Ebook: "O Caso do Detetive Morto" por Cirilo S. Lemos

Título: Sherlock Holmes - O Caso do Detetive Morto

Autor: Cirilo S. Lemos

ASIN: B00D7L62YW

Ano: 2013

Editora: Draco

Disponível para compra: https://www.amazon.com.br/product/dp/B00D7L62YW

Informações adicionais:

Número de páginas: 26



Sinopse:
Conto policial de Cirilo S. Lemos, autor de O Alienado, baseado na obra de Sir Arthur Conan Doyle. Auguste Dupin, um dos maiores detetives do mundo, está morto. Entre os presentes para o funeral e a leitura do testamento estão o médico Joseph Bell, seu discípulo A.C. Doyle e a misteriosa Ligeia. O que a princípio parecia um simples caso de morte natural começa a se revelar parte de um mistério mais sombrio. Quem poderia querer a morte de Dupin? E que coração denunciador é aquele que parece trovejar pela casa?

Nota:

Resenha:

Particularmente acho que esse conto de Cirilo S. Lemos não deveria levar "Sherlock Holmes" em seu título, já que traz o professor Bells e Doyle como personagens da trama toda, que é narrado em primeira pessoa pelo autor de Sherlock, apenas.

Após a morte do (também fictício) detetive francês Auguste Dupin, Bells vai até a França para a leitura do testamento do amigo e leva Doyle a tira colo. A ideia é fazer deles um tipo de "Holmes e Watson", mas não colou para mim, já que Doyle parece apenas um menino impressionado e bobo, além de a maior parte do mistério nunca ser revelada de fato e dar isso como "desculpa" para Doyle perder a amizade com seu antigo professor (praticamente por"diferenças criativas" é o que a trama dá a entender) e escrever os contos de Sherlock e John.

Além de deixar muitas pontas soltas, a trama não leva em consideração que Doyle só começou a investigar o ocultismo, de fato, nos aos finais de sua vida. Ele não levou isso para a vida toda e uma simples pesquisa sobre o autor iria revelar isso rapidamente, já que Doyler foi deverás cético pela maior parte de sua vida.

Na tama, Bells consegue provar que Dupn não morreu de causas naturais, como atestou seu médico, mas foi assassinado deliberadamente.

Particularmente foi um dos contos que menos me agradou na coleção, sabe? Mas pode ser que funcione muito bem como leitura para vocês e eu que seja apenas chata mesmo ;D

Comentários