Livro: "Mais Amor, Por Favor" organizado por Lilian Vaccaro (Parte 2)

Título: Mais Amor, Por Favor
Organizadora: Lilian Vaccaro
Prefácio: Samanta Holtz
Autores: Aline Cabral, Ana Bittencourt, Ana Carolina Dias, C. B. Kaihatsu, Décio Gomes, Eliana Portella, Evelyn Santana, Giovanna Vaccaro, Glau Kemp, Isie Fernandes, Kate Willians, Lare Barbosa, Lilian Vaccaro, Monaliza Nunes, Nayara Yanne, Renan Merlin, Susana Silva e Well B. Almeida


Editora: Coerência
Ano de publicação: 2017
ISBN: 978.85.92572.36-5
Gênero: Romance

Informações adicionais:
Número de páginas: 380
Tipo de diagramação: abres de conto com uma página dedicada ao autor, com uma foto e envolta um arabesco decorado, sua biografia e alguns links de acesso em suas redes sociais (apenas dois não possuem os links), na página seguinte, o título é com uma fonte trabalhada e um desenho ao fundo
Cor das páginas: amareladas
Fonte: agradável padrão, serifada, tamanho padrão


Sinopse:
19 contos de amor, 19 escritores. Prefácio da autora de romances Samantha Holtz. Contos dos autores: Ana Bittencourt; Eliana Portella (autora de "Terra do Sol"); Well Almeida; Kate Willians (autora de "Distopia", "A Fada Madrinha", "Hunter" e "Debaixo das Minhas Asas"); Evelyn Santana (autora de "Doce Amargo"); Daya Alves (autora de "Estarei Aqui"); Aline Cabral (autora de "Acima do Salto Agulha"); Décio Gomes (autor de "Equilibrium"); Nayara Yanne; Lilian Vaccaro; Ana Carolina Dias; Lare Barbosa (autora de "Portas Erradas, Amores Certos"); Isie Fernandes (autora de "Simplesmente Dan" e "Asas de Vidro - Elos"); Susana Silva; C. B. Kaihatsu; Renan Merlin (autor de "Não Tão Primos"); Monalisa Nunes (autora de "Com Todo Amor do Mundo"); Giovanna Vaccaro (autora de "Procura-se" e "E Se..."); Glau Kemp (autora de "Sangria").

Nota:

Este é um livro de contos sobre "as diferentes formas do amor" lançado em 2017 pela editora Coerência. Ele conta com a participação de vários autores nacionais independentes, alguns iniciantes e outros já com obras lançadas posteriormente por alguma editora.

Como já vem tornando costume em livros de contos de autores diversos resenhados aqui, vou dividir a postagem em dois dias para que possa falar um pouco mais sobre cada conto sem parecer cansativo.

Na primeira parte, falo um pouco sobre a diagramação e as informações gerais sobre a obra, o prefácio e mais 9 contos. A segundo, é destinada a falar sobre os demais dez contos que encerram a obra e algumas informações finais sobre as minhas considerações gerais do livro.


Resenha:

10 - "A Morada da Memória" por Décio Gomes:

Nota 5

Diferente da maioria dos contos da coletânea que se apoiaram no "começo do amor", na "juventude" e na "descoberta", este aqui trata do outro ponto da corda. Confesso que fiquei tocada com a situação da protagonista e que embora tenha achado o final bonito e até chorei, pois o autor soube trazer a beleza e leveza até com esse final.

11 - "Nosso Amor de Ontem" por Eliana Portella:

Nota 4

A ideia de um casal que se dá tão bem e com laços afetivos tão grandes mesmo com uma diferença de idade assim é ambos sendo adultos e de carreiras sólidas é muito bacana, mas confesso que fiquei desconfortável lendo tanta cena de sexo, não é puritanismo não, mas os contos vinham numa vibe de que amor é mais que pegação e estava tão gostosinho de ler até em fila de banco, sabe? Nesse conto há descrições mais quentes e detalhadas sobre sexo, então eu confesso que não tinha coragem de levar para ler por aí quando cheguei nele. Aliás, creio que seria um bom conto para se fechar o livro, para ser mais sincera. Apesar de tudo, a trama trata sobre uma mulher, já viúva, que redescobre o amor com um rapaz bem mais novo que ela e, tirando a pegação, é uma trama até bem fofa, pois mostra que realmente pode existir amor mesmo com essa barreira da idade.

12 - "Antes do Sim" por Aline Cabral:

Nota 5

O dia do casamento de Bianca está chegando, mas ao invés de se sentir feliz e esperançosa, ela pensa que talvez esteja comendo um erro. Não que ela não ame o rapaz, mas enquanto ela vive a vida normal, Eduardo é quase uma celebridade e isso a causa medo. Ainda mais com tanta gente pontuando que ela "não é o tipo dele". Aliás, deixe-me fazer um adendo aqui, a personagem chega a comparar o rapaz com o "Superman", mas eu confesso que vi muito de Batman e Catwoman nesse casal.

13 - "Viver Num Circo" por Susana Silva:

Nota 5

Embora seja bem curtinha, narra a vida de um garoto que perdeu os país e acaba sendo vendido pelo namorado de sua tia. Triste é saber que isso pode ser a realidade de muitas crianças.

14 - "Sinônimo de Amar" por Daya Alves:

Nota 5

Bruna acabou se apaixonando pelo garoto mais esquisito e despreocupado da turma. Quando, após um ano desse amor platônico, ele a nota e lhe pede o caderno emprestado, ela sente ser a chance de conseguir fazer amizade com ele. A trama trata de dois assuntos muito sérios: drogas e gravidez na adolescência. A forma como a autora conseguiu passar tudo para o papel e fazer a transição de Bruna aos poucos é bem trabalhada, é maravilhosa.

15 - "Pela Janela de Um Trem" por Monaliza Nunes:

Nota 4

A autora desse conto é bem nova, apenas 15 anos, então é compreensível os errinhos de pontuação, a repetição de palavras, a mesma ideia falada duas vezes com palavras diferentes e alguns erros pontuais de concordância. Ainda assim, a trama é interessante e trata de um tema forte: o inicio do Holocausto. Um garoto judeu conhece uma garotinha judia, mesmo que ela aparente ser um ariana, é pobre e tem um futuro incerto. Deu uma tristeza imaginar o como tudo aconteceu após descobrirmos onde foi seu fim. Creio que a autora ainda possa evoluir muito em sua escrita e aprofundar ainda mais os sentimentos de seus personagens com o tempo, mas já nesta pouca idade demonstra estar no caminho certo.

16 - "Diário de Patt" por Renan Merlin:

Nota 5

Patrick está voltando para sua cidade de ônibus e se pega em pensamentos que fazem um resumo de suas experiências de vida. Meditando desde sua adolescência complicada, passando por uma reviravolta de atitude na faculdade e sobre as surpresas que permeiam os acontecimentos da noite anterior.

17 - "Destino" por Glau Kemp:

Nota 5

Eu já li muita coisa da autora, mas tudo era voltado para o horror e terror, então ler um conto de amor (com uma pitadinha de que algo da errado em alguns momentos) foi bem interessante. A autora se mostrou bem versátil e soube se sair muito bem, mesmo "em outra praia". O conto gira em torno de um livro raro, lançado anos atrás e com uma tiragem diminuta, que com o tempo foi diminuindo ainda mais (como bem lembrava meu professor na faculdade "uma informação é eterna enquanto alguém ainda a possuir"). Uma autora de blog acaba comprando em um sebo uma das únicas cópias e surpreende-se com a qualidade, mas é o que lhe acontece depois que marcará sua vida por um bom tempo, já que sua cópia acaba sendo acidentalmente trocada pela de outra pessoa.

18 - "A Garota dos Meus Senhos" por Giovanna Vaccaro:

Nota 4

Shawn constantemente sonha com a mesma garota em situações de perigo, ele não a conhece de verdade, mas em seus sonhos sente uma enorme necessidade de salvá-la. Mesmo se tratando apenas de um sonho, ele leia-se preocupado com ela é se culpa por nunca conseguir tirá-la do sufoco. Até que ele a vê no reflexo de seu espelho a coisa toda se complica.

19 - "O Garoto da Foto de Skate" por Ana Carolina Dias:

Nota 5

A filha do governador fez um "perfil fake" na internet e acabou fazendo amizade com um rapaz. Eles nunca se viram e não sabem seus verdadeiros nomes, mas entre eles nunca falta uma boa conversa. Ela se muda justamente para a cidade do rapaz, para cursar faculdade, e acaba tendo como meta descobrir quem é ele, tendo em posse o pouco de informação sobre ele que conseguiu ao longo da conversa de 2 anos dele.


De uma forma geral, o livro é maravilhoso, bem trabalhado e com contos muito bons. Tanto é possível ler na sequência, quanto de forma aleatória, já que cada um deles fala de uma situação, trama e de personagens próprios. Tanto a ideia da obra quanto a execução foram muito felizes. Mas, claro, se tratando  de pessoas tão distintas há alguns errinhos de digitação e pontuação perdidos, mas não é nada que comprometa a leitura. Também há certa diferença entre a qualidade dos contos, mas me pareceu uma coletânea muito bem escolhida e bem homogênea. Vale a pena até como presente para aquele seu amor viciado em livros, sabe?


Leia também:


Comentários