Livro: "Sherlock e os Aventureiros (Livro 1): O Mistério dos Planos Roubados" por A. Z. Cordenonsi

Título: Sherlock e os Aventureiros (Livro 1): O Mistério dos Planos Roubados

Autor: A. Z. Cordenonsi

ISBN: 978.85.5447.004-3
Ano: 2017
Editora: AVEC

Gênero: Infanto-juvenil

Informações adicionais:
Número de páginas: 128
Tipo de diagramação: cada abre de capítulo tem uma lupa na numeração, há algumas imagens em preto e branco que pegam uma página inteira no decorrer do livro
Cor das páginas: amarelada
Fonte: com serifa, agradável para a leitura e tamanho satisfatório, espaçamento muito bom
Capa: brochura fosca com orelhas laterais


Sinopse: 
Em um mundo dominado por adultos, grandes corporações e uma polícia ocupada demais para ouvir um bando de garotos, o jovem Sherlock Holmes precisa provar para si mesmo que pode fazer a diferença.
Com a ajuda da furtiva Irene Lupin e do inventivo Nikola Tesla, Sherlock precisa utilizar toda a sua astúcia para enfrentar a misteriosa Companhia do Grande Oriente e recuperar os planos roubados do jovem engenheiro. Entre capangas homicidas, rinhas clandestinas e becos escuros, os três aventureiros vão explorar o submundo de uma Londres oculta e perigosa
Embarque nesta aventura supreendente e divertida e acompanhe a origem de um rapaz destinado a se tornar o maior detetive de todos os tempos.
Para o Jovem Sherlock e os Aventureiros…



 Nota:



Resenha:

Primeiro livro que leio do autor e é uma obra que usa o personagem fictício de Sherlock Holmes (criado por Arthur Conan Doyle) e o inventor da vida real Nicola Tesla. Há também a participação de uma mocinha que é denominada como filha de Arsène Lupin (criado por Maurice Leblanc) e atende pelo nome de Irene, que provavelmente uma junção de dupla homenagem com a personagem Irene Addler.

O jovem Sherlock está observando um garoto de roupas modestas acusar um homem muito bem vestido para um policial. O menino, com sotaque carregado e inglês não fluente - que demonstra ser estrangeiro, acusa o distinto cavalheiro de tê-lo roubado alguns papéis. Mas o policial acaba acreditando na história do homem e decide dar uma surra no menino insolente por perturbar sua paz.

Sherlock vê a cena e acredita que o garoto esteja falando a verdade, é por impulso que ele age para resgatá-lo, antes que ele seja preso mesmo tendo apenas 13 anos, após apanhar do "homem da lei". Isso faz com que ele acabe ouvindo o que se passou com o menino posteriormente e decidindo ajudá-lo a recuperar seus papéis.

A garota da capa, Irene Lupin, só aparece muito adiante do livro e embora sua descrição facial faça jus a capa, fica bem claro na trama que ela veste calças como um menino e boina para esconder seu cabelo em coque. Porém toda ilustração com ela, até menos as várias internas, a mostram de saia e cabelo solto. Aliás, nas ilustrações internas ela tem aparência de ser bem mais velha, bem como Sherlock que parece ser um jovem adulto nas imagens da parte interna do livro.

Durante o livro os três acabam tendo que trabalhar juntos para descobrir o paradeiro de Mr. Brown, que não roubou apenas o Nicolas, mas também uma joia que pertenceu a senhora Lupin. Mas embora a trama seja bem interessante, Sherlock pensa demais e se perde em muitos momentos em sua própria mente, não dando muita importância para o que está acontecendo.

Bem, como um livro introdutório e voltado para crianças ou jovens adultos, é muito interessante.


Comentários