Ebook: "Deus" de Pedro Henrique Gomes

Título: Deus

Autor: Pedro Henrique Gomes

ISBN: B0127J0UOC

Ano: 2015

Editora: o autor não possui, ele publica textos de forma independente

Está participando do Concurso Brasil Em Prosa

Disponível para compra: http://www.amazon.com.br/Deus-Pedro-Henrique-Gomes-ebook/dp/B0127J0UOC/

Informações adicionais:

Número de páginas: 4


Nota:

Resenha:

Quando estava vendo os contos do concurso da Amazon o de Pedro Henrique Gomes me chamou a atenção. O título é apenas "Deus" e as páginas abertas de um livro são o que ilustram a capa. Juro que eu pensei que ele usaria um dos temas: 1) um conto de auto ajuda; ou 2) um conto religioso. Mas a sinopse não apontou para nenhum deles.

A curiosidade me fez ler este conto e tive uma grata surpresa. A ideia dele e a premissa é muito original (tão boa que me deu aquela sensação de "poxa, como ninguém teve este ideia antes? Porque eu não tive essa ideia?).

O conto é sobre um aspirante a escritor que publicou uma obra através da gráfica de um amigo tempos atrás. Mas como ele não conseguiu chamar a atenção de uma grande editora, acabou deixando o sonho de ser escritor de lado e mudando de emprego.

Com o tempo a escrita deixou de ser até um hobby e foi esquecida e é neste ponto que a história começa. O protagonista (o autor) está em sua casa quando uma figura, de feições levemente conhecidas, entra pela porta e o acusa de tê-lo matado.

A primeira reação do ex-autor é de negar, afinal ele poderia parecer alguém conhecido, mas isso não queria dizer nada, afinal ele tem plena certeza de que nunca matou ninguém na vida e não poderiam estar acusando-o de forma mais injusta.

Porém o “acusador” não está disposto a deixar a história de lado e explica que ele o matou sim: nas páginas de seu livro! E é neste ponto em que o ex-escritor tem que concordar, pois reconhece o rapaz como Jonas, um personagem “bad boy” que perdeu a vida nas páginas de seu livro para que a ex-namorada, Luana, pudesse encontrar alguém melhor e ser feliz – fatos que Jonas discorda.

Mas e agora? O que o escritor poderá fazer? Como sair desta enrascada que ele mesmo criou? E, afinal de contas o que Jonas realmente quer ali? Será que está em busca de vingança?

Eu gostei muito deste conto, mas há duas coisinhas que acredito que poderiam ser mudadas nele. A primeira é que os pensamentos do escritor não estão entre aspas ou em itálico, você só percebe que a frase remetia a um pensamento após a vírgula e isso tira um pouco o charme da coisa. A segunda é que foram usadas pelo menos umas três vezes a tecla "tab" no começo de cada parágrafo e a margem acabou com uns bons quatro dedos de distância do início da folha (enquanto uns não usam nada o recurso, o autor deste exagerou). O que, em dispositivos com tela menor, acaba fazendo com que uma ou duas palavras apenas apareçam na linha inicial do parágrafo (então o parágrafo começa no final da linha).

Porém, em questão de criatividade e execução o conto é sensacional.



Comentários

  1. Ana,

    Cheguei a comentar aqui, mas acho que o que escrevi apagou! Bem, só passei no seu blog pra agradecer imensamente o seu comentário. Andava meio distante da literatura e fiquei muito feliz que tenha gostado do meu conto "Deus". Me deu forças pra continuar escrevendo.

    Aproveito e te convido para ler o novo conto que postei: "Um Só Corpo" (http://www.amazon.com.br/Um-Corpo-Pedro-Henrique-Gomes-ebook/dp/B012P50GRE/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1438264433&sr=8-1&keywords=um+s%C3%B3+corpo), que a partir de amanhã ficará gratuito na Amazon.

    Obs: Vou tentar republicar o conto "Deus" com uma formatação melhor. É que, como não tenho Kindle, confesso que fico meio perdido como o livro fica parecendo no leitor digital. Obrigado por me avisar para que eu tente melhorar o problema.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro!

    Infelizmente o blogspot às vezes faz destas... me desculpe....

    Eu gostei muito de seu conto sim, achei ele sensacional. Não poderia apenas comentá-lo lá na Amazon, estão fiz essa resenha mais abrangente aqui e coloquei ela no skoob também. :D Espero que desta forma mais pessoas encontrem seu conto para ler, pois ele é muito bom mesmo!

    Fico muito, muito,muito feliz que tenha entendido que os pontos em que toquei da diagramação foi para melhor. Pois infelizmente há autores que não entendem, acham que é implicância, mas para quem tem dispositivos de telas menores (como eu que leio no netbook ou no celular) a diagramação acaba sendo muito importante, pois você pode se perder em uma tela e ter que reler tudo de novo (eu já fiz muitas vezes isso em alguns contos onde o pessoal nem marcava o parágrafo com um tab :(

    Eu acabei de baixar o seu outro conto e vou lê-lo sim! Gostei muito da sua forma de escrita e agradeço imensamente pelo retorno seu por aqui. :D

    Acabando o concurso da Amazon eu ainda lerei vários outros. Pois, olha só, eu tenho uns 200 na lista para ler ainda e a promoção acaba hoje, uma penina, mas não consegui ler tudo antes, soube do concurso muito tarde... :(

    Fico super feliz por vê-lo aqui! Super obrigada por comentar e me alegra muit ter conseguido dar uma ajudinha para melhor e (claro) espere me ver logo comentando o outro conto também :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário