Livro: "Quando O Universo Conspira" organizado por Giovanna Vaccaro e Glau Kemp

Título: Quando O Universo Conspira - antologia dos signos
Organizadora: Giovanna Vaccaro e Glau Kemp
Autores: Bianca Souza, Giovanna Vaccaro, Glau Kemp, Graciele Ruiz, Laritza Oliveira, Lilly Belmount, Marcus Souza, Pedro Correa, Raphael Miguel, Renata Maggessi, Robson Cuer e Sineia Rangel


Editora: Coerência
Ano de publicação: 2018
ISBN: 978.85.5327.029-3
Gênero: Contos

Informações adicionais:
Número de páginas: 180
Tipo de diagramação: abres de conto com uma página dedicada ao autor e um pequena biografia, na página seguinte, o título é com uma fonte trabalhada e um desenho ao fundo
Cor das páginas: amareladas
Fonte: agradável padrão, serifada, tamanho padrão


Sinopse:
Quando o universo conspira até os casais mais improváveis podem ficar juntos. Os desencontros são atalhos do destino para unir pessoas e as histórias escritas nas estrelas são cheias de reviravoltas. Os doze signos do zodíaco estão neste livro com um conto especial para cada um deles e não se assuste se o seu mapa astral parecer um desses contos. Se apaixone por incríveis histórias de amor que podem acontecer em uma cafeteria ou um reino distante.
“Acredite no que quiser, pode ter sido o destino, a boa e velha força do tempo ou até que fomos feitos em par, um, alma gêmea do outro, mas seja o que for deve estar escrito em algum lugar. Eu acredito que esteja escrito nas estrelas".

Nota:

Como gostei muito do livro de contos da editora que terminei de ler alguns dias atrás, optei por pular algumas leituras e pegar este aqui. No entanto, tenho que dizer que infelizmente rolou uma certa decepção com o livro. Mas, vamos por partes na explicação dos motivos.

A capa é lindíssima, com orelhas laterais e internamente há toda uma temática sobre signos na diagramação. A diagramação do texto e a cor do papel também são muito bons, tal qual o outro livro. Dito os pontos positivos, agora vou me ater aos outros.

Há um erro logo na página de catalogação da obra, parece que pegaram o livro "Uma linda história de amor" da autora Anne Valerry e substituíram algumas partes da informação, mas deixaram outras passar (como o nome do livro e da autora, por exemplo). Fora isso, a página 109, que marca o final de um conto e antes do início do seguinte, ficou em branco, sem a característica imagem de fundo das demais situações onde o conto acaba antes da página de corte.

Também senti falta de um sumário e uma página de abertura que falasse sobre a obra em si. Sabemos sim que é sobre signos e quem acompanha a editora sabe que são autores independentes, mas o critério de escolha dos contos não ficou claro. Afinal, há contos onde apenas o autor do signo x escreve sobre o y, outros onde o autor do signo x escreve sobre o signo x, e uma terceira opção onde o signo "homenageado" é o do autor mas não faz parte da trama.

Outro ponto que não ficou legal, na minha opinião, foi a sequência dos contos. O primeiro a ser colocado se mostrou muito fraco e ele nem mesmo é o primeiro signo dos zodíacos.  Há uma controvérsia entre Áries ser o terceiro ou o quarto, pois alguns acreditam que Capricórnio seja o primeiro (já que se inicia em dezembro e acaba em janeiro) e outros atribuem o posto a Aquário (que se inicia em Janeiro e termina em Fevereiro). Na sequência, Peixes, que acabou por finalizar o livro, mesmo sendo um dos melhores contos, e apenas então Áries.

Problemas a parte, coletâneas são livros ótimos para se encontrar novos autores e conhecer seus trabalhos, com textos curtos e práticos para a leitura.


Resenha:

1 - Áries: "Guru" por Raphael Miguel:

Nota 3

Embora o conto esteja como representante do signo de Áries, ele fala sobre um libriano. Quem dá nome ao conto é um famoso apresentador de horóscopos do rádio e agora fará sua estreia na televisão. O grande detalhe da coisa toda é que ele não acredita em signos e costuma ler e decorar o que um grande portal de signos diz. O único ponto que não gostei do conto foi o estereótipo caricaturado do "gay espalhafatoso", achei meio preconceituosa até, embora o conto seja voltado para a comédia. Também tem o fato de que o signo, na virada, não foi representado, já que a pessoa que ele aponta como sendo de "Áries" é, na verdade, de outro signo. Particularmente creio que não tenha sido uma boa escolha para começar o livro, afinal, na prática o Horóscopo começa com Capricórnio (o último e também o primeiro signo do ano) ou Aquário.

2 - Touro: "Centenas de Pequenas Razões" por Marcus Souza:

Nota 5

Júlia acaba se refugiando em uma cafeteria para fugir de uma forte tempestade, local que aliás nunca havia notado existir e que encontrá-se vazio, embora seja visivelmente bem aconchegante. Lá, apenas um rapaz está trabalhando e ela faz seu pedido e o espera. Porém, após um tempo, a luz acaba e com a forte chuva não há meios de deixar o local, sendo assim, acaba conversando com o taurino Pedro, o rapaz que trabalha no local. Achei bem fofinha a forma como o autor conduziu a trama e todo o significado que deu a história por trás do signo.

3 - Gêmeos: "Save The Date" por Pedro Correa:

Nota 3

Particularmente eu sou meio avessa a títulos em inglês que não sejam relevantes a trama, e esse aqui é o caso, pois "save the date" é algo como "marque bem essa data" ou "guarde a data". Normalmente é usado para casamentos, como é o caso, já que tratá-se de um "pré convite", um aviso informal de que logo serão entregues convites de casamento para aquela data x, mas nesse caso o casamento já vai acontecer mesmo no decorrer da trama, eles não vão "marcá-lo".
Luiza é uma booktuber que vai se casar com um cafajeste, embora ela desconheça esse lado ruim dele. Mesmo assim, ela não está feliz, e só irá se casar pelo fato de o rapaz ser rico e sua mãe colocar toda a "salvação" financeira delas nisso. A pessoa de gêmeos da trama é o antigo e verdadeiro amor da moça que fica sem chão ao saber do enlace e está disposto a tentar evitá-lo.
Achei o conto em si um pouco corrido, muitas informações são jogadas e depois não são aproveitadas, pareceu que o plano era algo bem maior, mas que teve que ser picado para caber neste tamanho diminuto, com um melhor desenvolvimento a trama certamente ficaria bem superior.

4 - Câncer: "Meu Escorpiano Favorito" por Lilly Belmount:

Nota 3

Sim, o titulo é um signo e a representação principal do conto é de outro, eu não escrevi errado, embora pareça. Particularmente, achei a trama muito forçada e não vi muita química no casal, incrivelmente eu estava era torcendo para que eles não acabassem juntos e não me sinto mal por isso, ehehehe. Dois amigos moram juntos, embora não tenham um envolvimento amoroso, mesmo que a intenção da garota seja que houvesse. A moça, aliás, age igual uma adolescente desmiolada, mas ainda naquela fase em que a pessoa está deixando de ser criança e costuma ser mimada e egoísta, enquanto o rapaz fica "na dele", não querendo envolver-se emocionalmente para não perderem a amizade. Ele, que é o tal de escorpião, acha ela muito dramática, já eu achei a garota uma chata mesmo, focada muito em seu próprio umbigo. O romance deles não pareceu fluir para mim, já que ela arma uma cena quando eles saem para se divertir com outros amigos e acaba bebendo demais e dando barraco.

5 - Leão: "Eu" por Giovanna Vaccaro:

Nota 4

Leona se sente velha com 27 anos (que doida, hein?) e lhe bateu o desespero para encontrar o cara ideal de sua vida, já que teme ficar sozinha para sempre. Ela faz uma lista com os seus antigos amores do passado, gente na qual ela já foi apaixonada ou já teve algum envolvimento, e - dentre os ainda disponíveis "no mercado" - marca encontros com eles para tentar encontrar "o cara certo". 
O rapaz no qual ela irá se encontrar esta noite é o último da lista, mas ela admite que não tem mais expectativa de que a busca seja produtiva, pois tudo parece estar dando terrivelmente errado nesta noite. Desde o vestido que "se desmancha" até a chuva que pega no caminho, atrasando-se consideravelmente e chega ao restaurante ensopada. Porém, esta noite ainda pode lhe reservar alguma boa surpresa, mas ela ainda não atingiu o final desse poço para começar a subi-lo.

6 - Virgem: "A Virgem de Virgem" por Robson Cuer:

Nota 4

Priscilla já passou dos 40 anos, mas ainda está solteira por não ter encontrado "um amor para chamar de seu". Porém, ela está super empenhada em reverter esse quadro e busca ajuda dos signos para conseguir seu intento. Ela já foi a vários astrólogos e fez milhares de mapas atrais, de vários e vários pretendentes, mas nenhum deu certo até agora.
No entanto, o destino parece que desta vez dará uma mãozinha para amoça, já que ela conseguiu marcar uma consulta com a mais famosa e mais requisitada astróloga do país, uma pessoa procurada por celebridades e políticos, tão requisitada que atende "ao público" apenas uma vez por ano.

7 - Libra: "Um Amor Como Nos Filmes" por Sineia Rangel:

Nota 3

Uma estilista teve seu carro roubado por uma duquesa, após a mulher descobrir por um vídeo que seu noivo, o príncipe, estava rodeado de mulheres na despedida de solteiro. Temendo que seja culpada de facilitar a fuga da noiva, embora de fato ela seja mesmo, embora tenha sido enganada e passada para trás, ela precisa fazer algo para que a duquesa seja reencontrada e evitar o pior.
Sem saída, a estilista decide avisar o príncipe sobre o desaparecimento de sua noiva e quais foram os motivos que levaram a isso.
O conto tem muitos furos, como o par amoroso da moça só ouvindo o sobrenome dela e misteriosamente a chamando pelo primeiro nome depois, e um carro se Fórmula 1 com porta.... Sabe, eu acho que ela quis dizer McLaren P1, mas estava F1 lá... Sem contar que não tem lógica procurar alguém com um carro esportivo de apenas 2 lugares em 2 pessoas. Se acharem a moça sem o carro roubado iriam fazer o que? Coloca-la no porta malas?

8 - Escorpião: "Escrito nas Estrelas" por Bianca Sousa:

Nota 3

A protagonista do conto é de peixes e ela sofre pela ausência de sua falecida mãe, que era de aquário. Ela não consegue aceitar o acidente que vitimou-a e coloca na cabeça que se tivesse lido o horóscopo da mãe naquele dia poderia ter evitado que ela saísse. 
Quem é de escorpião na trama é o rapaz de quem a garota, mas que demora um bom tempo para ele aparecer estória. 
A propósito, a trama ia relativamente bem até a metade da última página, onde parece que falta uma parte do texto, pois "a grande tensão do momento" muda abruptamente para algo no estilo "ah, custa nada tentar, né?". Ficou bem estranho e literalmente sem sentido.

9 - "Entrelaçados" por Graciele Ruiz:

Nota 5

Samuel reencontra Clara, uma antiga paixão que não terminou muito bem. Ela aceita o convite para jantar com ele na casa dele e ´nesse ponto onde a trama começa. Ele se pega, em pensamentos e em palavras, questionando o motivo da separação entre eles. Ela, por outro lado, em sua mente sabe muito bem a causa da dissolução do casal, mas também começa a questionar-se se foi de fato a melhor solução.
Disposto a não deixá-la ir embora tão cedo, ele lembra de um desejo antigo da moça e decide realizá-lo, mas talvez já seja tarde demais para ele tentar uma reaproximação entre eles.
A forma na qual a narrativa foi construída e a fluidez no qual informações do presente e do passado são colocadas ao leitor são o ponto alto.

10 - Capricórnio: "Nunca Diga Nunca" por Renata Maggessi:

Nota 4

Joana tem como meta pessoal na vida, a de se realizar totalmente em sua profissão. Ela prometeu, para sua sofrida e falecida mãe que não deixaria homem nenhum mandar em sua vida, jamais abrir mão de sua felicidade por um homem e muito menos deixar seu emprego por vontade alheia.
Ela vive com a prima, Cris, órfã de ambos os pais, que foi criada praticamente como sua irmã desde a infância. Joana tem um "lance casual" com um homem, que até chega a pedi-la em casamento quando é contratado para trabalhar em outro país e lhe abre o coração ao dizer que não quer perdê-la. Mas Joana realmente não quer compromisso e nega o pedido, certa de que está fazendo a melhor escolha. Porém, anos depois, enquanto todos, até mesmo sua "prima-irmã", parecem seguir suas vidas amorosas e felizes assim, ela começa a questionar suas escolha.


11 - Aquário: "Unicórnios e Vísceras" por Glau Kemp:

Nota 5

Eduardo, de peixes, se apaixonou por Camila, de aquário. A relação começou como uma amizade, nos tempos de colégio, mas acabou evoluindo até compartilharem a dura vida de estudantes universitários dividindo a moradia. Mais do que isso, apaixonados, eles tem muitos planos para viverem jutos no futuro. 
Eduardo não mais falava com seus pais, já que ambos eram contra o romance do filho com Camila. Já a garota, estava em situação ainda pior, pois não possuía mais nenhum de seus pais vivos. Eles praticamente viviam um para o outro e para estudar, mas alguma coisa muito errada acaba acontecendo no meio do percurso.

12 - Peixes: "Dois Iguais Se Completam" por Laritza Oliveira:

Nota 5

A protagonista, Laura, é de peixes e está por anos presa a um amor não correspondido. O rapaz é ciente de seu interesse e, de certa forma, vem alimentando suas esperanças, mas nada entre eles parece evoluir.
Até que um dia ele toma a iniciativa e decide marcar um encontro com ela. Ela se produz toda e chega ao ponto de encontro, senta-se em uma mesa, espera, espera, espera.... Nesse ponto lhe manda uma mensagem que chegou, mas ele apenas visualiza. Chateada pelo bolo, ela está praticamente perdendo todas as esperanças quando o destino lhe sorri e esse "fora" pode se transformar no melhor encontro de sua vida.




Comentários