Ebook: "Helena" de Laplace Cavalcanti

Título: Helena

Autora: Laplace Cavalcanti

ISBN: B010XQ4GQE

Ano: 2015

Editora: a autora não possui, ela publica textos de forma independente

Está participando do Concurso Brasil Em Prosa

Disponível para compra: http://www.amazon.com.br/gp/product/B010XQ4GQE

Informações adicionais:

Número de páginas: 4


Nota:


Resenha:

Encontrei dois contos com o mesmo nome no concurso, ambos chamados apenas de "Helena", sem complementos. Isso foi um ponto que me fez querer ler as duas visões de autores diferentes sobre personagens com o mesmo nome e entender um pouco qual a visão que cada um teve de mulheres com um nome tão forte.

O primeiro que li foi o conto de Laplace Cavalcanti, onde podemos acompanhar a vida de sua Helena da infância a fase adulta. A autora tem uma escrita gostosa, fluida e no qual você nem ao menos se dá conta de que foi virando as páginas até que o conto termine.

Sua Helena é uma garota obediente, do tipo que abre mão de seus próprios sonhos para fazer aquilo que seus pais esperam dela. Começou a fazer isso na infância e aos poucos não conseguia mais parar. É certo que seus sonhos eram deixados de lado e que há tentativas dela de viver aquilo que deseja e se dedicar ao que sonha, mas isso sempre causa um alvoroço entre seus familiares.

Esta Helena, em sua fase adulta, precisa descobrir por si mesma a se libertar das imposições familiares e a buscar sua própria vida, seguir seus sonhos e ser alguém feliz.

O mais interessante da história de "Helena" é saber que existem muitas dela por aí, de diferentes nomes. Mulheres que abrem mão de sua felicidade para não magoar aqueles aos quais elas amam e que quando querem ser felizes realizando seus sonhos acabam recebendo muitas críticas. Uma ótima analise social do autor, mesmo que não intencionalmente.

Momento desculpas adiantada: Laplace eu conheço como um nome feminino (pois conheci uma senhora estrangeira com ele), mas já vou pedir perdão adiantado para se for um autor, ok? Quando os nomes são estrangeiros sempre gera a dúvida e esclareço desde já que não queria ofender, ok?



Comentários

  1. Oi Ana! Que bom que você gostou do conto, fico feliz.
    E sou homem, mas não esquenta com o nome, sei bem como nomes estrangeiros geram dúvidas. kkkkk


    Autor de Helena
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooops....

      Mas, realmente, eu já deixei o pedido de desculpas adiantado porque nomes estrangeiros causam confusão, desculpe de novo!

      Sabe, este não foi o único conto seu que li, eu li outro também e gostei muito (http://tudooqueeuleio.blogspot.com.br/search/label/Laplace%20Cavalcanti), acho que me tornarei uma leitora cativa! :D

      Beijinhos e perdão pela demora para responder, alguns dias sem computador bagunçaram o meu cronograma e até voltar na linha demorou um pouco :(

      Excluir
    2. Sem problemas Ana. :)
      Vou lá conferir o outro conto que você leu.

      Excluir

Postar um comentário