Livro: "Creepy Pasta" organizado por Glau Kemp (Parte 3)

Título: Creepy Pastas - lendas da internet
Organizadora: Glau Kemp
Autores: Alfredo Alvarenga, Ana S. Varella, André Simões, Bruno Godoi, Cacau Correa, Cláudia Lemes, Dante Saboia, Douglas Lobo, Gabriel Mayer, Glau Kemp, Graciele Ruiz, Gustavo Lopes, Igor Chacon, J. M. Menez, Karol Melo, Kelly Amorim, L. A. Tecau, Leonardo Duprates, Letícia P. S., Mário Bentes, Maron Damasceno, Parícia Vahl, Pedro Riguetti, P. H. Ludwing, Pris Magalhães, Rafael Becker, Raquel Pagno, Renata Maggessi, Rodrigo Ortiz Vinholo e Tyanne Maia


Editora: Lendari
Ano de publicação: 2018
ISBN: 978.85.69243.18-2
Gênero: Contos, Terror, Horror

Informações adicionais:
Número de páginas: 222
Tipo de diagramação: abres de cada conto com uma imagem ao fundo que remete a capa, possui orelhas laterais e a borda lateral do livro é em vermelho
Cor das páginas: amareladas
Fonte: agradável, com um bom tamanho e serifada


Sinopse:
Os fóruns web estão repletos de histórias sobre casos misteriosos, investigações policiais não resolvidas, fotos sem explicação, descrições de rituais e manifestações demoníacas, versões bizarras e não oficiais de jogos eletrônicos, relatos de episódios macabros de desenhos infantis.
São narrativas virais e anônimas espalhadas nos recônditos mais obscuros da internet, sem que se possa rastrear seus verdadeiros autores. Ou sua veracidade. Acabaram conhecidas como creepypastas - algo como um copypaste (de copiar e colar) de situações assustadoras.
Mas e se as lendas mais famosas da Internet não forem boatos? Nesta antologia, reunimos escritores para darem suas próprias e originais versões das creepypastas mais perturbadoras de todos os tempos. Do submundo do Reddit diretamente para sua leitura de cabeceira.

Nota:


Esse livro possuí muitos autores e para poder falar de cada um deles e não ter problemas para colocá-los nas tags do blog (pois ele limita o uso delas) vou ter que dividir a resenha em partes, ok?

Mas, calma, prometo que vou falar de cada um dos 33 contos escritos por cada um dos 31 escritores. Sim, meus amigos, há entre eles uma autora com mais de um conto, então eu não escrevi bobeira.

A temática é: lendas que se tornaram conhecidas na internet. Mas cada autor criou seu próprio conto com base em lendas e notícias reais, sim, meus caros, entre eles há notícias reais e eu vou comentar quando elas chegarem.

Esta é a parte três, mas se você perdeu as anteriores os links estão rodapé desta página, onde também haverá os links para as parte seguinte.


Diagramação:

Embora o livro não possua abre o texto na contra capa serve muito bem a função, já que introduz ao leitor a temática da obra e dá uma boa ideia do que poderá ser encontrado. Também há uma "dedicatória" que deixa esse gostinho de mistério, então a ausência de texto introdutório passa despercebida.

O livro é muito bonito fisicamente, tanto por dentro quanto por fora, o que mostra o cuidado que a editora Lendari teve com a criação da obra. A capa e fosca com detalhes em papel brilhante para os olhos e o título. Há orelhas laterais (para quem tem coragem de usá-las) com os nomes de todos os autores e a borda do livro é vermelha, não apenas as páginas, mas a própria capa tem as bordas vermelhas e isso deu um visual muito bacana para a obra.

Por dentro, os textos seguem ordem alfabética pelo nome de seus autores, o que acho algo muito bom, pois não dá a ideia de que X ou Y foi privilegiado ou deixado para trás. Além disso, a seleção de obras foi muito bem feita e, mesmo quando há uma similaridade de assuntos, todos foram abordados de forma tão diversa que a obra toda complementa-se em si.

A página inicial de cada conto possui uma imagem que remete a capa e o início do conto, bem como o título dele em caixa alta com fonte diferenciada e o nome do autor em fonte serifada após. Nesta página inicial o texto é em branco, já que ela é escura, e o restante ele é preto, sempre com fonte serifada e bons recuos visuais.


Resenha:

17 - "A Parteira" por Kelly Amorim:

Nota 5

Eu gostei muito deste conto da autora Kelly Amorim, que eu ainda não conhecia de leituras anteriores. A temática de terror empregada nele tem toda a cara daqueles boatos de internet que são passados por aí e nunca ninguém sabe dizer de onde veio ou quem eram os envolvidos.

Um homem está hospedado em um hotel. Ele acorda de madrugada cheio de fome e, incrivelmente, a vontade é de comer um tipo de comida que nunca gostou na vida, mas só de lembrá-la já começa a salivar. Embora tente esquecer e voltar a dormir, ele não consegue de forma alguma. Sem saída acaba pedindo ela no serviço de quarto, mas quem foi levá-la vai ter que ajudá-lo em um parto também. Sim, é um homem, um homem que está grávido e há todo um significado macabro por trás disso.

18 - "Políbio" por L. A. Tecau:

Nota 4

Eu creio que seja um homem que é autor, mas não tenho certeza. Esses nomes super abreviados acabam com a gente, desculpe. É o primeiro coto que leio da pessoa e eu não entendi muito bem, para ser honesta, mas acho que é por não saber ao que se referia o conto.

Um rapaz que não se enturmava sofre um acidente e ao voltar pra escola se tornando de forma totalmente oposto a dele. Tão popular que ficou, acabou até mesmo por montar sua própria gangue. Eu fiquei um pouco com a sensação que após isso o autor mudou o rumo da trama, pois após o ocorrido algumas garotas de outro grupinho vai até a casa dele. Porém, algo acaba dando muito errado e a situação sai do controle totalmente.

19 - "Deadf@ll" por Leonardo Duprates:

Nota 4

Primeiro conto que leio deste autor também e gostei muito da temática. Mesmo sendo mais um conto sobre jogos amaldiçoados na coletânea, todos eles conseguem ser totalmente diferentes e nos chamam a atenção.

Um rapaz que já fez muita coisa pra gente errada na internet agora vai ter que trabalhar para expor outras pessoas, ou sua vida vai virar caso de polícia. Acontece que esse desafio cibernético sai do controle e ele realmente pode estar em perigo.

20 - "Não Acorde os Mortos" por Letícia P. S.:

Nota 5

Outro conto de autora que eu não conhecia, mas que me deixou tão empolgada que vou acabar correndo atrás de outras obras dela, pois é um terror muito bem montado.

Nicolas tem o hobby de procurar coisas bizarras na internet. Entre suas buscas acaba por descobrir que o prédio de uma escola abandonada em sua cidade foi palco de um massacre. Cheio de curiosidade e fascínio pela história recém descoberta, ele quer ir até lá e levar seus únicos amigos junto. os amigos não estão muito seguros de que seria uma boa ir, mas uma mensagem no meioda noite os leva ao seu socorro.

21 - "A Umbra" por Mário Bentes:

Nota 5

Eita nostalgia boa que esse conto me trouxe! Eu também não havia lido outras obras desse autor e por ele ser envolvido com a produção do livro, achei que seria apenas um conto curto e feito as pressas. Mas, não, é totalmente o oposto de algo feito correndo, pois é totalmente bem trabalhado.

Três amigos se comprometem a fazer um tipo de feitiço (ou pacto, como desejarem chamar), cada um em suas casas, na hora do eclipse. Tudo acontece na década de 90, com internet discada, programas que eram o ápice do momento e destaque para os apagões de FHC (o que mostra que pesquisa é sempre algo positivo e serve para incrementar o texto).

Confesso que esse final me fez bater na testa e falar "puuutz!" e, olha, eu estava na fila do banco e todo mundo ficou me encarando como se eu fosse doida depois.

22 - "O Apanhador de Almas" por Mayron Damasceno:

Nota 4

O apanhados de almas por Mayron Damasceno: eu não entendi esse muito bem, confesso. Parece que é alguma lenda que mata pessoas após 5 dias de pesadelos, mas uma pessoa sobreviveu e está no hospício, então a procuram, mas a coisa é confusa.

23 - "ohlepsE" por Patrícia Vahl:

Nota 5

Eu goste deste conto da autora, por ele usar um tipo de narrativa que me lembra aquelas histórias "de fogueira", sabe? Que é quando os amigos se juntar pra contar um terror. E embora no começo eu tenha achado que a trama fosse ser chatinha, fiquei muito surpresa com escrita dela. Mesmo que no final acontecesse o que eu esperava, a autora soube trabalhar os elementos muito bem.

Natasha chama sua melhor amiga para ficar com ela aquela noite, já que seus pais saíram em viagem. Ao chegar, ela vê que Natasha convidou outras pessoas e não demora para ela querer fazer um desafio para "espantar o lado mal" de cada um, mas quem não cumprir tudo direitinho será amaldiçoado.

24 - "Você Já Viu Este Homem?" por Pedro Riguetti:

Nota 4

Esses conto remete a uma história que ficou realmente famosa na internet e chegou a ser matéria de jornal pelo mundo todo. O fenômeno conhecido como "this man", que é a face de um homem que as pessoas costumam sonhar com ele sem conhecê-lo e o autor soube trabalhar muito bem a trama.

Uma professora de escola infantil vê que uma aluna sua está triste, ela desenhou um homem com sobrancelhas largas, careca e lábio fino. Ela leva o desenho para a diretora e expõe sua preocupação. A própria diretora vendo o desenho diz conhecer o homem de algum lugar, mas também não sabe dizer de onde. Acontece que esse homem pode ser alguém bem vivo e não apenas um desenho.










Leia também:

Comentários

  1. Obrigada pela resenha ! Fico feliz que tenha gostado do meu conto!

    ResponderExcluir
  2. Ahh Amei demais o teu comentário sobre o meu conto! E fico muito feliz que você tenha gostado dele!

    ResponderExcluir

Postar um comentário