Título: Contos do Dia a Dia
Autora: Zibia Gasparetto, pelos amigos espirituais
Editora: Editora Vida & Consciência
Ano de publicação: 2012 (2ª impressão)
ISBN: 978.85.7722.230-8
Gênero: Romance espírita
Informações adicionais:
Número de páginas: 200
Tipo de diagramação: bem elaborada
Cor das páginas: com desenhos de renda ao fundo
Fonte: agradável para a leitura e tamanho satisfatório, nos abres dos contos a fonte está em tom magenta e alguns detalhes aparecem na mesma cor
Capa: capa dura, fosca (com o nome da autora auto relevo durado ), sem orelhas*
* a obra possui outras versões de impressão, com capa normal e orelhas
Sinopse:
Em Contos do Dia a Dia, Zibia reúne histórias que, como afirma a própria autora, "me fizeram lembrar os momentos bons em que tive provas da grandeza da vida e da eternidade do espírito". Eles foram psicografados durante reuniões no Centro de Desenvolvimento Espiritual Os Caminheiros, enquanto seu filho, Luiz Gasparetto, recebia os mestres da pintura. A edição é totalmente colorida, com imagens que permeiam o texto e ilustram as narrativas.
Nota:
Diagramação e outras informações sobre a obra física:
Eu perdi a conta de quantas vezes coloquei ele na lista de desejados do skoob e quantas eu retirei, achando que não leria. Mas quando o vi a venda em uma edição de capa dura na banca de revistas por apenas R$ 29,90, não resisti.
E ainda bem, viu? Porque ele é lindo internamente!
As páginas iniciais possuem características próprias. Já as que apresentam os contos, possuem artes arte em rendas ao fundo em todos os contos por todas as páginas. Sim, de todas! Ao todo são 4 artes diferenciadas que são intercaladas, algumas com pérolas nas beiradas, outras com pétalas de rosas e duas onde as rendas são o mote principal - uma onde elas se sobressaem na parte inferior e outra onde os destaques delas estão nas laterais.
E embora o meu seja a edição de capa dura, existe também a edição com capa normal (que possui capa com orelhas e a mesma diagramação interna). Acredito também que exista uma edição econômica, embora não a tenha visto, já que esses dias solicitei um livro da autora por troca no skoob e ele veio na edição econômica (com a metade das páginas e uma diagramação simples). Aliás, as edições econômicas tem a metade das páginas, é bem sacanagem alguém colocá-lo cadastrado como uma edição normal para troca, não? Por favor, não sejam esse tipo de pessoa, não enganem quem quer trocar com vocês. A pessoa quem me enviou não avisou esse "detalhe", ela apenas cadastrou ele como uma edição normal e eu cai feito um patinho (isso de um livro que possui até edição em capa dura, snif).
Como estou encantada com as páginas, vou deixar algumas delas em detalhes para vocês conferirem:
Como o livro anterior da autora que li e resenhei recentemente, este trás a propaganda de outras obras ao final, porém em forma de sinopses (o que eu achei muito bom, pois assim posso já pesquisar os que mais me chamaram a atenção).
No campo das fontes: a letra usada na edição é serifada, mas não é a fonte clássica, é uma fonte levemente rebuscada e muito boa para se ler. Foi optado nessa diagramação um recuo maior das bordas (creio que para dar mais espaço para que pudêssemos conferir o fundo), mas isso deu ainda mais charme a obra.
Há um marcador de páginas rosa choque, daqueles que são uma fitinha e você vai movendo para a página que parou (amei isso) e os títulos dos contos sempre aparecem na parte superior da página direita, enquanto o nome da autora aparece na parte superior da página esquerda. Como TODAS as páginas internas são coloridas, o detalhe dos números de página em rosa (tais como o nome da autora e do conto) dão um charme a mais na obra.
E, por último, mas não menos importante: cada conto tem suas próprias fotos para ilustra-los. Fotos trabalhadas e super bem tiradas que ajudam a nos conectarmos ainda mais com as pessoas de cada um desses contos.
Resenha:
O livro é um apanhado geral de psicografias feitas pela autora ao longo de trinta anos. Fazem parte dele 12 contos curtos, 1 poema e 1 narrativa reflexiva. Fora isso, as páginas finais são destinadas as sinopses de outras obras da autora e o abre inicial fala mais sobre esta obra em si e a carreira de Zibia.
Diferente da maior parte das obras dela esses contos não foram ditados pelo espírito Lucius, mas cada um de seus autores foi nomeado (apenas um não, pois aparece como "um amigo" por talvez não ter fornecido seu nome).
Como de costume, falarei deles em separado, ok?
1 - "O Encontro":
O conto de abertura é "O Encontro" pelo espírito Gilberto Freyre. Irene era apaixonada por Eduardo e acreditava que fosse reciproco. Eles se casaram, mas após a cerimônia ele saiu para pegar uma mala antes da viagem de lua de mel e não voltou. Ela o esperou, mas apenas uma carta chegou para ela no dia seguinte onde ele dizia que não a a amava e pedia para que não a procurasse. Ela sofreu, estava grávida, não sabia o que fazer. Mas, apesar de tudo, mudou de cidade e forçou-se a seguir sua vida. Ela acreditava que tudo estava superado, mas ele a liga e marca de encontrá-la. Apesar da tristeza, ela pode acabar descobrindo que tudo o que passou pode ter sido a melhor coisa de sua vida.
2 - "Ultrapassando Limites":
"Ultrapassando limites" de Marcos Vinícius. Gervásio esta desanimado no emprego. 10 anos na mesma firma e ele só assuste pessoas mais novas de empresa progredindo e ele ficando cada vez mais no mesmo lugar. O dinheiro em casa esta faltando e sua uma de suas filhas decide que não prestará vestibular para poder trabalhar. Ele duvida que uma menina que nunca trabalhou consiga algo em tal momento de crise, embora ela pareça tão confiante.
3- "Encontro Com o Bem":
"Encontro com o bem" por Enio Santos. Osório não estava tendo um bom dia no serviço, o caminho de volta para casa também foi penoso e ao chegar ainda se depara com um tumulto. Sua esposa Lina estava irritada o caçula dos três filhos estava dando um trabalhão. Para piorar, a pia da cozinha esta entupida e ela atrás ou o jantar. Somado ao endiabrado filho é o que basta para o marido se irritar, brigar e sair pra beber. E a esposa não sabe o que fazer com aquela situação e começa a pensar que sua vida poderia ser bem diferente solteira.
4 - "O Encosto":
"O Encosto" de Gustavo Barroso. Um casal de labradores, Ronaldo e Angelica, se casam e arrendamento uma terra para viver. No começo ti do esta na mais perfeita paz, até que a Ronaldo não consegue mais dormir a noite, alegando estar sendo perseguido. Ao procurar o padre, ele diz que almas do outro mundo não tem permissão de atormentar os vivos, mas o problema do lavrador persiste. Mesmo contra sua vontade, a esposa esta decidida a levá-lo ate alguém que poderá ajudá-lo a resolver esse problema.
5 - "Planejando o Futuro":
"Planejando o Futuro" de Geraldo Medeiros. Este, diferente dos outros, é contado em primeira pessoa. Um espírito acredita que sua última encarnação não lhe ajudou em nada para evoluir. Ele passou anos fugindo de outra encarnação, mas agora não haverá volta, ele precisará voltar. Mas ele teme muito essa volta e tentará convencer aos demais de que ele não quer ir novamente a terra.
6 - "O Recesso":
"O Recesso" de Marcos Vinícius. Olavo recebe um bilhete que lhe diz que sua mulher, Norma, o trai com seu amigo, Alberto. Cheio de ódio, ele pega um revolver e decide ir até ambos e tirar-lhes a vida. Mas talvez algo possa fazê-lo mudar de ideia quanto a vingança.
7 - "Conversando com Deus":
"Conversando com Deus" de Paulo Setúbal.Maria era uma pessoa que sempre fazia de tudo pelos outros. Ela sempre obedecia seus chefes e seus pais, auxiliava seus companheiros de trabalho e até se voluntariou para visitas a favela. Porém, sua vida sempre parecia ir de mau a pior e nada que ela fazia parecia reverter isso. Até que a gota d'água acontece...
8 - "Encontro Com o Destino":
"Encontro com o destino" de Acássio Mendes. Ele acreditava que vivia um casamento perfeito, sempre dedicado a esposa e seu filho, fazendo de tudo para progredir no emprego. Mas, aquela que tanto a amava anos atrás começa a se afastar aos poucos dele, até que pede divorcio a Rogério. Desacorçoado, ele quer saber o motivo,mas ela diz apenas que não o ama e que seguirá sua vida.Em uma última tentativa de fazê-la voltar para ele, ele sai do emprego, pega todas as suas economias e lhe manda um bilhete falando que irá embora e que se ela ainda o amar sabe onde encontrá-lo. Mas ela não aparece...no entanto, alguém irá aparecer e isso mudará a forma de ele encarar a vida totalmente.
9 - "A Poesia":
"A Poesia" de Albert Schultz Wasserman. É uma poesia sobre a profundidade da poesia como elemento de nossas vidas.
10 - "A Volta":
"A Volta", não possui nome do espirito que o ditou, aparece apenas "um amigo". mais um conto em primeira pessoa e ele fala sobre as preparações prévias antes da reencarnação. Ele fala do quanto teve que aprender e do como planejou boas coisas em sua vida, de acordo com as possibilidade. Também esclarece que não tem como saber se aquela que estará ao seu lado também fez essas mesmas coisas ou não, isso ele só descobrirá em vida.
11 - "Vantagens do Saber":
"Vantagens do Saber" de Marcos Vinícius. Marcelo desde vem pequeno se mostrou muito inteligente. Curioso e aplicado, com o tempo até mesmo seus pais o consultaram antes de tomar qualquer decisão. Ele dez duas faculdades ao mesmo tempo, mas não foi capaz de decidir em qual das duas carreiras atuar. Seus pais continuavam achando ele muito inteligente e decidem manda-lo para o exterior, afim de que ele encontre seu caminho.
12 - "O Relógio de Ponto":
"O relógio de ponto" de Marcos Vinícius. O relógio se Pinto da firma é a figura mais importante do local de trabalho. É ele quem marca a entrada e a saída, e é as marcações deles que todos recorrem caso haja dúvida. Até que um dia o relógio para o caos se instaura entre os funcionários.
13 - "O Caipira":
"O caipira" de Gustavo Barroso. Zeca vice na roça com sua esposa Zulmira e seus filhos. Todos os dias ele acorda bem cedo para trabalhar em sua terra, comprada de seu antigo patrão. Porém, neste dia uma canseira incomum o toma e logo ele esta dormindo e falando com o antigo dono de suas terras.
14 - "Reflexão":
"Reflexão" de Oswald de Andrade. E para fechar i livro um poema sobre as decisões da vida e sobre os julgamentos pré existentes.
Acabei de comprar esse livro ... parece ser uma edição bem bonita
ResponderExcluirEu o comprei por conta de umas fotos internas do livro que vi no instagram da editora e se encaixa perfeitamente no ditado que diz : NÃO JULGUE O LIVRO PELA CAPA.
ResponderExcluirUm dos piores que já li. As histórias são rasas, não há clímax, retrata situações rotineiras e previsíveis, além de (em algumas) não ter nenhum tipo de lição ou reflexão.
Lindo o livro, porém o conteúdo deixou muito a desejar. É um daqueles que você compra pra enfeitar a estante e só.