livro: "Pombagira A Deusa" por Alexandre Cumino

Título: Pombagira A Deusa - Mulher Igual Você

Autor: Alexandre Cumino

ISBN: 978.85.370.1223-9
Ano: 2019
Editora: Madras

Gênero: Estudo, religioso, Umbanda

Informações adicionais:
Número de páginas: 144
Tipo de diagramação: Simples, com fontes serifadas em tamanho agradável para a leitura.

Sinopse: 
Para receber os primeiros textos deste livro, a Pombagira exigiu dele uma nova consciência. Assim que iniciou a escrita, ao se encantar com o próprio texto inspirado ela lhe disse: "Quer saber mais? Quer conversar comigo? Então estude o Feminismo Negro". Dessa forma, o livro Pombagira A Deusa - Mulher igual você traz uma nova consciência sobre Sagrado Feminino na Umbanda e outras verdades que questionam nossos valores patriarcais, machistas, sexistas, racistas, colonialistas e inconvenientes para quem está em sua zona de conforto privilegiada.

 Nota:

Resenha:

Havia lido o livro "Exu Não é Diabo" do autor Alexandre Cumino e gostado muito, então minhas expectativas para esse estavam bem altas, no entanto me senti bem frustrada...

Diferente daquele, este aqui não faz um contraponto de análises com as "deusas" femininas (tal qual o título até sugere) da antiguidade que carrega os mesmo pontos em comum da Pombagira, que na Umbanda Sagrada tem um Orixá feminino de nome não revelado e nas demais vertentes é apenas uma Linha de atuação que trabalha dentro do mistério do Orixá Exu.

Por outro lado, houve todo um marketing feito por cima deste livro falando sobre o feminismo negro e o sobre o como o autor estudou, mas.... bem, resume-se mais a marketing mesmo, pois ele até cita as autoras e há algumas partes interessantes sobre o assunto, mas nada aprofundado, nada dissecado e exposto como o livro anterior fez tão bem e que era prometido para esse.

No mais, o livro serve ao menos para quebrar a ideia errada de que "homem não pode incorporar Pombagira", afinal há muita gente que fala muitas besteiras sobre isso e Alexandre Cumino toca na ferida ao citar que mulheres incorporam Exu e nem por isso deixam de ser mulheres ou se tornam menos femininas por conta disso. Sim, meus amigos, ele deixa bem claro que homens que não aceitam receber tal Linha de Trabalho na verdade tem a sexualidade interior mal resolvida mesmo e tem medo de se auto descobrir, pois Pombagira é um mistério revelador dos sentimentos humanos e não faz com que alguém seja o que não é, só mostra nua e crua a realidade que a pessoa tenta esconder de si mesmo.

Para ser bem honesta um curso que assisti do Rodrigo Queiroz fala mais sobre quem são as mulheres na Linha de Pombogira do que este livro em si. E, me deixou meio decepcionada eles sendo tão amigos e até a esposa do Rodrigo com um texto no livro sobre sua Pombogira estar presente, e não haver nada sobre a abordagem dada por ele no curso, que aliás faz muito sentido, pois eu também acredito que a Pombagira seja "o espírito revolucionário da mulher feminista, a que sabe o que quer, a que ajuda a outra mulher pela amizade, que tem lealdade as outras mulheres e que tratará primeiro o interior de seu médium para se auto aceitar antes de mais nada, antes de cobrar ao próximo".

Outra pessoa com um curso muito bom sobre Pombogira e que está com um texto curto no livro é Fabiana Carvalho, mas tal como Thaís Helena Queiroz, ela apenas fala sobre a entidade incorporante que com ela trabalha. Aliás, o próprio curso da Fabiana aborda muito mais sobre o como trabalha Pombogira, o porque da associação delas no mistério de Oxum/Nossa Senhora na direita (mesmo sendo de esquerda) e até o conceito de filiações (coisa inclusive que a maioria dos outros autores e professores visivelmente um medo muito grande de falar).

Não que o livro seja ruim, ele é bom sim, mas é mais pessoal, é o tipo de leitura de livro feito para homens aceitarem a sua Pombagira e os motivos de como isso é bom, não tem o mesmo tipo de abordagem conceitual do livro anterior, na verdade até tem, mas muito superficial e tão mínimo que acaba ficando meio perdido em meio ao restante.

Fora isso, há muitos médiuns narrando o como suas Pombagiras mudaram suas visões de si, o como elasos mudaram para melhor, e não são apenas mulheres, há homens também que trabalham com a Linha (ou que não trabalham, mas a cultuam e estão em processo de aceitação) das Pombagiras deixando textos curtos sobre o como se sentem e a importância dela para o auto conhecimento de cada um.


Para quem se interessar nos cursos citados:

- Mistérios de Pombagira ministrado pela Fabiana Carvalho pode ser encontrado no site https://cursosfabianacarvalho.com.br/, mas é necessário esperar começar novas turmas.

- Umbandologia que são vários cursos ministrados pelo Rodrigo Queiroz podem ser encontrados no site https://umbandaead.com.br/, e atualmente está aberto para assinatura, dentro desse pacote há vários cursos nos quais ele trata de várias linhas e faz análises sobre suas atuações.


Comentários

  1. Para quem se interessar nos cursos citados:

    - Mistérios de Pombagira ministrado pela Fabiana Carvalho pode ser encontrado no site https://cursosfabianacarvalho.com.br/, mas é necessário esperar começar novas turmas.

    - Umbandologia que são vários cursos ministrados pelo Rodrigo Queiroz podem ser encontrados no site https://umbandaead.com.br/, e atualmente está aberto para assinatura, dentro desse pacote há vários cursos nos quais ele trata de várias linhas e faz análises sobre suas atuações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário