Livro: "O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", de Ransom Riggs

Livro: "O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares"
Título original: "Miss Peregrine's: home for peculiar children"
Autor: Ransom Riggs
Editora no Brasil: LeYa
ISBN: 978-85-8044-267-0
Páginas: 336




Informações adicionais:

* Tradutores: Edmundo Barreiro e Márcia Blasques
* Ficção inglesa
* Fonte Sabon MT e páginas levemente amareladas
* Abre de capítulos em folhas mais escuras
* Recheado de fotografias antigas, autênticas e peculiares.




Sinopse:

"Tudo está à espera para ser descoberto em 'O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares', um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas."







Avaliação:






Resenha:

"Encontre a Ave. Na fenda. Do outro lado do túmulo do homem velho. Três de setembro de 1940. Emerson... a carta. Conte a eles o que aconteceu, Yakob."

Jacob cresceu ouvindo as histórias fantásticas do vovô Portman... Sobre como ele se separara de sua família em plena Segunda Guerra Mundial; sobre como fora acolhido num lar para crianças numa pequena ilha no País de Gales e de como aquele lugar era fantástico e mágico; ou sobre deixar esse lar para trás para combater monstros como um soldado. Jake acreditou em todas elas por vários anos, mas à medida que foi crescendo, as convenções o levaram a achar que fossem apenas "contos de fadas", meras criações de um homem que tentava ocultar certos horrores em seu passado.

Mas a morte chocante e as últimas palavras enigmáticas ditas pelo avô fizeram a vida de Jacob - agora com dezesseis anos - virar de ponta cabeça! As pistas deixadas por Abraham Portman acabaram conduzindo seu neto àquela pequena ilha, onde o garoto iniciou uma "caça ao tesouro" em busca de respostas sobre o tempo em que o avô vivera no orfanato.

De início, nada saíra como o planejado. Pra começar, não haviam os dias ensolarados e brilhantes que o vovô descrevera; apenas dias cinzentos e chuvosos. E depois, a grande casa que deveria servir como lar para crianças fora reduzida a uma versão mal assombrada, destruída ainda durante a guerra e maltratada pela ação do clima e do tempo.



Então como explicar as correspondências trocadas há cerca de quinze anos, se todos os que haviam morado no orfanato estavam mortos há mais de meio século?

É nesse ponto que a grande aventura de Jacob começa! Durante uma de suas expedições à velha casa, o garoto é surpreendido por vozes; e quando decide segui-las, é transportado para uma época totalmente diferente. É assim que ele acaba por conhecer Emma, Millard, Olive, Horace e outras crianças ditas "peculiares", e também a Srta. Peregrine. E aos poucos, também passa a compreender melhor o vovô Portman.

Desse ponto em diante, temos muitas descobertas e reviravoltas interessantes. Na opinião desta apreciadora de fantasia, a leitura é super recomendada! ( Até porque a história continua em outros dois livros, e você fica ansioso pra descobrir o que vem depois.)

Além disso o livro é repleto de fotografias antigas, que ajudam a ilustrar muito bem as personagens que nos são apresentadas. Achei todas super interessantes, e algumas até meio sinistras (confesso!). E bem... De acordo com a explicação nas últimas páginas, são todas fotos autênticas e sem alterações ( com exceção de algumas que sofreram um leve tratamento), o que acaba fazendo você se perguntar: como algumas delas foram possíveis?

Talvez eu nunca descubra, mas elas casam perfeitamente com a história e deixam tudo ainda mais encantador. Então, se ainda não teve a oportunidade, mergulhe de cabeça e venha conhecer o Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares!







Comentários