Livro: "Os Mistérios de Enola Holmes (Livro 3): O Caso dos Buquês Bizarros" de Nancy Springer

Título: Os Mistérios de Enola Holmes (Livro 3): O Caso dos Buquês Bizarros

Título Original: The Case Of The Bizarre Bouquets: an Enola Mystery


Autora: Nancy Springer

Tradução: Paulo Ferro Jr.

ISBN: 978.85.7679.395-3

Ano: 2010

Editora: Novo Século

Gênero: Aventura, Ficção, Policial ou Investigação


Informações adicionais:
Número de páginas: 168
Tipo de diagramação: simples, os abres dos capítulos possuem arabescos trabalhados
Cor das páginas: amareladas
Fonte: agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Capa: em papel normal, brilhante, com orelhas laterais


Sinopse: 
Até mesmo Sherlock não tem a menor ideia de onde ele possa estar. Enola está intrigada, mas sabe que precisa ter cuidado; ela ainda está se escondendo de seu irmão mais velho, e se envolver nesse caso pode ser algo desastroso. 

Mesmo assim, Enola não consegue evitar e começa a investigação; e quando ela encontra aquele buquê bizarro – com todas as flores simbolizando a morte – que foi entregue na residência dos Watson, sabe que precisa agir, e agir depressa. 

Enola deve usar toda sua esperteza para vencer esse vilão sinistro e desconhecido – e seu irmão famoso, que está chegando cada vez mais perto de encontrá-la – antes que as coisas se tornem mortais para o Dr. Watson. 

Poderá Enola resolver o mistério dos buquês bizarros e salvar a vida do Dr. Watson – e ainda ficar um passo a frente de Sherlock Holmes?

Curiosidades e informações:


A autora Nancy Springer baseia sua obra no detetive criado por Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes, e usa de personagens criados pelo autor para dar vida a sua própria personagem nesta coleção de 6 livros.

Eu gostei bastante da coleção, mesmo que não tenha reconhecido no Mycroft dela o que eu tive em mente ao ler os contos originais onde ele apareceu. Porém, convenhamos, não há muito o que se usar de factual nas atitudes do "mais inteligente dos irmãos Holmes" e coube mesmo um improviso por parte dela.

Os livros, mesmo sendo infanto juvenis, são tão envolventes que você passa pela leitura de todos sem perceber. Aliás, quando se acaba um, obrigatoriamente somos levados a ler o seguinte, algo maravilhoso e empolgante quando se trata de sagas de livros.

Sem contar que os livros trazem curiosidades pontuais interessantes e que são verídicas, o que ajuda a aprender um pouco mais ao ler. Por exemplo, as explicações dos significados das flores, o que, para as mulheres é bacana, mas para os homens é bem útil para não dar aquela flor com significado errado pra paquera ou pra mãe, sabe? E você vai aprender isso em um livro de mistério,então nem tem como ser "zoado" pelos amigos.

Porém, uma coisa triste eu tenho que contar, faltou um certo cuidado da editora na hora de trabalhar a obra, já que os 3 primeiros livros só saíram em capa simples e os 3 últimos apenas em capa dura, o que visualmente não é bacana para quem quer fazer a coleção, não acham? Este, aliás, é o último com capa simples.


Outro ponto que me deixou chateada foi a falta de revisão no texto, já que o tradutor era um moço e constantemente Enola responde como um rapaz ("obrigado", "agradecido" e por aí vai), o que não é bacana para a faixa de idade no qual ele é destinado, afinal faz com que as meninas em fase de vestibular acabem naturalizando um erro que tira muitos pontos na hora da redação.


Nota:


Diagramação:

Tal como o anterior, a fonte tem serifas e como as páginas são amareladas, é bem gostoso de se ler. Possui orelhas laterais, como os dois anteriores, que podem ser usadas como marcadores de página. Os capítulos tem uma marca mais elaborada nos abres, o que ajuda bastante na localização. Ele é exatamente igual aos livros anteriores, que já comentei anteriormente e fotografei aqui, mas do próximo em diante a coleção passa a ter capa dura.

Salvo os errinhos de digitação ou de concordância, a coleção é fabulosa e acho uma pena só ter descoberto ela agora. Mas recomendo a leitura para dar a crianças ou jovem adolescentes, que não gostam muito de ler, mas que vão acabar fisgados pela trama,com certeza.

Tos dos livros começam no ápice da história, tendo o primeiro capítulo sempre voltado ao acontecimento mais marcante dele e posteriormente recuando no tempo para explicar como Enola foi parar ali. Um recurso narrativo bem bacana e que ajuda ainda mais a criar aquela curiosidade.


Resenhas:

O livro começa justamente explicando onde está o desaparecido Dr. John H. Watson! O médico,amigo de Sherlock, desapareceu misteriosamente e nem mesmo o grande detetive consegue encontrar o seu paradeiro.

Enola descobre sobre o desaparecimento por conta dos jornais. Ela conheceu o médico em pessoa no livro anterior quando ele, sem querer, acabou avisando-a que Sherlock estava a sua procura e que havia um caso recusado pelo irmão dela, mas que poderia ser seu primeiro caso.

Aliás, ele lhe abriu algumas portas sim, e o Dr. Ragostin agora tem outros casos em andamento, mas o desaparecimento de Watson (que ela conhece a tão pouco tempo, mas já considera pakas- ehehhe), requer sua atenção imediata!

Pesarosa de que John tenha falado sobre Ivy para Sherlock, ela precisa de um novo disfarce, a fim de conseguir informações relevantes sobre o desaparecimento dele com sua esposa. E, aliás, a fim de tentar descobrir se o próprio Sherlock tem alguma ideia de quem ela "é" atualmente e se corre perigo de ser desmascarada.

Se passando por uma antiga paciente do Dr. Watson em um novo disfarce (que a deixa absolutamente deslumbrante, tal qual ela imagina que seus irmãos nunca poderiam supor ser possível ela estar), Enola vai a casa dele e conversa com Mary Watson, a preocupada esposa.

Enola descobre que John foi chamado com urgência, que lhe pediram para deixar sua maleta e que ele (provavelmente) possa ter pensado que se tratava de um caso com Sherlock, por isso não achou estranho a pressa. Mas que após isso, desapareceu totalmente.

A situação fica ainda mais estranha quando Enola nota os buquês que Mary vem recebendo, entre eles (pois até ela a levou um em respeito e solicitude) há um nada comum. Aliás, as "flores" usadas são na verdade símbolos de mau preságio e morte iminente. Mas nem Mary e muito menos Sherlock, que dá as caras na residencia bem no momento em que ela se encontra ali, suspeitam de nada desses buquês e não veem o perigo iminente que grita para eles camuflado em "simples flores".

A irmã mais nova dos Holmes precisa correr contra o tempo e descobrir onde o médico esta sendo mantido e por qual motivo, já que mesmo seus brilhantes irmãos não fazem ideia do paradeiro dele.

Aliás, não pense que os irmãos dela desistiram de encontrá-la não. E mesmo que ela tenha suplicado (criptograficamente) para que sua mãe a encontre, a senhora Holmes não esta disposta a desistir de sua liberdade para ajudar ninguém, e granate que tem certeza de que ela saberá sim virar-se sozinha. Mas, um encontro é marcado, e dividida entre a insegurança e a esperança, Enola não sabe se vai até o local ou se desiste de vez de rever sua mãe por hora.

E, uma vez descoberto o paradeiro do médico, como Enola poderá resgatá-lo de lá? Será que conseguirá influência o bastante para tal? Ou terá que recorrer a seus irmãos e correr o risco de ser pega? Ela não quer de forma alguma que seu irmão e Mary percam Watson, pois o pouco que conhece dele (e grande parte por conta dos livros que ele escreve narrando as aventuras dele com seu irmão) não a deixam saída, e tudo que ela sabe é que salvá-lo é prioridade extrema.



Outros livros da coleção:
Livro 1: O Caso do Marquês Desaparecido
Livro 2: O Caso da Senhorita Canhota
- Livro 3: O Caso dos Buquês Bizarros
- Livro 4: O Caso do Estranho Leque Rosa
- Livro 5: O Caso da Crinolina Misteriosa
- Livro 6: O Caso do Adeus Cigano



Comentários

  1. Resenha precisa como sempre, vc sabe bem esconder informações que revelem o restante do livro heheh

    ResponderExcluir

Postar um comentário