Mangá: "O Cão Que Guarda As Estrelas" de Takashi Murakami

Título: O Cão Que Guarda As Estrelas

Autor: Takashi Murakami

ISBN: 9788577879045

Ano: 2014

Editora: JBC


Informações adicionais:

Número de páginas: 128

Tipo do papel: papel jornal



Sinopse:
A história conta uma aventura vivida por dois companheiros, um simples senhor, sem dinheiro, emprego, ou família, e seu cachorro, que farão o possível para viver e sobreviver a sua “viagem” pelo interior do Japão.

O grande diferencial da narrativa fica por conta do ponto de vista. Os acontecimentos são vistos sempre pelo olhar do cachorro, e a perspectiva canina dos fatos e seus sentimentos são os companheiros do leitor ao longo das páginas. 



Nota:



Embora eu goste de mangás, acho que é a primeira vez que vou fazer a resenha de um (e não apenas nesse blog, é a vida mesmo!).

Takashi Murakami tem um traço bem bonito, mas o que mais chama a atenção é o como ele conseguiu criar uma trama poderosa tendo como protagonista um homem barrigudo e um cachorrinho.

Eu chorei por boa parte do mangá, afinal a mensagem toda é muito linda. Me lembrou vagamente aquele filme "Sempre ao Seu lado" de 2009, com o Richard Gere. Que, aliás, foi baseado em uma história real, e que por isso faz o coração da gente apertar ainda mais. Mas, deixemos o filme de lado e vamos falar do mangá em questão :D


Diagramação:

"O Cão Que Guarda As Estrelas" foi lançado pela JBC no ano passado, 2014, e vem com 128 páginas. A capa é linda, na frente (que para nós seria o verso) há um cachorrinho em meio a girassóis e no verso (que seria a nossa capa) um carro abandonado.

Como ele é igual ao lançamento original, você lê ele de trás para frente da esquerda para a direita. Para quem não está acostumado,esse tipo de leitura "buga" a mente no começo, mas logo você acabará lendo sem perceber que essa é a forma inversa de leitura para nosso cérebro ocidental.

As folhas internas são em papel jornal (tal qual é o original) e os desenhos não são pintados, ok? Sim, sempre vale a pena avisar, pois vai que a pessoa espera encontrar algo colorido como os gibis, não? Se bem que quem lê Turma da "Mônica Jovem" ou "Chico Bento Moço" não vai estranhar o pepel e o tipo de traços sem cor, já que ambas as publicações seguem esta linha também.


Resenha:

O cãozinho é pego ainda filhote pela filha do senhor. A doce garotinha se apaixonou por ele e quis tê-lo como seu bichinho.

Infelizmente, o encontro inicial do cão e do senhor não foram dos melhores, já que assustado o cãozinho morde seu rosto para defender-se ao ser acordado em sua caixinha.

Porém, mesmo carrancudo, vamos vendo o como esse senhor vai aos poucos sendo cativado pelo cão. Tanto que quando sua mulher pede divórcio e o deixa sem "eira e nem beira", o homem leva o cachorro com ele e só aceita ir para lugares onde ele possa entrar.

A relação do cão e seu dono vai evoluindo e não são poucas as oportunidades que temos de ver que o cão não estava equivocado ao achar que seu dono tem um bom coração. Sim, ele é ranzinza, mas nós podemos ver que por baixo dessa grossa casca de rabugice há um bom homem.

Eu gostaria de contar mais sobre a trama sem revelar as partes que me fizeram chorar, mas meus olhos já estão cheios de água só de lembrar desses momentos.

Se você gosta de animais, certamente vai gostar deste mangá. E, se você conhece uma pessoa que não gosta, experimente dar ele de presente a ela. Certamente isso vai mudar a visão da pessoal sobre os animais.



Leia também:
- "O Outro Cão Que Guarda As Estrelas" de Takashi Murakami

Comentários