imagina se minha espinha não gelou, hein?

Aí eu vi que não havia nenhuma avaliação para ele no site da Amazon e fiquei ainda mais receosa, sorte que vi que a autora lançou bastante coisa depois então pude soltar minha respiração e dar uma leve acalmada, sabe? Gente, não me assuste assim, ok?

Voltando ao conto, a trama é contada em primeira pessoa. Um autor anda chateado ao extremo, seus livros nunca estão na lista de mais vendidos, tão pouco na lista dos piores. É como se a humanidade ignorasse a existência de suas 12 obras e isso o magoa profundamente.

Mirando a ideia de que talvez possa se tornar famoso após uma morte trágica, como de fato já aconteceu muitas e muitas vezes no mundo real, ele decide que naquela manhã, após o jornal, vai findar sua vida de vez. Quem sabe percebam que brilhante escritor ele era após verem que ele se matou e decidissem avaliar suas obras, não é mesmo?

Mas talvez a vida não seja apenas uma questão de escolha e a "pegadinha" possa estar em meio as notícias diárias. Aliás, ela esta sim! É em meio ao noticiário que algo o revolta a ponto de mudar seus planos e postergá-los por certo tempo. Ele quer ver se aquilo era real e, talvez, quem sabe, pode morrer em paz ou ainda mais revoltado. Porém, quem sabe, aquela notícia ruim não possa fazê-lo mudar de ideia de vez, não?

Eu gostei bastante da escrita da autora, só acho que faltou usar aspas entre as falas e pensamentos que estão em meio a frase dele. Quando ele assiste a TV e as pessoas da notícia "falam", levou um tempo para que eu percebesse que eram falas, então seria bem interessante fazer essa correção gráfica para auxiliar o leitor.


Comentários