Livro: "Agatha Christie - Mistérios dos Anos 40" de Agatha Christie (Parte 3 de 4): "Um Brinde de Cianureto"

Título: Agatha Christie - Mistérios dos Anos 40
 - M ou N?
 - Hora Zero
 - Um Brinde de Cianureto
- A Casa Torta
Título Original: Agatha Christie - 1940s Omnibus
- M or N?
- Towards Zero
- Sparkling Cyanide
- Crooked House

Autora: Agatha Christie
Tradutores: Celina Cavalcante Falck-Cook (M ou N?), Joice Elias Costa (Hora Zero), Carlos André Moreira (Um Brinde de Cianureto) e Débora Landsberg (A Casa Torta)

Editora: L&PM Editores
Ano de publicação: 2014 (2ª edição)
ISBN: 978.85.254.2944-5
Gênero: Investigação, Crime, Romance Policial, Ficção

Informações adicionais:
Número de páginas: 644
Tipo de diagramação: simples, letras com serifas, títulos de capítulos em detalhes simples. Capítulos seguintes começam na mesma página em que o outro termina, salvo espaços muito pequenos.
Cor das páginas: brancas
Fonte: agradável para a leitura e tamanho satisfatório


AVISO:
Antes de começar, deixe-me avisar que essa resenha será parcelada em partes, sendo cada uma delas reservada para falar de uma única estória do livro, ok? Assim podemos comentar mais sobre o que se passa e não fazer uma resenha tão enxuta ao final. Não há prazo para a publicação das demais resenhas, pois vou fazê-las na medida que terminá-las de ler, antes de iniciar a leitura da seguinte.


Um Brinde de Cianureto:


Nota:


Resenha:

A terceira estória deste livro é uma daquelas em que o título sozinho já é super conhecido. Não importa se a pessoa nunca leu Agatha Christie na vida, certamente ela já topou com o livro com este nome em uma biblioteca e ficou tentada a pegá-lo.

"Um brinde de Cianureto" foi traduzido por Carlos André Moreira para essa belíssima edição lançada pela L&PM Editores e trás em si uma peculiaridade: ela possui uma diagramação um tantinho diferenciada, mas falo mais sobre isso no campo específico lá a seguir, ok?

A trama é focada nas irmãs Rosemary e Iris Marle (mas antes que você ache que aí vem um caso de ciumes entre irmãs e que já sabe quem matou quem, sinto lhe informar que você não sabe nada, seu bobinho!) Enquanto Rosemary, a filha mais velha, teve uma educação cuidadosa, andava com roupas caras e estudou nos lugares mais badalados. Iris, a caçula, tem uma vida simples e sempre teve o básico do que sua família lhe podia comprar.

Longe de haver desavenças, Iris admirava a irmã profundamente e embora perceba por si só na trama (tardiamente) que sua irmã sempre foi a portadora das melhores vantagens, sendo a menina rica, e ela era apenas a menina pobre; Iris parecia não se importar. Afinal, Rosemary era o ideal de elegância, sofisticação e requinte que ela conhecia.

Rosemary, aliás, realmente era muito rica, pois herdou uma quantia enorme em dinheiro de um "tio", na verdade um ex pretendente de sua própria mãe (e, juro, que isso aqui me fez acreditar que a trama partiria para outro lado, mas não). Ela casou-se com um homem mais velho depois, mas era dona de sua própria fortuna e de seu próprio nariz. A estrela brilhante e radiante que o marido dava graças a Deus por ter ao seu lado e que agradecia constantemente por ter sido agraciado como o "escolhido" dela (mesmo que suspeitasse que a moça era infiel....o que ela era mesmo).

Iris teve que morar com a irmã após o falecimento de um de seus pais e a doença do outro. Rosemary era a única pessoa próxima que restou a ela. Mas "próxima" é puramente uma força de expressão, já que ela não conhece em nada a vida intima da rica e badalada irmã.

Numa noite, em um restaurante chique, Rosemary, seu marido, sua irmã, a secretaria de seu marido, um amigo da família e um casal (com um influente político e sua esposa) estão comemorando o aniversário de Rosemary quando a moça simplesmente cai morta na mesa após um show. Tudo faz com que a polícia creia que foi suicídio, já que ela havia estado doente recentemente e há um vidrinho de cianureto em sua bolsa.

Porém, um ano depois, seu marido começa a receber cartas que lhe dizem que a esposa não se matou: ela foi deliberadamente assassinada. E, o que é pior, por uma das pessoas que estava a mesa naquela ocasião. Mas quem dentre eles teria motivos para querer Rosemary morta?

Seria sua irmã, tão meiga e devotada? Um de seus amantes (o político ou "amigo da família") que não aguentou a pressão de ser pressionado? A secretária dele próprio, que secretamente nutre uma paixão por ele e grande raiva de Rosemary? Ou a esposa do politico, que após descobrir a traição decidiu livrar-se da fogosa amante?

Todas essas pessoas, que aparentemente pareciam tão inofensivas e amigáveis, agora são prováveis suspeitos e o marido de Rosemary quer a todo custo descobrir quem deles a matou. Porém, será que o assassino se deixará calar assim tão fácil? Ou, quem sabe, para quem, ele não esteja deliberadamente preparando terreno para calá-lo também?

A trama é muito bem construída e a cada nova descoberta você é levado a acreditar que o suspeito só pode ser uma certa pessoa, isso até que outra coisa seja revelada e você acabe por apostar suas fichas em outra pessoa. Um daqueles livros que te fazem lê-lo até a última linha o quanto antes você consiga.


Diagramação:

As páginas são brancas com letras serifadas e segue uma diagramação bem simples, porém eficaz naquilo que se propõe. Uma peculiaridade que ela trouxe é que, diferente das demais, ela é dividida em "partes" (como se fossem tramas diferentes) e essas partes possuem uma página que as separa. A impressão a princípio é que se trate de outra trama, mas logo você percebe que ainda está na mesma e que as coisas estão apenas esquentando.

As capas desta coleção são primorosas, com uma moça com um vestido clássico da década de 40, bem como a cor que estava em moda e o penteado. A capa contém orelhas que fazem propaganda dos demais títulos da coleção (um ainda não lançado inclusive) e a outra faz um resumo sucinto da obra da autora.




Outros links desta obra:
Livro: "Agatha Christie - Mistérios dos Anos 40" de Agatha Christie (Parte 1 de 4): "M ou N?"
Livro: "Agatha Christie - Mistérios dos Anos 40" de Agatha Christie (Parte 2 de 4): "Hora Zero"
Livro: "Agatha Christie - Mistérios dos Anos 40" de Agatha Christie (Parte 3 de 4): "Um Brinde de Cianureto"
- Livro: "Agatha Christie - Mistérios dos Anos 40" de Agatha Christie (Parte 4 de 4): "A Casa Torta" Em breve


Comentários