Livro: "O Clube das Terças-feiras & Outras Histórias" de Agatha Christie

Título: O Clube das Terças-feiras & Outras Histórias

Título original: "The Tuesday Night", "The Bloodstained Pavement", "Motive v. Oportunity" e "The Blue Geranium" - que são contos curtos extraídos de um livro maior, chamado "The Thirteen Problems" ("Os Treze Problemas")

Autora: Agatha Christie

Tradutora: Petrucia Finkler

ISBN: 978.85.254.3416-6

Ano: 2016

Editora: L&PM

Gênero: Investigação, Mistério


Informações adicionais:
Número de páginas: 96
Tipo de diagramação: sumário curto e diagramação simples, com abres marcados por letras no topo da página em negrito
Cor das páginas: brancas
Fonte: agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Capa: pocket, capa fosca, sem orelhas


Sinopse: 
Para Miss Marple, não existe crime perfeito No pequeno vilarejo de St. Mary Mead, um grupo de amigos se encontra todas as terças-feiras para compartilhar anedotas de casos curiosos e histórias de mistério. Por intermédio de seu sobrinho Raymond, que é escritor de romances policiais, Miss Marple acaba participando desses encontros. Recebida inicialmente com certo descaso – afinal, o que uma senhora solteirona do interior poderia saber sobre crimes? –, ela demonstra, a cada história, toda a sagacidade que adquiriu observando a natureza humana na aparentemente pacata cidadezinha. E tudo isso sem perder pontos no tricô. Nos quatro contos que compõem este livro (O Clube das Terças-Feiras , A calçada manchada de sangue , Motivo x oportunidade e O gerânio azul), Agatha Christie elabora os mais surpreendentes enigmas, desafiando Miss Marple – e o leitor – a solucioná-los.

Nota:


Resenha:

Agatha Christie teve muitos detetives e detetives amadores interessantes. Se Poirot era um profissional, Tuppence, Tommy e a simpática Miss Marple levam seu amadorismo e sua sagacidade um a outro nível. Mas enquanto a amável Tuppence e seu atrapalhado marido Tommy são pessoas de ação, que não sem (tanto) medo de se infiltrar e mirar na verdade e não parar até encontrá-la (mesmo sendo adoravelmente atrapalhados), Miss Marple faz o tipo parado, tal qual Poirot. A simpática velhinha faz o tipo tia e quase ninguém lhe dá crédito algum em seus primeiros livros pois a veem apenas como "uma velha fofoqueira", mas aos poucos ela foi conquistando seu espaço e acabou se torando a segunda  "detetive" mais famosa de Agatha.

Ela mora no pequeno, mas nada pacato, vilarejo de St. Mary Mead - local fictício ciado pela autora - na Inglaterra. As outras pessoas do local sabem que ela "vê" tudo, até o que ninguém vê. Mas o fato é que ela tem um olho clínico maravilhoso para detalhes simples do cotidiano. Enquanto os detetives reais criam teorias, ela olha ao redor e vê o que houve através das pequenas pistas do cotidiano e comparando com acontecimentos de se passado.

O mais legal de tudo é que quando ela começa a contar algo do passado, algo que a lembra a tal situação em investigação no primeiro momento, sempre vai lhe parecer uma viagem tresloucada sem qualquer motivo aparente para que ela tenha feito tal conexão mas, ao final, quando todo o caso é revelado em minúcias o que ela contou faz todo sentido e você se sente até envergonhado por ter, como outros personagens, não dado tanto crédito a ela.

Eu não li muitos livros da Miss Marple,mas ainda sigo firme e forte com a minha meta (sem data para acabar) de ler todos os livros da autora (na medida em que os compro, pois vou pelos preços e não estou seguindo a lista de lançamentos - ou aí sim que não conseguiria ler nunca, ehehhe) e tenho lido alguns dessa senhorinha que tem que encantado.

Este livro em específico são 4 contos rapidinhos onde Miss Marple faz suas deduções de quatro acontecimentos de forma simples e certeira. Mas, a graça maior deste aqui,é que Miss Marple faz parte de um "clube" entre amigos que se reuni todas as terças a noite para "debater" casos estranhos. Um deles deve contar um crime, sabendo sua solução, mas não a relevando, assim todos os membros precisam opinar e tentar chegar a conclusão do final.

Como essa reunião começa a acontecer justamente na casa de Miss Marple entre um grupo bem diversificado de pessoas, aqueles que não lhe davam muito crédito acabam tendo que dar o braço a torcer e ouvir as teorias dela, o que causa um certo espanto quando veem que ela consegue desvendar os crimes sempre de sua forma simples e certeira.

Eu não sabia que ele era na verdade uma coletânea com alguns casos de outro livro, intitulado "Os treze problemas", mas para quem não leu aquele, vale muito a leitura deste. Afinal, ele é finíssimo, no formatinho perfeito para ficar em uma bolsa e para ler quando a fila não anda. Eu adorei, e já estou atrás dele completinho para ler.

Comentários