Especial: Diários do Vampiro

Olá, tudo bem?

Hoje na parte de especiais teremos algo um pouquinho diferente. Nós vamos falar um pouco sobre as três versões de "The Vampire Diaries", as duas literárias e a para a televisão, apontando algumas diferenças entre si para tentar ajudá-los na hora de iniciar suas leituras das coleções de livros ou assistir a série, e não ser pego de surpresa.

Sinta-se bem vindo e aproveite esse especial.



No começo, havia a obra de Lisa Jane Smith, datada ainda do final dos anos 80 e início de 90, mas que acabou ganhando uma continuação após ter seus direitos comprados para a produção de uma série para a televisão.

Na trama original, apenas os quatro primeiros livros "Despertar", "O Confronto", "A Fúria" e "Reunião Sombria"; que após o incio das produções da série de televisão para a CW ganhou a continuação de mais três fases, a segunda fase chamada "O Retorno" e contando com os livros "Anoitecer", "Almas Sombrias" e "Meia-Noite", a terceira chamada "Os Caçadores" e contando com os livros "Espectro", "Canção da Lua" e "Destino", e por fim a quarta fase, com livros ainda não lançados no Brasil e que leva o nome de "The Salvation" (em português "A Salvação") e que conta com os livros "Unseen" ("Invisível"), "Unspoken" ("Mudo/Sem Voz") e "Unmasked" ("Sem Máscaras"). Posteriormente, após o lançamento da série de televisão, uma nova série de livros foi lançada, dizendo-se basear na série de televisão e contando com seis livros chamados "Origens", "Sede de Sangue", "Desejo", "Estripador", "Asilo" e (o ainda não lançado no Brasil) "The Compelled" ("O Agraciado/O Agradecido").

Do primeiro ao sétimo livro (fases 1 e 2) a autora foi L. J. Smith, a verdadeira criadora da série de livros e que posteriormente foi substituída por Aubrey Clark (que só tem seu nome constante nas 3 últimas obras como autora). E logo eu explico o porque disso.

Diários e suas sagas:

Os livros da saga original, na verdade, foram pouco utilizados durante a criação da série de televisão. No máximo foram usados nomes e algumas características. Mas em sua grande maioria, a série lembra muito pouco (ou quase nada) a saga original em livros.

Para se ter uma ideia de alguns mudanças, segue uma pequena listinha:

- A nacionalidade dos irmãos Salvatore é italiana e eles nasceram no tempo Renascentista nos livros originais.

- Nos livros originais: o pai deles, Giuseppe, trouxe os filhos para a América com a intenção de deixar para trás as dolorosas lembranças de sua falecida esposa, que morre dando a luz a Stefan. Na série, eles sempre moraram na América, mas seu pai é de origem italiana e sua mãe não está propriamente morta. Já na coleção variante de livros a cidade de moradia deles também sempre foi na América e nada sobre a ascendência italiana é mencionada, além de o fato da mãe deles ter morrido quando Stefan tinha entre 3 e 5 anos (pois ele menciona recordar-se dela em um dos livros).

- Na coleção de livros originais o nome da cidade é Fells Church (nome dado em homenagem a uma das famílias fundadoras), enquanto na série da televisão e na série variante de livros ela leva o nome de Mystic Falls (e os próprios Salvatore são uma das famílias fundadoras da cidade).

- Na série original de livros, Stefan tem olhos castanhos e cabelos castanho-escuro e é descrito como um pouco mais alto que o irmão, na série, Paul Wesley (que interpreta Stefan) tem olhos esverdeados e os cabelos louro escuro, porém é mais baixo que o ator que interpreta seu irmão. Na descrição da série variante, as características físicas da série de televisão são mantidas.

- Na série original de livros, Damon é descrito com olhos negros, cabelos negros extremamente lisos e rebeldes, além de ser mais baixo que seu irmão, Ian Somerhalder (que interpreta Damon) tem olhos azuis, cabelos negros (porém levemente encaracolados e que foram sendo mais alisados no decorrer da série de televisão) e é mais alto que o ator que interpreta seu irmão. As características físicas do personagem na série variante de livros também segue as descrições da série de televisão.

- Katherine é descrita como tendo cabelos lisos tão loiros que chegam a ser prateados e olhos azuis tão claros que parecem cinza, enquanto sua "cópia" Elena e descrita com cabelos lisos, mas com uma tonalidade de loiro ligeiramente diferente, ou seja, louro dourado, e olhos azuis profundos (uma tonalidade mais escura). Na série de televisão ambas são interpretadas pela atriz Nina Dobrev, de olhos castanhos, cabelos castanhos e que para Elena usa-os lisos e para Katherine encaracolados, além de modular a intensidade de sua voz de forma diferenciada para cada uma das personagens. A Katherine da obra variante segue a descrição da Katherine da série de televisão e Elena não chega a fazer parte da trama.

- Bonnie na série de livros originais tem o sobrenome de McCullough, é ruiva, de olhos azuis, baixinha e com sardas no rosto, também é descrita como levemente gordinha. Na série de televisão a personagem ganhou o sobrenome de Bennett e é interpretada por Katherine Gharam, de olhos e cabelos castanhos, pele negra e corpo escultural. A personagem também não chega a fazer parte da coleção de livros variantes.

- Outras curiosidades que valem a pena pontuar são que Caroline é uma das vilãs na coleção originais de livros, mas na série de televisão ganha o posto de uma das amigas mais fiéis de Elena. E a irmã de Elena, que nos livros é uma garotinha pequena chamada Margaret e na série é um garoto adolescente chamado Jeremy.

Se fosse enumerar todas as diferenças das obras eu acho que levaria muito tempo, mas em essência creio que já deu para entender um pouco o que se passa, não?


Enredo:


Mas não é apenas as características físicas dos personagens que mudou de uma mídia para outra. Embora o princípio seja de que dois irmãos são transformados pela mesma vampira e no futuro se apaixonam pela mesma garota, que é a descrição exata da primeira, fora isso as obras parecem ser totalmente diferentes.

Stefan nos livros mora em uma pensão de uma senhora chamada Flowers e que com o tempo descobrimos ser uma poderosa bruxa que após envelhecer decidiu passar-se por uma pessoa comum, levemente tida como doida, em uma cidade interiorana. Nem mesmo Stefan sabe a verdade sobre a senhorinha e a principio ele acha que ela não sabe o que ele é, mas é grato por sua acolhida e pela forma maternal que ela o trata.

Enquanto na série de televisão, o rapaz aparece para visitar um de seus descendentes, mas para todos os efeitos ele é tido como seu "tio", por aparentar ser bem mais velho. Ele até gosta de Stefan, mas deixa claro que não vai tolerar Damon em sua casa e da pra notar o quanto ele o teme.

Na virada, o próprio enredo da série acaba sendo muito diferente dos livros, e salvo alguns vilões como Klaus, a maioria dos grandes problemas que eles enfrentam nos livros (como os irmãos raposa e o mundo sombrio) nunca chega a acontecer na série de televisão.

Com tantas diferenças, a ideia de uma coleção de livros variantes da série e que deveria ser baseada na trama que se desenvolvia na televisão, mas apontando o passado dos personagens pareceu ser uma boa ideia, certo? Afinal,há tantos flashbacks, é só pegá-los e desenvolvê-los melhor, certo? Quem dera fosse isso mesmo,não? Já que a série variante não parece decorrer tão fielmente assim e isso vai se tornar bem claro na medida em que você for lendo esses livros e vou tentar pontuar algumas diferenças também para auxiliar. No entanto, não vou resistir em dar uma breve pincelada no assunto, sabe? Então, vamos lá!

O motivo principal da saga literária de origem, da série de televisão e da saga variante também diferenciam-se um pouco entre si. Na saga de origem Stefan e Damon moram na Itália renascentista, são filhos de um fazendeiro importante e órfãos de mãe (a mãe de Stefan morreu no parto dele e isso fez com que seu próprio pai não conseguisse amá-lo totalmente). Na série de televisão, Stefan e Damon são irmãos, mas a cidade em que moram fica nos Estados Unidos, seu pai tem uma grande casa e sua família é uma das fundadoras da cidade, a mãe deles foi dada como morta, mas na verdade ela estava viva e faz parte das criaturas da noite (mas leva anos para que eles descubram isso). E agora, na série variante, Stefan e Damon ainda são irmãos, também moram em uma cidade americana, mas na zona rural, são muito ricos e influentes, mas o pai deles ainda quer arranjar um casamento vantajoso para o caçula a fim de se tornarem ainda mais poderosos, e a mãe dos garotos é dada como morta enquanto Stefan já era maiorzinho, pois ele chega a citá-la em algumas lembranças.

Katherine é a responsável por transformar os irmãos em todas as versões em vampiros, seduzindo-os e brincando com seus corações (pobres meninos ricos, tsc tsc). Katherine na coleção original de livros tem os cabelos tão claros que chegam a ser prateados, extremamente lisos e olhos acinzentados (enquanto Elena tem os cabelos dourados, também lisos e olhos azuis), já na série de televisão e nesta saga variante, seus cabelos são de tonalidade marrom chocolate e cachos, e os olhos de ambas são castanho escuro.

Mas não são só as características físicas que sofreram alteração não, o psicológico dos personagens também for modificado, bem como suas motivações. Já que Stefan e Damon são transformados pela mesma mulher, Katherine, e reagem de forma diferente a isso. Enquanto nas saga original Stefan pega aversão de Katherine após ver que eles se tornam vampiros por culpa dela, Damon a ama profundamente e canaliza sua revolta contra o irmão por tê-la "delatado ao seu pai", ficando por séculos distante do caçula para não matá-lo e só voltando a vê-lo por perceber que de alguma forma seu irmão está atrás de uma garota que fisicamente lembra Katherine. Na série de televisão, dá-se a entender que Stefan gostou da transformação a princípio e não queria perder o irmão só porque a garota que os transformou morreu, ele o faz completar a transição, mas é aí que nasce a animosidade entre eles, já que Damon decide dedica sua vida toda a persegui-lo e estragar seus planos de alguma forma. Mesmo quando ele encontra Elena, pois a intenção inicial de Damon é apenas destruir as chances de romance do irmão com a garota que tem a audácia de lembrar a mulher que ele ainda ama. Nesta nova coleção, Stefan se arrepende do pai ter descoberto Katherine por conta dele, Damon o culpa disso, mas quando se veem em nova perspectiva de vida e sem Katherine, os dois acabam se entregando em uma relação fraterna de amor e ódio, já que Damon jura que vai atormentá-lo por toda a vida, mas não sai de perto e sempre acaba ajudando-o de alguma forma ou sendo ajudado (e, creio que, não vamos chegar a vê-los encontrar Elena, então ficará essa incógnita).

E quanto ao amor? Bem, Stefan nos livros originais garante que nunca mais amou ninguém após Katherine, que a traição dela que fez com que ele e seu irmão se tornassem em vampiros foi tanta, que ele nunca mais pode confiar em ninguém amorosamente. Enquanto na série de televisão vemos que ele até tenta engatar um romance com Rebekah antes de encontrar Elena e termina a série casando com Caroline. E nesta série variante, bem o coração do moço é volúvel, sabe? A primeira ele nem estava interessado, mas sentiu pena depois que Katherine a matou, mas a cada novo livro ele cai de amores por uma mulher diferente! O que, francamente, se você realmente quiser considerar essa série como o mesmo universo da série soará como uma grande mentira para o que ele diz a Elena lá, não? Ok, lá ele até tentou amar Rebekah, tentou ser feliz, e por estar em sua fase predador, ele não tinha sentimentos ativados, mas romanticamente falando, Elena realmente foi a primeira, certo? Tanto que rever Katherine não abala seu coração, mas o dela, que sabe ser amada por Damon, mas não aguenta a ideia de não ter o coração de Stefan.

Na saga original, a autora faz questão de pontuar que a semelhança física de Elena acaba atraindo Stefan para espiá-la e por estar por perto ele acaba salvando-a da morte, mas não tem tempo de salvar seus pais. E após salvá-la, ele vai percebendo o como somente fisicamente elas se parecem, mas em suas atitudes, anseios e sonhos elas são totalmente opostas. Elena é capaz de dar sua própria vida pela de quem ama, já Katherine preserva-se sempre e sem culpa. Essa diferença moral é o que faz Stefan se apaixonar por Elena. Ele não sente falta do que as lembranças de Katherine o trazem, ele realmente estava curioso, mas conhecer Elena o encanta. Enquanto para Damon, a semelhança entre elas o faz persegui-la e querer transformá-la em uma nova Katherine. Ele não acredita na bondade e a todo tempo busca tentá-la para o mau, não entendendo o como ela pode ser tão "fraca" se podia ser uma verdadeira "rainha da noite".

Na série, não é bem pela moral de Elena que Stefan se apaixona. Ele realmente esta curioso por conta de sua semelhança e por a observar acaba salvando-a de um acidente que acaba mesmo por vitimar os pais dela. Mas embora negue para si e para todos que amou Katherine, ele buscava sim uma pessoa igual a Katherine e isso é o que serve de incentivo para cortejar a moça. Conhecer as diferenças entre elas o encanta, é fato, tanto que ele descobre que não amava mais Katherine e a repudia quando volta a vê-la. Mas é que isso só acontece quando ele percebe que amava a memória de uma mulher e não a real mulher que existiu. Enquanto que para Damon, conquistar Elena é um simples jogo que ganhar o que é de seu irmão e fazê-lo sofrer. Afinal, ele nunca esqueceu que a vampira dividia a cama com ambos e acha que a nova namoradinha do irmão não deve ser lá esse poço de virtude não e, pasme, acho que ele esta certo, hein? Pois no decorrer da série Elena muda tanto de "amor da vida dela" que fica complicado entender se ela realmente ama alguém ou vai com a maré.

O triste de tudo isso e o propósito maior de termos um terceiro universo, que não respeita o que aconteceu nos livros ou na série, é que a editora decidiu substituir a autora dos livros. L. J. Smith tinha um propósito para seus personagens e foi construindo suas relações no decorrer dos livros. Ela mostrou o como nenhum deles era perfeito ou exemplares, o como todos se amadureceram ao conhecer o amor de fato e o como isso vai mudando a vida deles. Damon nem mesmo ficaria com Elena no final das contas, já que é construído todo um propósito de amor maior e de auto conhecimento de si próprio nos livros e é lindo ver o como ele sentia apenas um sentimento de posse com Elena/Katherine, mas que fica maravilhado ao entender o que é amar de verdade ao confrontar seus sentimentos a cerca de Bonnie.

Acontece que para a editora, a ideia de juntar Damon e Bonnie não soava algo tão promissor, e quando viram o que Lisa estava fazendo sutil e belamente a forçaram a mudar os rumos ou a mandariam embora. Em seu site ela contou que não acreditou, que achou que era apenas uma "sugestão do editor", mas que isso foi o motivo para contratarem uma ghostwriter para continuar o livro por ela, mas ainda se valendo do nome dela para vender. Talvez isso seja mais frequente do que saibamos, não é mesmo? Se não fosse Lisa contar seu drama aos leitores, quem poderia supor? Tanto que ela mesmo perdeu o direito sobre sua obra e a ghostwriter que a assumiu (a Aubrey Clark) tem que seguir o que lhe é determinado (e eu acho que deva ser um trabalho difícil para ela também, além de entender o como ela deve sofrer sendo crucificada pelos fãs de Lisa que não entendem que ela é tão inocente como a autora original foi).

Autora não declarada:


Se você reparar bem na capa desta nova coleção, verá que não há um autor declarado. Ela apenas diz que é baseado na obra de L. J. Smith e na série de Kevin Williamson e Julie Plec, mas não há o nome de quem escreveu. Aubrey Clark não ganha credito nem pela série original (ao qual caiu no seu colo de paraquedas) e muito menos por essa nossa versão. No máximo, os editores aceitaram colocar seu nome em alguns livros que encerram a coleção de "Circulo Secreto", mas ainda assim, muitos números após ela já ter assumido-a também.

É por essa e outras que digo. Infelizmente essa nova série de livros não é fiel a série de televisão como diz na capa, e também não soube dar seus créditos a pessoa que a está escrevendo. Bem ou mau, ela segue o que mandam, certo? E se não fosse ela, seria qualquer outro nesta situação, então menos ódio, por favor! Eu simplesmente amo a criatividade e a escrita de Lisa Jane Smith, ela está entre uma das autoras que mais admiro e respeito, mas ainda assim, tenho pena da substituta, sabe? Fazer o que....


Algumas imagens criadas por fãs para pontuar as diferenças:

Bonnie:

Apenas um pequeno adendo: os olhos de Bonnie nos livros são verdes e ela possui sardas.


Elena:

Katherine:




Comentários