Livro: "Mais Amor, Por Favor" organizado por Lilian Vaccaro (Parte 1)

Título: Mais Amor, Por Favor
Organizadora: Lilian Vaccaro
Prefácio: Samanta Holtz
Autores: Aline Cabral, Ana Bittencourt, Ana Carolina Dias, C. B. Kaihatsu, Décio Gomes, Eliana Portella, Evelyn Santana, Giovanna Vaccaro, Glau Kemp, Isie Fernandes, Kate Willians, Lare Barbosa, Lilian Vaccaro, Monaliza Nunes, Nayara Yanne, Renan Merlin, Susana Silva e Well B. Almeida


Editora: Coerência
Ano de publicação: 2017
ISBN: 978.85.92572.36-5
Gênero: Romance

Informações adicionais:
Número de páginas: 380
Tipo de diagramação: abres de conto com uma página dedicada ao autor, com uma foto e envolta um arabesco decorado, sua biografia e alguns links de acesso em suas redes sociais (apenas dois não possuem os links), na página seguinte, o título é com uma fonte trabalhada e um desenho ao fundo
Cor das páginas: amareladas
Fonte: agradável padrão, serifada, tamanho padrão


Sinopse:
19 contos de amor, 19 escritores. Prefácio da autora de romances Samantha Holtz. Contos dos autores: Ana Bittencourt; Eliana Portella (autora de "Terra do Sol"); Well Almeida; Kate Willians (autora de "Distopia", "A Fada Madrinha", "Hunter" e "Debaixo das Minhas Asas"); Evelyn Santana (autora de "Doce Amargo"); Daya Alves (autora de "Estarei Aqui"); Aline Cabral (autora de "Acima do Salto Agulha"); Décio Gomes (autor de "Equilibrium"); Nayara Yanne; Lilian Vaccaro; Ana Carolina Dias; Lare Barbosa (autora de "Portas Erradas, Amores Certos"); Isie Fernandes (autora de "Simplesmente Dan" e "Asas de Vidro - Elos"); Susana Silva; C. B. Kaihatsu; Renan Merlin (autor de "Não Tão Primos"); Monalisa Nunes (autora de "Com Todo Amor do Mundo"); Giovanna Vaccaro (autora de "Procura-se" e "E Se..."); Glau Kemp (autora de "Sangria").

Nota:

Este é um livro de contos sobre "as diferentes formas do amor" lançado em 2017 pela editora Coerência. Ele conta com a participação de vários autores nacionais independentes, alguns iniciantes e outros já com obras lançadas posteriormente por alguma editora.

Como já vem tornando costume em livros de contos de autores diversos resenhados aqui, vou dividir a postagem em dois dias para que possa falar um pouco mais sobre cada conto sem parecer cansativo.

Na primeira parte, falo um pouco sobre a diagramação e as informações gerais sobre a obra, o prefácio e mais 9 contos. A segundo, é destinada a falar sobre os demais dez contos que encerram a obra e algumas informações finais sobre as minhas considerações gerais do livro.


Diagramação:

Já li outros livros da editora, porem esse é o primeiro que se trata de uma antologia de contos diversos, então estava bem curiosa para saber qual foi o cuidado aplicado a ele.

A disposição da capa é muito interessante, chama a atenção por conta das fontes aplicadas ao título, sua disposição e o fundo que lembra um papel de parede. Além disso, ela possui orelhas laterais, a primeira com o nome dos autores e a da contra capa com informações sobre a organizadora.

Há uma página para o sumário, porém ela não contém a numeração de onde cada conto começa, apenas o nome do autor e do conto escrito.

Como abre, o livro ainda traz um prefácio escrito pela autora nacional Samanta Holtz, organizadora de muitas coletâneas e que soube dar um encanto a mais o apresentar o tema.

Tanto ela, quanto cada um dos autores, tem uma página com sua foto e seu nome. Porém, no caso dos autores, segue-se uma biografia curta sobre cada um deles e alguns links para suas redes sociais. Salvo engano, apenas dois autores não possuem links para nenhuma rede social, enquanto as informações de outros variam entre Twitter, Instangran, Facebook, Wattpad, entre outros.


Resenha:

Prefácio por Samanta Holtz:

O livro começa com um abre muito fofinho sobre o "amor" escrito por Samanta Holtz. Ela explica, entre outras coisas, que o amor não é algo lógico ou de fácil compreensão, mas que cada um dos contos vai tratar de alguma forma sobre o tema.

1 - "Para Dizer Que Te Amo" por Evelyn Santana:

Nota 5

Laura e Matthew se conheceram em um situação triste de suas vidas. Ambos haviam tomado um fora de seus respectivos pares e estavam em um bar para encher a cara e afogar as mágoas. Ela já estava mais "pra lá do que pra cá", "chamando Jesus de Genésio" ou "chamando cachorro de rua de melhor amigo" por assim dizer. O fato é que daí nasce uma forte e improvável amizade e dela um grande amor. Porém o destino é mesmo um ser sem humor às vezes, sabe? E mesmo os momentos marcantes podem ser esquecidos rapidamente.

2 - "Atrás do Batom Vermelho" por Lare Barbosa:

Nota 5

Lucky, apesar do nome, não era uma pessoa muito sortida. Órfã de pais e sem ter para onde ir, aos 16 anos entrou para a prostituição como meio de sobreviver. Porém, ela nunca perdeu as esperanças de algum dia, de alguma forma, conseguir cursar uma faculdade. Aos 18 anos ela atende Joseph, rapaz que vem atrás de um programa, mas acabou se afeiçoado a moça de uma forma na qual não esperava. Embora ela não creia em sua capacidade, ele está disposto a fazê-la se aceitar, se valorizar e entender que há um lugar para ela fora dali.

3 - "Quem Disse?" por Kate Willians:

Nota 3

Curioso que nessa trama há uma Ana e uma Alice, mas eu não gostei de nenhuma delas. Maria Alice é uma adolescente que trabalha ganhando pouco em uma livraria, mas estranhamente possuiu um apartamento comprado por ela mesma e sustenta o primo de quebra, que, aliás, é seu ex, mas mora junto. A garota tem pensamentos irritantes, é mau humorada e dramática (de modo chato, não um dramático cômico) excessivamente. Ela é um poço de ciúmes da amiga loira (aliás, nem soa como amiga mesmo) e em pensamentos a diminuiu e objetifica. Neste dia, no trabalho, ela acaba tendo um acidente que a leva a conhecer alguém e mudar os rumos de sua vida. Eu achei forçado, o mau humor da protagonista é demais, não é uma trama com nenhum pé na veracidade (além da pouca idade e tendo um apartamento, os personagens parecem não se importar com cheiro de fumaça em determinada cena).

4 - "Para Sempre" por Ana Bittencourt:

Nota 4

Um conto sobre "amor bandido" e "entre bandidos". Mackenzie passou por um momento complicado após Trevor Reed, o homem que ela amava, ter armado para que ela fosse pega pela polícia e fosse a julgamento. Ela se safou da acusação, mas prometeu a si mesma que se vingaria no futuro e a hora é agora. Ela tem um comparsa e está tudo armado para que Trevor seja pego pela polícia, mas no último instante ela ainda não tem certeza de que quer vê-lo preso.

5 - "Ainda Amo Você" por Isie Fernandes:

Nota 3

Conturbado e cheio de reviravoltas. A protagonista, Christina, é apaixonada por um cara mais velho (o estranho é que primeiro ele é pai, ela sabe, mas páginas depois ele está noivo e ela se debulha em lágrimas. Hein???), mesmo sendo menor de idade e romantiza isso (medo). Porém, ela acaba fazendo amizade com "o galinha da escola" (que é filho de beata de igreja) e rola uma história toda conturbada. Não que ache que toda trama tem que terminar bem, gosto das que vão na contramão, mas achei essa aqui muito cheia de problemáticas e me peguei deixando ela de lado várias vezes...

6 - "Bem-me-quer, Mal-me-quer" por Well B. Almeida:

Nota 4

Antes de mais nada há um erro no rodapé desta trama aqui, os hifens de "mal-me-quer" sumiram e a palavra ficou toda junta. Achei bacana a ideia de uma trama com reencarnação, no entanto ficou tudo muito corrido. Eu achei que a morte do que matou os outros dois ficou muito estranha, e a resolução na outra vida foi rápida demais, merecia ter algumas páginas a mais para dar uma fluidez maior na trama e deixar as coisas um pouco menos atropeladas.

7 - "Duas Almas" por C. B. Kaihatsu:

Nota 5

Um conto bem curto sobre um amor a primeira vista e recíproco, mas cujos envolvidos não se abrem ao fato de cara. São necessários vários momentos e situações distantes para que eles se permitam estarem juntos, descobrir que esse sentimento é mútuo e aceitar essa chance de amar.

8 - "O Amor Dói" por Lilian Vaccaro:

Nota 4

Conto sobre o amor em família e suas variáveis de amor dentro dela. Confesso que me incomodou a quantidade de palavras repetidas nas mesmas frases e que me pareceu o conto mais fraco até agora, mesmo ele sendo escrito pela organizadora (aliás, acho que isso faz sentido, já que se preocupando com os prazos e avaliações dos outros contos, certamente ela teve muito pouco tempo para preparar o seu próprio conto). Acho que a trama ficou um tanto quanto superficial, já que ela gira em torno de uma doença terrível e da morte de um ente querido. Uma família muito rica terá uma festa em homenagem ao patriarca, mas sua esposa e noras descobrem que a saúde dele não vai nada bem e que seus dias estão contatos.

9 - "Onde Menos Se Espera" por Nayara Yanne:

Nota 5

Gostei do ar de época do conto, mesmo que as atitudes das protagonistas sejam mais parecidos com o de nosso tempo do que com a época em que ela se passa. Clarisse está prometida em casamento, mas junto com sua amiga, Ariel, não deixará uma festa se quer passar. A ideia era simplesmente se divertir antes do casamento, mas ela acaba caindo de amores por um rapaz em um baile de máscaras e toda a certeza de que estava tomando o caminho certo em sua vida desaba. Agora, ela quer encontrar o rapaz, mesmo que isso complique as coisas para si.


Leia também:

  • Livro: "Mais Amor, Por Favor" organizado por Lilian Vaccaro (Parte 1)
  • Livro: "Mais Amor, Por Favor" organizado por Lilian Vaccaro (Parte 2)


Comentários