Livro: "A Senhora do Solar" por Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, pelo espírito Antônio Carlos

Título: A Senhora do Solar

Autora: Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, pelo espírito Antônio Carlos

ISBN: 978.85.7813.161-6
Ano: 2015
Editora: Lúmen Editorial

Gênero: Romance

Informações adicionais:
Número de páginas: 304
Tipo de diagramação: página de abre simples, mas com umas folhinhas no canto da demarcação do capítulo e título
Cor das páginas: brancas
Fonte: com serifa, agradável para a leitura e tamanho satisfatório, espaçamento muito bem trabalhado
Capa: brochura fosco, com orelhas laterais


Sinopse: 
Noeli teve uma existência de privações, em que enfrentou muitas dificuldades. Morava numa casa que se deteriorava, mas que antigamente fora uma bela residência, um solar. Por que nascera naquele lugar? Ela tinha visões do passado, recordava-se da época em que ali vivera como senhora, a senhora do solar. Mas, hoje, era pobre e vivia dos produtos de sua horta. Até que começou a fazer remédios e pomadas com ervas, curando muitas pessoas. Mesmo depois de sua morte, os pedidos de bênçãos e curas não pararam, como se ela fosse uma santa. E como são feitos esses atendimentos na espiritualidade? O leitor saberá, ao ler este livro, do dedicado trabalho de tarefeiros que atendem em nome de Deus, Jesus, Maria ou santos, em diversos lugares distintos. Vamos compreender que, para atender um simples pedido nosso, o trabalho dos socorristas espirituais é imenso e, às vezes, mobiliza toda uma equipe em benefício do encarnado.



 Nota:




Resenha:

Violeta e Noeli, mãe e filha, vivem uma vida de muitas privações. Elas moram na casa de um empregador, que após a morte da mãe dele e vendo-se sozinho no mundo decidiu sair por aí para "se encontrar" e nunca mais voltou. No começo, o salário dos empregados era depositado, mas com o tempo ele parou de fazer isso e nunca mais deu sinal de vida.

Violeta ainda morava com seus pais, os verdadeiros empregados da casa, quando ele partiu. Ela havia tido Noeli fazia pouco tempo. O nome, aliás, era homenagem a Noellii, a verdadeira senhora e dona do solar, avó dele. Estrangeira que acabou vindo para o Brasil viver com uma tia após perder os pais e que lhe foi arrumado o cansamento por conveniência com um homem bem mais velho, Tomás.

Aliás, o solar foi construído por Tomás para agradar a jovem esposa, mas ela o traia com o sobrinho dele José Luiz (que posteriormente descobrimos ser o filho bastardo de Tomás). Após Noellii enviuvar, ela achou que casaria com o sobrinho, mas ele acabou se envolvendo com Pérola, a filha de Noellii e Tomás, e meia irmã dele (mas que ele nunca chegou a descobrir). Pérola, aliás, de outro casamento teve o único herdeiro e dono do solar, Pietro.

Graças a bondade de um vizinho, senhor Danilo, as duas tem água e luz, mas não abusam de usar a força, acendendo apenas uma luz e fervendo a água do próprio banho no fogão para economizar. Aliás, elas acham que a água não é paga pelo vizinho, Noeli só vem a descobrir anos depois e lhe é muito grata por tanta bondade.

Noeli, aliás, é uma moça com uma deficiência, um de sues pés é menor e sua perna é mais curta. Como isso era motivo de chacota entre as crianças, ela acabou abandonando os estudos e apenas ajudando a mãe na casa. Juntas elas plantam verduras e possuem aves, e vivem da bondade dos vizinhos que trocam com ela ou compram ovos delas.

Todo mundo sabe que Pietro sumiu e que elas não ganham nenhum dinheiro cuidando da casa ou para sua manutenção. Isso torna-se visível com o como a casa começa deterior-se com o tempo e elas não possuem condição de fazer nem um mínimo reparo, pois muitas vezes nem tem o que comer.

A moça tem algumas imagens dela mesma sendo a falecida dona da casa, Noellii, e chega a comentar isso para a mãe, pois acredita que elas foram a mesma pessoa. Violeta crê nela, mas sabe que mais ninguém pode saber isso, pois já a chamam de estranha por conta de sua aparência e não convém dar mais motivos.

As pessoas, aliás, acham que Noeli é difícil e costumam chamá-la de "sua filha", "su fia" e posteriormente Sofia. Para conseguirem se manter, a garota começa a vender alguns objetos de decoração da casa, para com este dinheiro poder comprar roupas, calçados e alimento (e, sim, o livro trata de anos, desde a menina adolescente até ela ser uma senhora, então levou muito tempo sem Pietro retornar).

No entanto, mesmo com tanto sofrimento e privação, Noeli ainda torna-se órfã de mãe, descobrindo posteriormente que era filha de um estupro, Pietro estuprou sua mãe quando ela ela jovem, sendo esse o motivo de ele sumir no mundo.

Muita coisa acontece no livro ainda, além da adição de novos personagens, mortes e retornos de reencarnantes. É uma daquelas tramas que você pega para ler e não consegue deixar de lado, pois cada mínimo detalhe puxa outro acontecimento ainda mais instigante.


Comentários