Livro: "Esmeralda" de Zibia Gasparetto pelo espírito Lucius

Título: Esmeralda
Autora: Zibia Gasparetto, pelo espírito Lucius

Editora: Editora Vida & Consciência
Ano de publicação: 2011
ISBN: 978.85.7722.189-9
Gênero: Romance espírita

Informações adicionais:
Número de páginas: 448
Tipo de diagramação: os abres de capítulo são muito bem trabalhados (ainda por cima, coloridos!)
Cor das páginas: brancas
Fonte: agradável para a leitura e tamanho satisfatório, nos abres de capítulo é usada uma fonte mais rebuscada para os títulos em cor verde e as numerações de páginas (TODAS) são em verde
Capa: em papel normal, brilhante, com orelhas

Sinopse:
Esmeralda era orgulhosa e absoluta. O mistério maravilhoso de sua dança arrancava olés e aplausos acalorados. Sempre desejada, despertava grandes paixões. Ma não amava ninguém, nem se importava com a dor dos seus apaixonados. Um dia, porém, Esmeralda encontrou um amor que arrastou consigo o seu destino...
A vaidade tem um preço que o orgulho cigano sempre paga. E todas nós, mulheres, temos um pouco de Esmeralda. 

Nota:


Diagramação e outras informações sobre a obra física:

A diagramação deste livro em si é uma obra de arte. Tenho reparado que os livros espíritas, embora sejam de editoras pouco conhecidas do grande público, são tratados com um cuidado extremo, que os tornam pequenas joias.

A capa é normal (não possui capa dura), mas vem com orelhas. A lombada e as orelhas possuem o mesmo padrão de verde que remetem a um papel de parede delicado. A orelha da capa vem com uma frase forte, enquanto a orelha da contracapa fala um pouco sobre o livro.

Um detalhe interessante é que no verso da capa, da contra capa (ou seja, na parte que fica para dentro do livro), orelhas e se estendendo para a primeira e a última página, há o mesmo padrão de imagens que remete a um papel de parede bem trabalhado,mas nas cores bege (escuro e claro), fechando com uma figura em verde (vou colocar as fotos para vocês terem uma noção do quão bonito é, pois ao descrevê-lo não consigo fazer jus a beleza dele).



As primeiras páginas (que também são coloridas) trazem uma pintura do espírito Lucius, um breve resumo sobre ele, uma foto de Zibia e um resumo sobre ela. Zibia, aliás, é uma das autoras espíritas mais famosas (após o Chico Xavier, creio eu), mas é incrível ver que os próprios espíritas torcem o nariz para as obras dela. Uma situação que eu acho descabida ao extremo, pois gosto dos livros da autora, seja as psicografias ou os escritos por ela mesma (até pretendo resenhar outros que já li em breve).


E assim chegamos ao miolo. Tal como o outro livro espirita que resenhei essa semana (que é de outra editora, só pra constar), ele possui uma bela imagem de abre de capítulos quando as páginas anteriores fecham do lado impar, para que elas sempre comecem do lado impar (que é aquele que você olha primeiro ao abrir um livro, inevitavelmente). E todo abre de capítulo trás seu abre delicado, ainda remetendo ao papel de parede.

Mas os cuidados desta obra não acabam aqui não, ao final a editora incluiu outros títulos da autora, com capas em papel colorido e uma lista com seus outros livros (aliás, muuuuuitos!), divididos por categorias.

Aliás, lembrando que a numeração de TODAS as páginas são coloridas, o que certamente encareceria o valor do livro e embora eu o tenha trocado pelo Plus, já vi ele até a R$ 19,90 nas feirinhas de livros espíritas e na internet nesta mesma edição.

Aliás, ele foi lançado anteriormente em 1985 e relançado em 1989, com uma capa que parecia uma pintura a óleo, mas ganhou esta nova capa (com a cigana e um leque maravilhoso cobrindo parte de seu rosto) quando foi reajustado para as novas regras ortográficas vigentes.

Só pela arte, ele já vale a pena ser comprado. Mas assim que o peguei em mãos e após me encantar com o cuidado dele, me dispus a ler e percebi que ele merece ser comprado por seu conteúdo também. Vamos a ele.


Resenha:

Ainda me lembro a primeira obra que li da autora, o livro "Eles Continuam Entre Nós..." (que um dia pretendo falar a respeito aqui), ele não era um romance, na verdade é um apanhado de cartas que a autora recebeu ao logo de sua vida como radialista. Sim, Zibia possuia (ou possui ainda, eu não sei), um programa de rádio e recebia (ou recebe?) cartas de seus ouvintes contando um pouco sobre experiencias que passaram e lhe marcaram, momentos que eles juram não estarem sozinhos e após narrar algumas dessas histórias, ela debate uma a uma o que o espiritismo acredita que aconteceu. Um livro tocante, que te faz chorar e alguns momentos, mas que te deixa arrepiada em outros. Uma leitura que eu não indicaria para se ler a noite, sabe? Ainda mais se você for medroso e ler sobre fatos reais te deixarem tensos.

Somente no ano passado eu conheci um livro psicografado por ela, que foi ditado pelo espírito Lucius. Espirito este, companheiro de Zibia fazem anos, e creio que seja uma parceria tão forte quanto a que Chico Xavier tinha com o espírito Emmanuel.

Esta é minha segunda leitura de um romance publicado por ela, e só posso dizer que, tal como o primeiro, não conseguia deixá-lo de lado, pois a curiosidade era grande e me pegava tentada a descobrir o desenrolar da trama.

Como os livros de vários autores espíritas de romances mediúnicos que já li, ele só vai falar de espiritismo nos capítulos finais, embora deixe algumas pistas durante toda a trama e você sempre sinta que há algo ali que acontecendo, algo que nós não vemos, mas que não quer dizer que não exista.

Esmeralda é uma cigana e vive com seu povo em constante mudança. Eles seguem pelas cidades da Espanha, dançando, lendo mãos e vendendo os produtos de cobre produzidos por eles. A maioria deles não se preocupa com grandes posses, eles apenas querem ter o suficiente para alimentar a todos e comprar o necessário.

Órfã de pai e mãe, a história de vida da cigana só fica clara após o decorrer da trama. Descobrimos que sua mãe era uma cigana, mas que se apaixonou por um fidalgo rico, acostumado com as regalias de sua posição social. Levada pelo encanto, a mãe sai do acampamento para viver esse amor, que infelizmente se mostrou sua ruína e a beira da morte ela voltou para pedir ao líder cigano, que a amava secretamente, que cuidasse de sua filha e não a deixasse cair em tal erro como ela. Porém, a beira da morte, ela não aceitou ficar, pois achava não merecedora de perdão, mesmo que aquele que a amava já a tivesse perdoado de qualquer forma.

Sob a proteção dos ciganos, principalmente de Miro, Esmeralda cresce feliz e protegida. Ela adora dançar e conquistar os corações, mas não quer se pender a ninguém, pois presa muito sua liberdade e não quer que o que aconteceu com sua mãe aconteça consigo. Ela é a joia rara, aquela que é querida por todos e a mais aguardada nas festas, pois consegue conquistar a todos com sua dança hipnótica.

Ela acaba por conhecer o rico fidalgo Dom Carlos, que a princípio mente seu nome e sua origem para ela, e a cigana o caba convidado para juntar-se ao grupo, dizendo que conversará com o líder deles e intercederá a seu favor.

Amplamente encantado pelos dotes da cigana, Carlos mente a seus pais, alegando que irá visitar alguns amigos na capital por alguns meses, e pretende se juntar ao acampamento cigano. Sem alternativa, ele leva seu "escudeiro" Inácio a seu encalço. Aliás, a pessoa mais medrosa do mundo a ser designada para proteger alguém.

Mas antes que eles acabem encontrando os ciganos que já partiram, novamente, eles são assaltados e deixados para morrer. Salvos pelos próprios ciganos, Inácio deixa a verdade escapar, e Esmeralda sente-se poderosa por ter levado Carlos a correr atrás de si. O próprio Inácio acaba, com o tempo, se acostumando e se enturmando com os ciganos, mas a felicidade do casal pode não durar para sempre. Afinal, uma hora Carlos sentirá falta da comodidade e Esmeralda pode se enganar achando que ele superaria tudo por ela, mas será que ele vai mesmo?

Há muitos outros personagens no livro bem interessantes. A própria família de Carlos e os amigos que ele mente que iria visitar são figuras que merecem um olhar atento. Enquanto Carlos vive seu amor impossível, seu castelo esta ameaçado pela ganância de seu tio, um homem que casou com sua tia apenas para ter poder.

É interessante ver todas as histórias paralelas que vão acontecendo e a cada instante você se sente assistindo uma novela. Achei que a trama foi muito bem elaborada e a grande reviravolta que acontece da metade para a frente é sensacional. É nesse momento que nos tocamos que bons e maus é apenas um "ponto de vista".



Comentários