Skoob (Parte 2): Plus - Trocas

Faz um tempo que não posto nada aqui. Não que não tenha lido nada, pelo contrário: li muito esses tempos, mas confesso que estou em falta com as resenhas.

No entanto, hoje vou dar continuidade as explicações sobre o funcionamento do Skoob. Uma coisa que comecei faz um tempinho, mas que não havia continuado até então.

Hoje vou falar um pouco da ferramenta "Plus" que é destinada para a troca de livros.

Tem duvidas sobre seu funcionamento? Então, seja bem vindo a leitura e caso, no final, ainda fique com alguma dúvida, pergunte nos comentários. Pode ser que e consiga ajudá-lo, não é?

O que é o Plus?


Essa é uma das funcionalidades do site Skoob (que já falei a respeito aqui), destinada a troca de livros entre usuários da rede.

Mas, como exatamente essa ferramenta funciona?


É sobre isso que vou falar aqui e destrinchá-la pouco a pouco:

A cada livro que você enviar para outro usuário, você ganhará um ponto em troca e com esse ponto, você pode solicitar um livro que queira de qualquer outra pessoa que seja Plus. Não precisa pedir necessariamente da pessoa que te enviou, pois o ponto funciona como um "vale" a ser trocado.

Azuis e Amarelos, qual a diferença?


Você começa como Plus Amarelo e todas as pessoas que possuem esta cor são iniciantes na ferramenta Plus como você. Não importa se o perfil da pessoa tem anos, se ela não fizer envio de livros, ela continuará amarela pela vida toda.

Para virar Azul, você precisa enviar livros. E, após o envio de dois livros, você se torna Plus azul. O que, na pratica, quer dizer que você já esta mais familiarizado com o sistema de trocas.

Mas a diferença é só essa? Não tem nenhuma vantagem em ser Azul?


Na verdade, há vantagem sim em ser Azul.

As pessoas que são Plus Amarelo podem comprar apenas um ponto extra (por $ 29,90 via pagseguro) para solicitar um livro de sua escolha para qualquer usuário do Plus. E, sim, 29,90 é um preço alto, então parece não compensar, certo?

É aí que esta uma das vantagens em ser Azul, já que eles pagam apenas R$ 9,90 por crédito extra de troca. Um precinho bem mais bacana, não acham? E podem comprar até 3 créditos de troca por mês (o que dá R$ 29,70 e ainda acaba sendo mais barato que um único crédito dos Amarelos).

Além disso, os Amarelos podem comprar apenas um crédito enquanto forem desta cor. Já os Azuis, podem comprar até 3 créditos por mês. A possibilidade de compra volta a ser disponível aos Azuis a cada virada de mês.

E, claro, pessoas com o Azul acabam aparecendo no topo das listas de quem possui os livros para a troca, o que aumenta a visibilidade e a possibilidade de que te solicitem aquele livro que você comprou e não gostou e para que você ganhe seu ponto com a troca e possa pedir outro que queira de graça.

Mas, como saber se alguém é confiável antes de solicitar um livro?


Cada vez que você envia ou recebe um livro, a pessoa que recebeu/enviou e você qualificam um ao outro.

É obrigatório qualificar? Não? Mas deve ser feito? Sim! Por que? Porque isso ajuda aos outros usuários e irá te ajudar no futuro também. Afinal, se a pessoa não cumprir o prazo ou te mandar algo diferente do que ela ofertou é aqui que você poderá alertar aos demais (ou ser alertado).

Além disso, o sistema possibilita que você veja os perfis das pessoas antes de solicitar um livro. Então, se alguém costuma bancar o espertinho e oferecer livro surrado como novo é aqui que você descobrirá. E, claro, poderá solicitar o livro para uma outra pessoa que o pareça mais confiável.

Mais isso é 100%? Não, não é. Pois estamos falando de pessoas e pessoas são imprevisíveis. Eu mesma conheço pessoas que não negativam as outras por temerem serem negativadas, ainda mais se elas agiram corretamente e vão ganhar essa negativação só de vingança do larápio.

Mas, e então? Que que eu faço da vida? Calma, nem tudo está perdido. Pois as qualificações aparecem e na frente delas esta a foto/nome da pessoa que a fez. Ou seja, há também a possibilidade de ver quem enviou/recebeu desta pessoa e se houver alguém conhecido seu na lista, você pode ir no perfil da pessoa e mandar uma mensagem privativa perguntando como foi a troca, se deu tudo certinho mesmo e se ela te indica o "fulano". Dá um pouco mais de trabalho? Dá, mas uma pessoa precavida vale por duas, não é?


Mas, Ana do Céu eu cliquei na aba Plus e tô perdida! Me ajuda, pelo amor! Tem passo à passo?


Calma, não se desespere. Parece mesmo um montão de informação para se absorver, mas vou fazer sim um passo à passo para que você adquira a confiança e tenha onde recorrer, ok? Não se desespere!


Como coloco meus livros para troca?


Talvez esse seja um erro do sistema, mas para se colocar um livro seu para troca não se entra na aba Plus. Para isso, você deve ir na sua estante, localizar o livro e apertar no botão "+" que aparece na capa. Isso abre o menu flutuante e você deve marcar "Troco" (quinta imagem após a capa, estrelas e opção de leitura) e no menu localizar a parte "Editar para a troca" (última opção da parte escrita do menu).

Em "Editar para a troca" há a opção de descrever a situação do livro e também para enviar uma imagem dele. Lembrando que os livros com descrição e imagem são mais facilmente solicitados para a troca do que os que não tem informação nenhuma.

Além disso, não custa nada descrever a situação de seu livro, aqui vai uma lista para de situações para auxiliá-lo na hora da descrição:
- novo
- usado
- com dedicatória
- com grifos em lápis/caneta
- com rasuras (quer dizer anotações) em lápis/caneta
- páginas onduladas
- lombada/capa apresenta marca
- lido apenas uma vez
- adquirido por sebo
- adquirido por troca
- com folhas soltas
- edição econômica
- edição de capa dura
- edição com orelhas nas capa
- carimbo de cortesia
- livro com orelhas nas páginas (quando a marcas de dobrado)
- levemente amarelado
- muito amarelado
- com manchas / com manchas na página "tal"
Entre outras.

Lembre-se que: você quer que os outros sejam honestos contigo, então seja honesto com os demais. Quanto mais informação você colocar, mais a pessoa estará preparada para o que irá receber. Se você anuncia o livro como novo, deve enviar um livro novo. Não há nada mais desagradável do que ser enganado e o que não querermos que façam com a gente não devemos fazer aos outros.

Também é nessa parte em que você marcará a quantidade de créditos de troca que quer por ele. As opções são 1 ou 2 créditos. Eu, particularmente, sempre coloco 1 crédito. Só uma vez coloquei 2 créditos, na ocasião, era um exemplar que troquei e era raro e me custou mais de 80 reais, e nem ao menos li (pois estava plastificado, ainda para provar e vinha com capa dura). Mas a quantidade de créditos que se pede é muito particular. Lembrando, que a há sempre outras pessoas que podem estar com o livro para a troca por um crédito e o que você pedir dois pode encalhar.

Marquei os que quero trocar, agora, como entro na aba Plus?

Há dois caminhos.

O primeiro é clicar no menu "Explorar" (no topo, após o campo de busca) e escolher a opção "Plus - Trocas" (que é a sexta).

O segundo caminho é: em qualquer estante sua, clique na última aba Plus/Trocas (a última, que aparece pintada em azul, independente de você ser Plus Azul ou Amarelo).

Menu do Plus, passo a passo:


Do lado esquerdo aparece um menu chamado "Solicitações" com todas as opções de uso dentro do Plus e aos quais vou destrinchar uma a uma.

  • Enviadas: 

Aqui aparecem as solicitações que você fizer de livros para outras pessoas (explico como fazê-las daqui a pouco); também é onde você vai entrar para ver se a pessoa aceitou sua solicitação e o código de rastreio do seu pacote via correio (para acompanhar a entrega).
É neste mesmo local onde você vai entrar para marcar como "recebido"quando o livro chegar e qualificará a pessoa quanto a qualidade do livro que você recebeu, se ela cumpriu certinho com o acordado, se embalou bonitinho, se enviou no prazo e afins.
Se após 3 dias que você solicitou o livro a pessoa não se manifestar de forma alguma (não aceitar ou negar a sua solicitação), um botão para cancelar aparece e você pode desistir da troca (sem perder seus pontos, pois ele retornará para você) e solicitar para outra pessoa.
Normalmente, se acontece isso comigo, eu mando um recado antes de cancelar, pois acho que a pessoa pode não ter visto ainda, mas se ela não responder nem mesmo assim, eu cancelo. Mas isso vai de cada um, ok?

  • Recebidas: 

(Praticamente o inverso do anterior)
Quando alguém solicitar um livro de você, ou seja, se alguém pedir um livro seu, é aqui que essa solicitação aparecerá. Ou seja, é aqui que vai entrar para aceitar (ou não) fazer a troca com a pessoa por um ponto plus (ou dois, depende o quanto você pediu anteriormente pela troca).
Se você "Cancelar", é claro que não recebe o crédito, e, em tese, não precisa se explicar, mas eu também sempre tento entrar em contato antes de cancelar e explicar o motivo (por exemplo: se eu não acho o livro ao revirara casa toda e suspeito que minha irmã ou mãe pegou).
Desde que eu faço trocas pelo sistema, só uma vez aconteceu comigo de eu quase cancelar. É que o livro que me pediram simplesmente sumiu! Olhei a casa toda e (até hoje) não consegui achá-lo. Eu conversei com a solicitante e falei a verdade, ela entendeu e acabou por solicitar outro livro meu no lugar, então não acabou rolando o cancelamento. Por isso digo, conversem.
Mas, mesmo assim, tenho um cancelamento: um rapaz que me pediu uma revista e pediu depois para que eu cancelasse, porque ele não queria mais. Cancelei, e o bonito foi lá e pediu de novo e pediu para cancelar mais uma vez. cancelei, mas tirei ela da troca, antes que acabasse brigando. Infelizmente isso ficou na minha qualificação, mas acontece. Às vezes a pessoa pede no impulso, então não acredito que foi por maldade (mas que da segunda vez deu raiva, ah deu, rsrs).
Voltando ao que interessa....
Ao "aceitar" uma troca você tem um prazo de 5 dias para postar o livro/gibi no correio e colocar o código de rastreio. Eu, particularmente, coloco no mesmo dia, mas se colocarei no seguinte mando um mensagem para a pessoa avisando antes. Afinal, pensa comigo, se quando nós solicitamos ficamos na expectativa de chegar o mais rápido possível, porque não fazemos o mesmo pelos outros, não é? Mais uma vez digo, converse com a pessoa sobre quando vai poder enviar, não custa nada.
O endereço da pessoa fica visível para você assim que aceitar, (se não aceitar, você não verá onde ela mora, o que é muito justo!) Mas, antes de enviar, sempre mando uma mensagem para perguntar a pessoa se ela ainda mora ali, pois já aconteceu do rapaz mudar e não alterar.
Além do endereço, aparece um campo para você digitar o código de rastreio do envio.
Importante: Quem envia o livro é quem paga! E, quando for você quem solicitar o livro, vai recebê-lo de graça. Então não é preciso passar a conta pra ninguém, o que torna mais seguro ainda. E, a propósito, se alguém lhe cobrar, cancele a troca. O Plus não permite isso e se quiserem te passar a perna, não aceite. Nunca aconteceu comigo, mas já ouvi sobre casos. O que posso dizer é que eu cancelaria e ainda avisaria no "Fale Conosco", mas isso vai de cada um...
Aliás, vamos abrir um espacinho aqui e falar sobre modalidades de envio! Qual é a mais em conta e como consigo um código de rastreio sem pagar muito.
Eu sempre uso o registro módico/impresso nacional, que é a modalidade mais barata de envio e que possui código de rastreio como se fosse Pac ou Sedex, porém é destinada APENAS para o envio de livros, quadrinhos, jornais e outras formas de cultura. Não se pode enviar giz de cera, por exemplo, o que já me relataram que um espertinho mandava em uma agência.
Mas como eles vão saber? Simples, essa modalidade funciona de uma forma peculiar. Você deve levar o livro no envelope preenchido, enrolado e plástico bolha, mas aberto! Sim, aberto. Alguns correios ainda pedem para que você passe uma fita na lateral e deixe a lombada do livro a mostra, que é uma outra forma de eles confirmarem que é um livro.
No começo, os caixas realmente viam o que eu colocava no envelope e depois me pediam para ir ao balcão colar. Com o tempo, eles praticamente só passam uma fita e dizem "mais um livro, hein?" brincando. Ou seja, eu criei um vínculo bem legal com o pessoal do correio e eles até estranham quando fico muito tempo sem aparecer.
Outra coisa que eu faço sempre é o seguro da postagem, pois se acontecer de perderem o livro (extravio ou roubo) o correio devolve o valor declarado, mais o envio, e eu compro outro pra pessoa. Nunca aconteceu, mas é melhor prevenir, não é?
O seguro funciona assim, cada 1 real, você paga 0,01 centavo. Então, se você falar que o livro custa 30 reais, você vai pagar 0.30 centavos de seguro.
Normalmente, nos envios, ficam para mim entre 8 e 15 reais no total (já cheguei a pagar 18, naquele livro raro e pesado que comentei antes, sabe?) por ser em registro módico. Se fosse por Pac sairia uns 30 e poucos e Sedex o dobro disso.
Então, não esqueça de pedir para ser registro módico com seguro!

  • Meus Livros: 

Nesta parte aparecem os que você colocou para troca na sua estante de trocas. Se eles aparecem aqui, é porque estão aparecendo para quem procura por este livro como uma possibilidade para que eles solicitem.
Mas, além de olhar, dá para usar essa parte tem mais funções. Por exemplo, se você emprestar um livro, basta entrar aqui e apertar o "pause" que aparece na frente dele. Assim, ele não aparecerá se outras pessoas o procurarem, mas você não perde as informações.
Lembrando que as informações, fotos e tudo mais só dá para colocar lá no menu flutuante mesmo (no qual eu já falei antes, lá na parte de cima).
Outra funcionalidade é para o caso de se você for viajar pode paralisar toda a sua estante de uma vez e voltar a liberá-la assim que retornar.

  • Desejados: 

Aqui aparecem todos os livros que você marcou como "desejado", caso alguém tenha colocado para troca. Entrando aqui, ele vai mostrar as capinhas ao lado (direito) e um botão azul depois de cada uma chamado "Verificar". Se você clicar nesse botão azul, ele mostra todas as pessoas que tem o livro no momento, quanto elas pedem (crédito) por ele, se tem foto, informações e afins.
Já aconteceu de eu ver pessoas que não colocam informações ou fotos, mas sempre clicava na imagem da pessoa e puxava papo pelo perfil dela, perguntando sobre o livro. A maioria (graças ao bom Deus), sempre foram muito solícitos, mas acontece com uma boa frequência de a pessoa não responder.
Você pode também digitar o nome do livro na aba em cima (não aquela de "cimão", a de cima dessas capinhas) e apertar no botão "Buscar Livro", porque desta forma você buscará livros que estão para a troca, mas não colocou na estante de desejados. Ou até livros que você colocou, mas estão com outras capas.

  • Sugestões: 

Confesso que nunca usei essa opção...
Mas ela, em tese, te dá sugestões de livros similares aos que você leu. Deve ser interessante para se usar quando se tem crédito sobrando e não sabe como usá-lo, mas isso não me aconteceu ainda.
Lembrando que cada livro que você envia você ganha um crédito em troca :D

  • Livros recentes:

Outro local que não usei ainda, mas que pode dar boas sugestões de leitura.
Aqui, o que aparece são os livros que acabaram de ser colocados para a troca. Ou seja, sempre que alguém atualiza sua própria estante de trocas trocas e é usuário do Plus, ele aparece aqui.

  • Minha reputação: 

Neste local ficará as qualificações que você recebeu ao enviar/receber os livros. Além de um gráfico de quantas solicitações, desistências, pedidos aguardando autorização e aguardando envio.
Para quem ainda não fez trocas não aparece muita coisa, só sua foto e seus dados. Mas, na medida que você vai trocando, aparecem as qualificações que você recebeu enviando e recebendo livros.
As pessoas podem consultar sua qualificação, quando elas buscas os livros, há a opção de ver a qualificação do usuário, e você verá essas recomendações que ele recebeu.

  • Meu endereço:

É onde você coloca seu endereço e poderá atualizá-lo (em caso de mudança). Geralmente ele já esta preenchido por quem participa dos sorteios, mas nunca é demais dar um pulinho aqui e ver se esta tudo certo antes de solicitar algum livro.
Vale lembrar que: apenas quem aceitar sua solicitação e as editoras (caso você participe de sorteio e ganhe um livro) tem acesso a ver seu endereço. Quem não aceita suas solicitações ou qualquer editora da qual você não ganhou livro em sorteio não terá acesso ao seu endereço.
Outra coisa, se você não atualizar o seu endereço e o livro for mandado para o lugar errado cabe a você ligar no correio e pedir que guardem lá para retirada. Se o livro voltar para quem enviou, aí sim, ele pode querer cobrar de ti para reenviar, pois foi um erro seu.

Como funciona: 

Ele responde algumas perguntas sobre o plus, mas qualquer coisa pode me perguntar tb, pq eu fiquei meio perdida lendo ele no começo (confesso!)

Créditos disponíveis: 

Aqui aparece a quantidade de créditos você tem.
A cada livro que você envia e a pessoa recebe, você ganha o crédito solicitado (1 ou 2). Ele só aparece após a pessoa confirmar o recebimento. Caso ela receba, mas por algum motivo não confirme o recebimento (por falta de tempo, talvez, acontece... Embora eu sempre corra lá liberar o crédito quando recebo, não convém julgar, né?) o site libera o crédito depois de 3 dias da data em que o código consta como entregue. Assim, mesmo que esquecerem, você não fica demãos abanado.
Já vi pessoas reclamando disso, desse prazo de 3 dias, mas penso assim: se o livro não corresponder com o anunciado, são nesses três dias que a pessoa tem como conversar com quem envio e mandá-lo de volta para reaver seu crédito.
Os créditos que você comprar também vão aparecem aqui.
E, importante, independente de você trocar livro, gibi ou revista, eles valem a mesma coisa. Então aparecem aqui também, de qualquer forma.

  • Precisa de mais créditos?

Aqui é onde você compra créditos.
Se você for Plus Amarelo só pode comprar 1 e ele custará R$ 29,90 (como já comentado anteriormente).
Após enviar 2 livros (e a pessoa marca recebido), você passa a ser Plus Azul e pode comprar créditos por R$9,90. A quantidade que você poderá comprar por mês irá depender desta seguinte regrinha:

  1. Poderá comprar 1 (um) crédito o usuário que enviou 2 (dois) livros a 1(um) crédito cada, para outros 2 (dois) usuários com perfil PLUS.
  2. Poderá comprar 2 (dois) créditos o usuário que enviou 5 (cinco) ou mais livros a 1(um) crédito cada, para outros 5 (cinco) ou mais usuários com perfil PLUS.
  3. Poderá comprar 3 (três) créditos o usuário que enviou 10 (dez) ou mais livros a 1(um) crédito cada, para outros 10 (dez) ou mais usuários com perfil PLUS.

As compras são via PagSeguro e são por cartão de crédito ou boleto. Cartão de crédito cai uns 15 ou 20 minutos depois de você comprar (na maioria das vezes para Visa ou Master); já no boleto leva até 3 dias uteis (é o tempo de compensação do banco).
Na prática, se você já enviou 2 livros pode comprar mais 1 crédito todo mês, se você já enviou 5 livros pode comprar 2 créditos por mês, e se você já enviou 10 livros pode comprar até 3 créditos por mês. Você não precisa mandar essa quantidade de livros todo mês e nem precisa comprar os 3 créditos (se já enviou 10), ele conta seus envios gerais e a compra é você quem decide da quantidade que quer. Outra coisa, apenas livros enviados por 1 crédito contam, então os que você enviar por 2 créditos serão descartados na hora de somar para liberar a possibilidade de compra.

  • Como deixar de ser plus?

E campo é para cancelar o Plus. Ele não apaga seu perfil no Skoob, mas todos os livros que você tem para a troca não vão aparecem mais para quem procura via Plus e se você tiver créditos e não usou, eles somem.

Comentários

  1. Olá Ana, parabéns pelo blog! Já lhe aconteceu de, no skoob plus, não aparecer livros que estão na sua lista de desejados e que várias pessoas listaram como "troca"? Tentando explicar melhor: vários títulos apresentam vários usuários (em um caso mais de 30) que listaram para troca, mas não aparece em meu perfil de desejados do skoob plus. Qual seria a razão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, tudo bom?
      Fico muito agradecida por ter gostado do blog, tento fazer ele com o máximo de carinho para ajudar,mesmo que suma as vezes :D
      A sua pergunta é bem interessante e tem vários motivos para não aparecerem, então eu fiz uma postagem hoje (o link é esse http://tudooqueeuleio.blogspot.com.br/2017/02/skoob-ajudas-porque-nao-consigo.html) explicando os motivos de isso acontecer e o que pode ser feito pra contornar a situação. Se ainda assim, ficar alguma dúvida, pode perguntar de novo, tá?

      Aliás, não pude deixar de notar seu sobrenome e não resisti a perguntar: você é parente da escritora Zibia Gasparetto?

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Explicação muito detalhada e completa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana. Eu enviei um livro para uma garota pelo Plus trocas, uma semana depois constava no site dos correios que o livro ia ser devolvido ao remetente pois o endereço de entrega estava incorreto. Tentei entrar em contato com a menina várias vezes porém ela nunca me respondeu e nem fez questão de acompanhar a encomenda pelo site dos correios. Gastei dinheiro fazendo o envio e o livro ainda voltou. Nesse caso eu ganho o crédito pelo livro ou não? Por favor tire minha dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente você não ganha o ponto, mas seu livro voltará para você. Isso aconteceu comigo uma única vez, muito tempo após esse post, mas depois voltei a colocar o livro para troca e outra pessoa pediu. É triste que infelizmente ainda há uma ou outra pessoa que não leve o sistema de troca a sério, mas te garanto que são muito poucos. Pois tenho mais de 100 trocas e me aconteceu uma única vez. Acho que nesses casos falta poder avaliar quem faz isso negativamente, ajudaria muito os outros usuários a não solicitar ou aceitar trocas de pessoas assim.

      Excluir

Postar um comentário