Skoob ajudas: Porque não consigo solicitar um livro desejado?

Olá pessoal, tudo bom?

Eu recebi uma pergunta ontem sobre o funcionamento do Skoob e estava respondendo para a pessoa quando pensei: "acho melhor compartilhar isso com todo mundo, não? Afinal essa dúvida pode ser geral"

A pegunta feita pelo Guilherme Gasparetto na postagem "Skoob (Parte 2) -Plus e Trocas" é a seguinte:

Guilherme Gasparetto31 de janeiro de 2017 10:43
Olá Ana, parabéns pelo blog! Já lhe aconteceu de, no skoob plus, não aparecer livros que estão na sua lista de desejados e que várias pessoas listaram como "troca"? Tentando explicar melhor: vários títulos apresentam vários usuários (em um caso mais de 30) que listaram para troca, mas não aparece em meu perfil de desejados do skoob plus. Qual seria a razão?

Como a resposta leva a várias variantes e a ideia é ajudar vocês a solucionar o problema, vou tentar detalhar cada situação. Se mesmo assim, ainda existir dúvida, é só perguntar de novo, ok? Se eu souber terei prazer em responder, se não souber tentarei achar a resposta e aviso, combinado?

Vamos lá:



Há vários motivos que podem levar um livro a não aparecer no "plus", por mais que há várias pessoas que o marcaram como a intenção de "troca" na página dele. Vou falar de cada um deles e dar sugestões para tentar uma negociação e conseguir a troca, ok? Afinal, acredito que as pessoas não queiram apenas saber o motivo de não aparecer, elas querem poder trocar esses livros de alguma forma, certo?

1) Dos usuários que marcaram a intenção de "troca", nenhum é Plus:


E você pode dizer: "mas Ana, o Guilherme falou trinta livros! Como ninguém desses 30 é Plus?". E eu digo, é, acontece com mais frequência do que você possa imaginar, já peguei livros com mais de 50 intenções de troca e nenhum deles era Plus e fiquei pasma a princípio, mas ainda assim não desisti.

O que posso fazer nesse caso? 

Vai dar um trabalhinho, mas se você quer o livro vai compensar (cloque isso em mente!). Entre na lista de quem troca e veja se algum deles é seu amigo, se achar alguém,pergunte se a pessoa tem mesmo a intenção de trocar e sugira para ela a troca por Plus. Você pode mandar o link aqui do blog mesmo explicando sobre o Plus ou então tentar uma troca livro por livro. Já tentei isso e comigo deu certo, a pessoa virou Plus e hoje tem até mais trocas do que eu :D

Mas e se ninguém for conhecido?
Aí, amigo, é o seguinte. Abra os perfis das pessoas e (eu sugiro ver quais dela tem "ações recentes" de lendo, curtiu, adicionou aos favoritos e afins, assim você terá mais certeza de que o perfil não foi abandonado) mande uma mensagem para essa pessoa perguntando se ela realmente tem interesse pela a troca.

Sugestão da Ana: "Olá, COLOQUE O NOME DO SKOOBER, tudo bem? Eu vi que você colocou o livro "TITULO DO LIVRO AQUI" do(a) autor(a) NOME DO AUTOR para a troca, você realmente deseja trocá-lo? Se sim, já conhece o sistema Plus de trocas?"

Se a resposta for que ela quer trocar e/ou como funciona o Plus, Não deixe a chance passar, é só explicar para ela ou colar o link aqui do site que explica sobre o Plus. E, claro, torcer para ela trocar. E, nesse caso,já fiz tantas trocas assim que perdi a conta, sério. Vocês ficariam surpresos em saber a quantidade de gente que não usa o Plus só por não entender a ferramenta, mas que após verem que é simples, adotam e se apaixonam. Essas pessoas normalmente tem mais dúvidas e fazem muitas perguntas, então ajude-a no que puder. Afinal, quem aqui já sabia usar desde que se cadastrou,não? Eu mesma, não tenho vergonha em falar que não sabia e aprendi a duras penas, mas se me facilitassem ajudando eu teria me tornado Plus a muito mais tempo. E então? Que tal ajudar um Skoober a se tornar Plus hoje, hein? Pode nascer uma boa amizade literária aqui até. :D

2) Há usuários Plus entre os que trocam, mas mesmo assim o livro não aparece:


Aqui há três possibilidades para os livros não estarem aparecendo:

A - O usuário colocou o livro para a troca em algum momento, ele foi solicitado, a troca foi concluída, mas o site ainda não "atualizou" a informação.

Para ter certeza disso,entre no perfil da pessoa, vá na lista de livros que ela possui e tente localizar o livro. Se ela ainda o tem e ele não aparecer mesmo você digitando na busca do Plus (dentro do Plus), há uma grande possibilidade de a troca não ter sido concluída e ela não ter voltado o livro para a troca manualmente (pois, como já explicado nas postagens anteriores, uma vez que o livro é solicitado, o sistema tira ele da troca, concluindo a troca ou não e é necessário voltar manualmente).

O que fazer? Mande uma mensagem para ela avisando (de forma amigável) que você viu o livro para a troca e que se interessa por ele.

Sugestão da Ana: "Olá, COLOQUE O NOME DO SKOOBER, tudo bem? Eu vi que você colocou o livro "TITULO DO LIVRO AQUI" do(a) autor(a) NOME DO AUTOR para a troca pelo Plus, mas eu não estou localizando ele. Você ainda tem esse livro? Ainda deseja trocar? " Se a pessoa responder que "sim" mande outra assim. "Você poderia,por favor, desmarcar a opção troca dele e marcar novamente? É que ele não esta aparecendo para solicitação. Me avise assim que puder fazer isso, por favor". Se mesmo assim, ela fez isso e ainda não aparecer, pergunte se pode solicitar outro livro dela no lugar (a maioria aceita tranquilamente, pois sistema é sistema, e as vezes não vai mesmo).

Mas,e se a pessoa responder não? Então, não guarde mágoas, tenha em mente que ela poderia ter mais de um e já trocou o que queria trocar ou então o site pode não ter desmarcado a opção "tenho". Sendo assim, seja simpático se ela disser que não tem e apenas agradeça, ok? Educação não custa caro e devemos dar aos outros aquilo que esperamos para nós.

B - A estante do usuário esta paralisada:

Se você digitar dentro do "Plus" o nome do livro e ele aparecer para a troca e ao entrar ver a pessoa ali na lista mas ser impossível solicitar, o livro ou a estante dele estão em pausa.

Entre no perfil do usuário e vá em "troco", veja outros títulos dele e busque dentro do Plus. Se tudo que você procura (uns 3 ou 4 é o que eu busco, normalmente) esta na mesma situação, a estante dele deve estar paralisada.

O que fazer? Mande uma mensagem para o usuário e pergunte se ele tem interesse em trocar o livro. Nessa situação, às vezes me aconteceu de a pessoa estar viajando ou sem dinheiro (essa é bem frequente gente, comigo mesmo sempre acontece) e ela paralisou por hora para evitar solicitações. Se ela estiver viajando,peça para que ela te avise ao voltar, assim ela pode tirar do pause e você solicitar ou, então, peça que ela tire ele para você solicitar e avise que não se importa em esperar. Mas, atenção, só diga que não se importa em esperar se for verdade! Eu já esperei 3 meses para uma pessoa voltar de um intercâmbio, mas eu sabia que ela ia levar todo esse tempo. Não adianta querer dizer que "tudo bem" e negativar depois, ok? Não seja esse tipo de pessoa!


C - O livro do usuário estão paralisado:

Se você digitar dentro do "Plus" o nome do livro e ele aparecer para a troca e ao entrar ver a pessoa ali na lista mas é impossível solicitar, como dito antes, o livro ou a estante dele estão em pausa. Para saber qual deles, vamos lá:

Entre no perfil do usuário e vá em "troco", veja outros títulos dele e busque dentro do Plus. Se tudo que você procura (uns 3 ou 4 é o que eu busco, normalmente) somente o que você quer (ou mais algum outro e o que você quer, talvez) não esta aparecendo ainda pode ser que a pessoa deixou em pausa.

O que fazer? Já aconteceu comigo e mandei uma mensagem para a moça. Ela me explicou que ainda não havia lido, mas que costumava trocar todos por falta de espaço físico (só ficando com os que realmente gostava muito). Eu pedi, então, para que se depois de ela ler, se ainda houvesse a intenção de troca, para ela me avisar. Em uma das vezes a moça me avisou antes mesmo de terminar a leitura (estava nos capítulos finais), pediu até para marcarmos um horário pra ela liberar para a troca e liberou e eu pedi. Em outra situação, a moça esqueceu de avisar, mas como eu estava com ela entre meus amigos fiquei de olho e quando ela terminou voltei a consultar com frequência as trocas. No dia em que ela colocou para a troca, eu pedi, e depois ela até lembrou que eu havia pedido e explicou que esqueceu de avisar,mas é que sabia que alguém tinha pedido e não lembrava quem. Em ambos os casos, foi super tranquilo, então, esperar não foi problema.

Mande uma mensagem para o usuário e pergunte se ele tem interesse em trocar o livro. Nessa situação, às vezes me aconteceu de a pessoa estar viajando ou sem dinheiro (essa é bem frequente gente, comigo mesmo sempre acontece) e ela paralisou por hora para evitar solicitações. Se ela estiver viajando,peça para que ela te avise ao voltar, assim ela pode tirar do pause e você solicitar ou, então, peça que ela tire ele para você solicitar e avise que não se importa em esperar. Mas, atenção, só diga que não se importa em esperar se for verdade! Eu já esperei 3 meses para uma pessoa voltar de um intercâmbio, mas eu sabia que ela ia levar todo esse tempo. Não adianta querer dizer que "tudo bem" e negativar depois, ok? Não seja esse tipo de pessoa!



Eu espero ter ajudado vocês com a elucidação deste problema e que as sugestões tenham sido válidas. Mesmo assim, se ainda ficou alguma dúvida é só perguntar. Mesmo que eu não souber responder, juro que darei uma boa pesquisada e compartilharei a informação com vocês. Combinado? Então, vamos as trocas! :D


Comentários