Livro: "O Poder da Vida" por Zibia Gasparetto

Título: O Poder da Vida

Autora: Zibia Gasparetto

ISBN: 978.85.7722.572-9
Ano: 2018
Editora: Vida e Consciência

Gênero: Espiritismo, autoajuda

Disponível para compra:

Informações adicionais:
Número de páginas: 224
Tipo de diagramação: cinco abres diferentes intercalados
Cor das páginas: brancas
Fonte: sem serifa, agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Capa: brochura brilhante, com orelhas laterais


Sinopse: 
Zibia Gasparetto (in memorian) lança a obra O poder da vida
Ao longo de sua carreira, Zibia Gasparetto contribuiu para o fortalecimento da literatura espiritualista no mercado editorial e para a popularização do espiritualismo no Brasil.



 Nota:



Resenha:

É triste admitir isso, mas é bem triste saber que se está lendo o último livro escrito pelo autor em vida. Da aquela sensação de se estar lendo os últimos conselhos de um amigo. Afinal, a nossa querida Zibia nos deixou, voltando para sua verdadeira pátria, como ela mesma dizia ao falar sobre a vida espiritual. É uma senhora que vai deixar saudades a todos nós, uma personalidade que não será esquecida.

Este livro segue mais ou menos o mesmo esqueminha de "Em Busca de Respostas", ou seja, são perguntas enviadas pela autora e cuja respostas estão reunidas nesse livro. Nenhuma das cartas é identificada, ou seja, apenas quem as enviou sabe que a mensagem era para ele/ela. No entanto, as palavras dela sobre cada um dos acontecimentos são valiosas e podem ser aplicadas à vida de todos nós. De certa forma,em muitos momentos da para se sentir que aquela mensagem só pode ser para você, sabe?

O livro começa com um capítulo de apresentação, onde Zibia conta sucintamente como descobriu a mediunidade, como estudou o espiritismo, começou a psicografar livros (o primeiro levou cinco anos), fundou um centro espírita, ficou viúva, criou a editora e assim por diante. Aliás, quero muito pontuar que já vi espíritas reclamarem da Zibia Gasparetto ter feito a editora e agirem de forma maldosa sobre isso, mas se eles tivessem lido Kardec de fato e compreendido veriam que o próprio fala que aquele que trabalha com os livros e paga pelo trabalho de outros (seus funcionários) está auxiliando a vida e não é errado. Mas, voltando ao livro.

Após essa apresentação há 45 perguntas que chegaram por carta ou e-mail para a autora sobre os mais variados temas e vindas de pessoas de várias religiões. Em todas, as pessoas confiam a ela um pedido de ajuda para os problemas aos quais vem enfrentando. É até tristinho dizer que em um deles  (no 32 que leva o nome de "Desconfio de Tudo e de Todos") a autora termina dizendo "Estou torcendo por você. Quando tudo estiver bem, me escreva para contar". :( Confesso que escorreu uma lágrima aqui, sabe? Mas recomendo a pessoa que faça uma prece quando tudo estiver bem em agradecimento.

Mais um que quero destacar é o número 40, "Todos temos o masculino e o feminino", onde um rapaz lhe escreve contando que é muito religioso, mas que sua religião condena o que ele sente por outros homens e que em alguns momentos ele se sente bem, pois sabe que amar não é pecado, mas em outros sente-se terrivelmente errado. Zibia mostrou a sinceridade e a verdadeira aplicação do espiritismo ao lhe dizer que todos os espíritos nascem em ambos os sexos e que não há certo ou errado, já que amar realmente não é pecado. Um discurso bem mais condizente com a doutrina do que o utilizado por um certo "médium famosinho" nos últimos tempos em palestras pelo país...

Entre os demais temas há uma infinidade de tópicos como aborto, traição, ver um ente querido que se foi, ver um ente querido em sonho antes que ele se vá, perder alguém jovem em um acidente, ser muito jovem e descobrir que tem mediunidade, entre outros. Esse é um daqueles livros que não se precisa ler na ordem e que pode-se reler constantemente, pois funciona como um farol deixado pela autora para todos nós.


Comentários